Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Reforma MR 53 / BLOCO Arquitetos

Reforma MR 53 / BLOCO Arquitetos

© Joana França © Joana França © Joana França © Joana França + 23

Brasília, Brasil
  • Arquitetos: BLOCO Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 350.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2016
  • Fotógrafo Fotografias: Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: ALKHA, Cerâmica Atlas, Florence, Interpam, Leopardi Esperante, Lumini, Persoluce, Portinari, Prime Armários, Rhodopas
  • Engenharia

    GRID Engenharia
  • Engenheiro Responsável

    Fernando Pauro
  • Clientes

    Luís Gustavo e Camila
Mais informações Menos informações
© Joana França
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto arquitetônico 53 do Arquiteto carioca Milton Ramos foi finalizado em 27 de dezembro de 1972 e a construção concluída em meados de 1974. Milton foi importante colaborador do Arquiteto Oscar Niemeyer, sendo o arquiteto responsável pelo desenvolvimento do projeto do Itamaraty e do Teatro Nacional em Brasília.

© Joana França
© Joana França
Planta
Planta
© Joana França
© Joana França

Durante 40 anos esta residência no Lago Sul permaneceu com a mesma família, mas isso não evitou alterações que distorceram a intenção inicial do autor. O espelho d’água frontal foi aterrado, um gradil de ferro foi colocado no vestíbulo externo da casa impedindo o morador ou visitante de ter acesso direto à porta frontal e todo o interior da casa – antes em concreto aparente – foi rebocado e pintado de branco. Outras pequenas alterações de janelas, aberturas de porta e revestimentos foram feitas, mas as modificações citadas anteriormente foram as que mais alteraram o projeto original.

© Joana França
© Joana França
© Joana França
© Joana França

Nossa intervenção procurou adaptar o projeto às necessidades do novo morador e recuperar atributos importantes do projeto original: livre circulação entre espaços, uso extensivo do concreto aparente e uso da água. Estas características são comuns a outros projetos públicos do arquiteto Milton Ramos e foram muito bem adaptados à escala residencial neste projeto em Brasília.

© Joana França
© Joana França

Neste projeto recuperamos o piso original de madeira em tábuas corridas de 25cm em ipê, retiramos todo o reboco e pintura para expor o concreto aparente nas áreas sociais e circulações internas, recuperamos o grande espelho d’água frontal que tinha sido aterrado em reformas anteriores, retiramos o gradil da porta de entrada desobstruindo o acesso como previsto no projeto original, dividimos o grande banheiro social em dois banheiros menores transformando dois quartos em duas suítes, aumentamos a área do lavabo e criamos uma circulação direta entre a sala de jantar e a cozinha. Todas essas intervenções adaptaram a casa às necessidades dos clientes e recuperaram as principais características originais do projeto.

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Reforma MR 53 / BLOCO Arquitetos" 02 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893491/mr-53-bloco-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.