Cinemax / Terra Arquitectos

Cinemax / Terra Arquitectos - Mesa, Cadeira, Janela, PátioCinemax / Terra Arquitectos - Imagem 3 de 15Cinemax / Terra Arquitectos - VigaCinemax / Terra Arquitectos - Iluminação, CorrimãoCinemax / Terra Arquitectos - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: Terra Arquitectos; Terra Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1405
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alberto Plácido
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  2tec2, Banema
Cinemax / Terra Arquitectos - Iluminação, Corrimão
© Alberto Plácido

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Penafiel, o Cinemax pretendia uma reabilitação profunda relativamente ao ambiente proporcionado aos seus utilizadores, adicionando ainda um restaurante ao programa.

Cinemax / Terra Arquitectos - Imagem 3 de 15
© Alberto Plácido

O espaço dispõe de três pisos e toma o contacto com a via publica no seu piso mais elevado, um espaço amplo que alberga a bilheteira e o restaurante panorâmico “Sem Reserva”.  O piso intermédio dá corpo ao programa e contém três salas de cinema.  O piso inferior destina-se a um espaço infantil para festas de aniversário tendo como tema focal o mundo da sétima arte.

Cinemax / Terra Arquitectos - Pilar
© Alberto Plácido
Cortes
Cinemax / Terra Arquitectos - Mesa, Cadeira, Viga
© Alberto Plácido

O conceito da intervenção nasce da discussão conjunta com o cliente no que respeita à atmosfera pretendida: um ambiente tão jovem e dinâmico como sóbrio e consensual. Com base neste pressuposto, acrescemos os dois critérios cinematográficos fundamentais;  som e luz: uma insonorização elevada, bem como um tratamento particular no que respeita a iluminação artificial. Surge assim uma composição de caixas de dimensões variadas, onde a combinação de peças se conjuga com um ripado retro iluminado de componente acústica que recria a sequência de “frames” que compõem a pelicula.  

Cinemax / Terra Arquitectos - Mesa, Cadeira, Janela, Pátio
© Alberto Plácido

No que respeita à materialidade da intervenção, por forma a ir de encontro ao orçamento pretendido, optou-se por caixas em MDF (Medium- Density Fibreboard) lacado, sendo o seu interstício marcado por alhetas e ripado em OSB (Oriented Strand Board). Os filmes em exibição promovem a restante animação do espaço.

Cinemax / Terra Arquitectos - Viga
© Alberto Plácido

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Penafiel, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cinemax / Terra Arquitectos" 05 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893536/cinemax-terra-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.