Villa GK / CORE Architects

Villa GK / CORE Architects - Imagem 2 de 68Villa GK / CORE Architects - MesaVilla GK / CORE Architects - Imagem 4 de 68Villa GK / CORE Architects - Fachada, JanelaVilla GK / CORE Architects - Mais Imagens+ 63

Vila do Bispo, Portugal
  • Arquitetos: CORE Architects; CORE Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  330
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  EQUITONE, B&B Italia, BRUMA, MARAZZI
Villa GK / CORE Architects - Imagem 2 de 68
© Alexander Bogorodskiy

É situado numa zona calma no planalto da costa Algarvia, com uma maravilhosa vista sobre o oceano, que se situa a Villa GK. Pensado para tirar partido dos benefícios de viver na costa e no bem conhecido clima português, a Villa GK, é um edifício térreo que tem na sua génese uma análise bioclimática e sustentável, lado a lado com um design contemporâneo elegante e sofisticado.

Villa GK / CORE Architects - Fachada, Janela
© Alexander Bogorodskiy

Este edifício de 163,02m2 de implantação é mais compacto a norte e mais aberto e a sul, onde se localiza a zona de convívio. Esta zona de estar fica, portanto, protegida a norte por dois quartos duplos que funcionam como uma barreira térmica posicionada de forma perspicaz. Para além disso, esta disposição possibilita que um dos quartos se torne independente trazendo flexibilidade de usos no futuro.

Villa GK / CORE Architects - Mesa
© Alexander Bogorodskiy
Planta
Villa GK / CORE Architects - Janela
© Alexander Bogorodskiy

Da análise preliminar também foi possível trabalhar com a luz solar e o vento para otimizar a climatização passiva e luz natural graças aos amplos envidraçados que oferecem esta zona de convívio o enquadramento da paisagem que é de cortar a respiração, com a piscina, o jardim e o oceano que as vezes se confunde com o céu.

Villa GK / CORE Architects - Costa
© Alexander Bogorodskiy

Por outro lado, as estratégias de sombreamento, também elas sabiamente posicionadas, não só controlam a insolação como também garantem a privacidade dos quartos, dando, em última instância, uma interessante individualidade ao edifício. No exterior é ainda possível subir umas escadas metálicas até à cobertura e alcançar uma perspectiva superior da paisagem.

Villa GK / CORE Architects - Mesa, Cadeira, Porta, Janela
© Alexander Bogorodskiy

A técnica de construção é uma importante característica, tem em vista o controlo dos ganhos e perdas de energia. As paredes são feitas em tijolo térmico “Tabicesa” a par com isolamento térmico de alto desempenho (pelo exterior) e janelas em vidro triplo. Os rebocos são em taipa resultando numa boa qualidade do ar interior.

Villa GK / CORE Architects - Fachada
© Alexander Bogorodskiy
Villa GK / CORE Architects - Imagem 36 de 68
© Alexander Bogorodskiy

Foram também utilizadas fontes de energia renováveis nesta forma de pensar a arquitetura, onde o aquecimento e arrefecimento dão-se graças à bomba movida a energia geotérmica e também é utilizado um sistema de reutilização de águas limpas. Todos estes diálogos entre a vida rural e o design contemporâneo proporcionam a uma atmosfera inegavelmente prazerosa a este tão pacífico retiro.

Villa GK / CORE Architects - Corrimão
© Alexander Bogorodskiy

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Villa GK / CORE Architects" 03 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893493/villa-gk-core-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.