O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Residencial
  4. Brasil
  5. Cora Mader
  6. 2016
  7. Apartamento 1303 / Cora Mader

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Apartamento 1303 / Cora Mader

  • 05:00 - 28 Abril, 2018
Apartamento 1303 / Cora Mader
Apartamento 1303 / Cora Mader, © Alessandro Guimarães
© Alessandro Guimarães

© Alessandro Guimarães © Alessandro Guimarães © Alessandro Guimarães © Alessandro Guimarães + 31

© Alessandro Guimarães
© Alessandro Guimarães

Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio deste projeto de reforma era adaptar um apartamento dos anos 70 ao cotidiano de suas proprietárias em um curto espaço de tempo. A arquitetura contou com pequenas intervenções pontuais e de baixo custo que, em conjunto, transformaram o espaço em um ambiente confortável e adequado às novas demandas.

© Alessandro Guimarães
© Alessandro Guimarães

O novo projeto seria utilizado para morar e trabalhar e deveria receber tanto amigos quanto clientes. Assim, a primeira estratégia foi integrar um dos dormitórios originais em planta ao living, privilegiando a área social e ganhando espaço para o home office. Prateleiras foram estruturadas em cremalheiras metálicas, gerando flexibilidade na disposição dos objetos, como livros, equipamentos eletrônicos e plantas.

Plantas - Antes / Depois
Plantas - Antes / Depois

Todo o piso original foi preservado e restaurado. A viga encontrada durante a demolição da parede foi mantida em estado bruto, nos lembrando da planta original, que segregava os ambientes. Um armário em marcenaria foi desenhado para substituir uma das paredes demolidas, e laqueado da mesma cor do apartamento, com o objetivo de aumentar espaço de armazenamento e criar um filtro entre área social e privada. 

© Alessandro Guimarães
© Alessandro Guimarães

No living, uma extensa bancada em cimento queimado exerce as funções de rack e aparador, abrigando sob ela bancos em estrutura metálica e azulejos desenhados pela arquiteta.

© Alessandro Guimarães
© Alessandro Guimarães

Trilhos e spots permitem que o layout, objetos decorativos e quadros se modifiquem com o passar dos anos. A iluminação foi pensada para valorizar o gosto e a ligação das  proprietárias com o universo do design e da arte. Quem chega no apartamento é recebido por uma pintura na parede com ares de arte urbana que integra um quadro em homenagem ao antigo dono e também avô das novas moradoras. É nesse momento que as cores tocam o projeto.

© Alessandro Guimarães
© Alessandro Guimarães

Na cozinha todos os pontos de instalação e a bancada de granito foram mantidos, alterando apenas os antigos revestimentos. O desenho do mobiliário melhorou a sensação espacial sem grandes obras. Acima da bancada, nas prateleiras, os utensílios mais utilizados ficam a mão. Em toda a extensão da parede oposta, um armário alto com portas de correr organizam os eletrodomésticos e o restante dos utensílios de cozinha. 

© Alessandro Guimarães
© Alessandro Guimarães

A cerâmica reveste apenas as áreas de maior uso e a marcenaria foi executada em compensado naval, melamina e vidro aramado. 

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cora Mader
Escritório
Cita: "Apartamento 1303 / Cora Mader" 28 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893169/apartamento-1303-cora-mader> ISSN 0719-8906