O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Chile
  5. Felipe Assadi Arquitectos
  6. 2018
  7. Casa H / Felipe Assadi Arquitectos

Casa H / Felipe Assadi Arquitectos

  • 21:00 - 1 Maio, 2018
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Casa H / Felipe Assadi Arquitectos
Casa H / Felipe Assadi Arquitectos, © Fernando Alda
© Fernando Alda

© Fernando Alda © Fernando Alda © Fernando Alda © Fernando Alda + 19

© Fernando Alda
© Fernando Alda

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa H é uma estrutura de concreto armado composta por uma sucessão de vigas longitudinais e transversais que trabalham entre si para gerar em conjunto uma peça única. Preferimos como sempre, habitar uma estrutura em vez de estruturar uma habitação. Desse modo, não pensamos na factibilidade técnica de um projeto, mas que ele seja a própria resolução do requerimento. Ou seja, antes de ser uma casa, o projeto é sua própria estrutura. Dessa forma, parte-se desde cima para baixo, de duas vigas longitudinais principais orientadas de norte a sul, com 41 metros de largura e 1,40 metros de altura, que sustentam a cobertura. 

© Fernando Alda
© Fernando Alda
Localização
Localização
© Fernando Alda
© Fernando Alda
Fachadas
Fachadas
© Fernando Alda
© Fernando Alda

Esse conjunto é apoiado em somente 4 paredes em todo o percurso, criando importantes balanços de 7 metros nos seus extremos. O sistema volta a apoiar-se em outras duas vigas longitudinais de mesma largura, dessa vez, sob a laje do pavimento, descansando toda a carga nessas mesmas 4 paredes que encontram o solo e criam uma base com dormitórios por um lado, e apoiada em um volume transversal leste - oeste, por outro, criando o acesso à casa e projetando a residência para o mar contendo a piscina. Essa última, como um corte variável, constrói um novo balanço de 7 metros em direção à inclinação, reforçando as vistas que a casa propõe para o mar. 

© Fernando Alda
© Fernando Alda
Cortesía de Felipe Assadi Arquitectos
Cortesía de Felipe Assadi Arquitectos

O projeto consta de um nível de acesso no qual estão localizados os recintos comuns, sala de estar, jantar e cozinha em um único espaço, sem divisões ou pilares, além do dormitório principal com seu banheiro. O nível inferior, de acesso exterior, contem uma sala familiar e dormitórios secundários. O grande muro-viga que arma a fachada principal da obra, é também um longo móvel de madeira que percorre toda a casa, servindo aos recintos segundo seu próprio uso. Na conexão entre ambos níveis, lugar onde estão as estruturas transversais com o volume da piscina, cria-se uma circulação vertical, composta por uma escada e uma rampa. Ambas chegam a um pátio que transpassa por baixo a estrutura principal de leste a oeste, reforçando a ideia do projeto, de levitar na inclinação. 

© Fernando Alda
© Fernando Alda

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa H / Felipe Assadi Arquitectos" [Casa H / Felipe Assadi Arquitectos] 01 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893483/casa-h-felipe-assadi-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.