Generali Tower / Zaha Hadid Architects

Generali Tower / Zaha Hadid Architects

© Hufton + Crow © Hufton + Crow © Hufton + Crow © Hufton + Crow + 27

  • Arquitetos: Zaha Hadid Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  147429
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  Hufton + Crow, Luke Hayes
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Bertolotto, Ceramiche Frattini, Coiver Contract, Diesse Electra spa, Dip-Tech, Ermetika, F.lli Zaffaroni srl, Ferlegno, G. Franco Longhi spa, HW Style, Ialc Serramenti srl, Kone, LIUNI, Lafarge Holcim, MBM - Costruzioni in acciaio, Metalsigma, Otis, PERI, Porcelanosa Grupo, Vibrapac
  • Projeto: Zaha Hadid, Patrik Schumacher
  • Zha Diretor De Projeto: Gianluca Racana
  • Zha Arquiteto Associado: Paolo Zilli
  • Zha Arquiteto Do Projeto: Andrea Balducci Caste
  • Zha Equipe De Supervisão Da Obra: Pierandrea Angius, Vincenzo Barilari, Stefano Paiocchi
  • Zha Equipe Projeto: Shahd Abdelmoneim, Santiago F. Achury, Marco Amoroso, Agata Banaszek, Gianluca Barone, Cristina Capanna, Alessandra Catello, Sara Criscenti, Kyle Dunnington, Alexandra Fisher, H. Goswin Rothenthal, Marco Guardincerri, Subharthi Guha, Luciano Letteriello, Carles S. Martinez, Marina Martinez, Mario Mattia, Peter McCarthy, Giuseppe Morando, Massimo Napoleoni, Raquel Ordas, Annarita Papeschi, Massimiliano Piccinini, Matteo Pierotti, Line Rahbek, Martha Read, Arianna Russo, Luis Miguel Samanez, Mattia Santi, Letizia Simoni, Alvin Triestanto, Roberto Vangeli, Fulvio Wirz
  • Zha Equipe Do Concurso: Daniel Baerlecken, Yael Brosilovski, Ana Cajiao, Tiago Correia, Adriano De Gioannis, Yang Jingwen, Simon Kim, Daniel Li, Graham Modlen, Karim Muallem, Judith Reitz
  • Coordenador De Projeto: Planimetro
  • Direção: J and A/Ramboll
  • Estrutura: AKT, Redesco, Holzner and Bertagnolli Engineering + Cap, AIACE – Soc. Ing.
  • Mecânica / Elétrica: Max Fordham + Manens-TIFS, Deerns
  • Acompanhamento E Avaliação: Max Fordham + Manens-TIFS
  • Especificações: Building Counsulting
  • Fachada: ARUP
  • Elevador: Jappsen Ingenieure
  • Segurança Contra Incêndio: GAE Engineering, Mistretta
  • Acústica: Cole Jarman, ENC srl
  • Transporto: Systematica, Sudio Corda, Alpina
  • Construtora: CMB Cooperativa Muratori e Braccianti di Carpi
  • Direção De Projeto: Claudio Guido – In.Pro
  • Supervisão De Obra: Marco Cruciani, Tommaso Salvo, Alfio Musumec
Mais informações Menos informações
© Hufton + Crow
© Hufton + Crow

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Generali Tower é um dos principais elementos do plano diretor do novo distrito CityLife em Milão, um projeto de requalificação do antigo parque de exposições da cidade, o qual encontrava-se abandonado depois que o novo complexo Rho Fiera Milano foi construído em 2005.

CityLife - implantação
CityLife - implantação

Implantada logo acima da nova estação Tre Torri, da Linha 5 do metrô milanês, o CityLife é responsável por devolver uma área de mais de 360.000 m2 para a cidade e seus habitantes, a qual esteve abandonada por mais de dez anos; criando novos espaços cívicos, parques públicos e áreas residenciais, além de distritos comerciais e escritórios corporativos.

© Hufton + Crow
© Hufton + Crow

Depois que estiver completamente concluído, em 2020, o CityLife será a maior  área de uso público inaugurada na cidade desde que o Parco Sempione foi aberto há aproximadamente 130 anos; a qual deverá receber cerca de sete milhões de visitantes, trabalhadores e residentes a cada ano.

CityLife - conexões
CityLife - conexões

O plano diretor da área inclui mais de 1.000 novas unidades residenciais, escritórios com capacidade para mais de 11.000 funcionários, um novo parque de 170 mil metros quadrados além de praças e um jardim de infância.

© Hufton + Crow
© Hufton + Crow

Implantada na confluência de três dos principais eixos urbanos da cidade, os quais se encontram em pleno coração do CityLife, a Generali Tower é um edifício de 170 metros (44 pavimentos) que conecta-se com as praças e o parque públicos ao seu redor; A geometria curvilínea da torre foi definidas pelas forças resultantes geradas a partir de cada um dos três eixos urbanos.

Esboço das intercessões escalonadas
Esboço das intercessões escalonadas

Este movimento de forças criadas a partir dos eixos de acesso do parque são transferidos verticalmente através da torre, realinhando sucessivamente cada um dos pavimentos em uma espécie de torção sobre seu eixo vertical. Além do movimentos de rotação, os pavimentos tornam-se cada vez menores a medida que a torre ganha altura, configurando novas relações espaciais entre cada pavimento.

© Hufton + Crow
© Hufton + Crow

À medida que a torre se impõe em altura sobre o skyline de Milão, ela se orienta  em direção ao eixo sudeste da cidade, apontando para a Igreja de Santa Maria della Grazie, projetada por Bramante e construída durante o século XV.

Pavimentos
Pavimentos

Assim que as obras no interior da torre estiverem concluídas ainda neste verão, a Generali Tower abrigará um total de 3.900 novos funcionários, acompanhando a expansão daquela que está se tornando uma das maiores instituições financeiras do mundo.

© Hufton + Crow
© Hufton + Crow

O projeto da torre foi desenvolvido para atender todos os códigos e padrões internacionais de eficiência energética, respeitando também o rigoroso código de obras de Milão. Sua dupla fachada de vidro e brises proporciona um total controle das condições de conforto ambiental em cada um dos pavimentos, garantindo um excelente desempenho energético, o qual contribuiu para alcançar a certificação LEED Platinum outorgada pelo US Green Building Council.

Conexão da torre com o distrito de compras
Conexão da torre com o distrito de compras

A estrutura perimetral da torre segue a sua geometria inclinada, espelhando o alinhamento da fachada na organização dos seus elementos. Esta estratégia também proporcionou uma maximização das áreas úteis para os escritórios dentro do envelope do edifício.

© Hufton + Crow
© Hufton + Crow
Planta - térreo inferior
Planta - térreo inferior
© Hufton + Crow
© Hufton + Crow

Um elemento integral do redesenvolvimento de uma nobre área em pleno centro de Milão, a Generali Tower nasce da confluência de importantes elementos urbanos da cidade para conectar-se diretamente e profundamente com ela.

© Hufton + Crow
© Hufton + Crow

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Generali Tower / Zaha Hadid Architects" [Generali Tower / Zaha Hadid Architects] 01 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893420/generali-tower-zaha-hadid-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.