Casa HP6 / AHL architects

Casa HP6 / AHL architects - Mais Imagens+ 42

  • C&S: Vũ Văn Cường
  • Supervisor: Phí Đình Cường
  • Construção: B-up Construction; Phạm Công Sáu (Gialong); Lưu Huy (Vietbeton)
  • Função: Casa
  • Inspiração: espaços abertos e privacidade
  • Arquitetos Responsáveis: Hưng Đào, Phí Đình Cường
Mais informaçõesMenos informações
© HoangLe Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casas urbanas comumente enfrentam desafios que envolvem, especialmente, permeabilidade visual, afetando a privacidade dos moradores. Adequações no projeto levam a aberturas com persianas ou janelas que não abrem, elementos que servem para auxiliar na privacidade dos moradores.

Diagrama - Segundo Vazio

Uma casa, portanto, necessita de uma solução que maximize a privacidade de seu dono, sem comprometer sua permeabilidade visual e a espacial. 

© HoangLe Photography

A casa é quase geminada, uma vez que a distância até seu vizinho é de 3 metros, o que faz com que as janelas das duas casas se abram uma para a outra, resultando em uma 'abertura morta' - uma janela que não funcional que permanece com a cortina fechada para resguardar a intimidade do morador. Essa configuração resulta em uma casa com aberturas somente em dois lados, olhando para trás e para frente. 

© HoangLe Photography

A solução aplicada no projeto teve base em nossas observações. Pensamos que seria necessário criar mais do que dois sentidos de vista. Primeiramente um espaço no centro da casa é retirado e solto do restante do volume, criando um pátio interno para onde se voltam as aberturas dos quartos, provendo luz e ventilação natural, além de privacidade. 

© HoangLe Photography

Em um segundo momento, um segundo vazio é criado para a convecção e ventilação de toda a casa, bem como o fornecimento de luz natural para o sistema de sanitários. Como é comum nos projetos do AHL,para além do estudo da localidade e tamanho das aberturas, está o estudo também da luz nos materiais escolhidos: concreto, aço e madeira. 

© HoangLe Photography

A Casa HP6 não é diferente de seu contexto urbano, porém, traz um diferencial na rotina do morador ao ter cuidado com sua privacidade e bem- estar. 

© HoangLe Photography

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa HP6 / AHL architects" [HP6 House / AHL architects] 07 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893557/casa-hp6-ahl-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.