Baía Dupla / SAOTA

Baía Dupla / SAOTA - Mais Imagens+ 17

Sydney, Austrália
  • Arquitetos: SAOTA; SAOTA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  670
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adam Letch
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Galata & Taksim, Henge, India-Mahdavi, Kaynemaile, Misses, OKHA, Paola Lenti, Saintluc S.R.L.
  • Arquitetos Associados: Tanner Kibble Denton Architects (TKD)
  • Interiores: ARRCC
  • Paisagismo: Wyer & Co
  • Iluminação: Point of View
  • Construção: Horizon
  • área Do Terreno: 1.097 m²
  • Arquitetos Responsáveis: Philip Olmesdahl, Erin Gibbs, Duke Williams
  • Cidade: Sydney
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Adam Letch

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em uma enseada voltada para o norte no vasto porto natural de Sydney, o terreno faz fronteira com um parque de lazer e um cais público que se projeta para a baía. Esse elemento forma um eixo para o terreno, enquanto uma praia intocada, diretamente em frente ao local, forma outro.

© Adam Letch
Planta - Térreo
© Adam Letch

Da principal elevação do parque, a nova edificação aparece como uma coleção de planos; um jogo com o espaço, a privacidade e os limites. Telas de vela cinza grafite (feitas de “Kaynemaile”, uma cota de malha de policarbonato desenvolvida na Nova Zelândia para os filmes O Senhor dos Anéis) são montadas perto da casa, proporcionando privacidade em relação à rua. Revestimentos de madeira, paredes maciças rebocadas, um beiral revestido de madeira e o brilho exagerado de uma janela saliente que atravessa as telas formam camadas adicionais. Este jogo cria profundidade numa fachada linear e proporciona privacidade ao mesmo tempo que maximiza a luz e as vistas para o parque.

© Adam Letch

Situada nesta fachada, a escada é totalmente envidraçada, mas protegida por ripas de madeira. Este contorno suavemente curvado contrasta com a caixa cristalina circundante e faz a transição entre a entrada formal e os quartos acima.

© Adam Letch

A entrada está a 90 graus em relação à baía, fora do parque. Uma rampa, cercada por água, inclina-se suavemente até a porta da frente com um baixo patamar aumentando a sensação de chegada. Torna-se clara, aqui, a planta em forma de “U” da casa; a entrada é uma conexão entre duas alas, separadas por um jardim interno que, como um porto interno, dá acesso às visuais dos espaços e para além da baía. Vista do pátio, uma enorme parede branca do andar superior parece pesar sobre a leveza envidraçada do térreo, ampliando a vista da baía abaixo dela.

© Adam Letch

A ala da casa voltada para a baía é um espaço aberto. São escadas, e não paredes, que separam a cozinha elevada e a área de jantar familiar dos espaços mais formais. Essas escadas estendem-se do mar em direção ao jardim, formando um eixo que direciona o olhar para a vista e proporciona privacidade em relação à via pública ao lado. O jardim é elevado acima do caminho para oferecer uma privacidade adicional em relação à praia e para dissolver a distinção entre o jardim e a baía. Isto é enfatizado na piscina, cuja orientação e extensão em direção à água também faz uma clara conexão entre os dois.

© Adam Letch

Uma cobertura de madeira conecta o lado da rua com o jardim e a praia. Ela permeia o interior, apresentando-se em momentos ímpares, protegendo e definindo os espaços internos e externos abaixo dela. Vista da água, é uma expressão de leveza, um reflexo do mar e das copas das árvores.

© Adam Letch

Vista da rua e da baía, a outra elevação predominante da casa apresenta uma grande porção envidraçada sob paredes brancas, molduras pretas salientes para as esquadrias e telas. Uma grande árvore Lilly-Pilly foi preservada e enquadra a fachada voltada para a rua.

© Adam Letch

Materiais foram cuidadosamente escolhidos para a casa; o uso de madeira, paredes brancas e piso de travertino refletem o ambiente à beira-mar. O concreto é usado de forma lúdica de tal forma que, assim como as paredes, parece quase macio e texturizado, em contraste com as dobras bem definidas da tela e do alumínio.

© Adam Letch

Os arquitetos do escritório SAOTA exibiram sua assinatura sul-africana neste projeto com suas linhas nítidas, formas leves e a integração com a natureza, fazendo com que a casa realmente pertencesse a este local especial. Um caráter lúdico, a ausência proposital de marcação de limites e a composição leve e em camadas equilibram as necessidades domésticas de uma família jovem e o fator "uau" que esse terreno fenomenal merece. A empresa irmã de SAOTA, o estúdio de interiores ARRCC, desenvolveu uma paleta de decoração refinada para se adequar à casa e complementar as obras de arte do cliente.

© Adam Letch

Como arquitetos associados, a TKD trabalhou em estreita colaboração com o cliente, garantindo que o projeto detalhado da SAOTA fosse entregue e que uma casa dos sonhos fosse realizada. Sua criatividade, perseverança e compromisso com a excelência foi um fator chave para o sucesso. O projeto de iluminação por Point Of View e paisagismo por Wyer & Co., combinado com a dedicação da construtora principal, Horizon, resultou numa casa de qualidade com um nível excepcionalmente alto de acabamento.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Baía Dupla / SAOTA" [Double Bay / SAOTA] 24 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893168/baia-dupla-saota> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.