Casa da Criança Indígena / Tabb Architecture

Casa da Criança Indígena / Tabb Architecture - Mais Imagens+ 18

Vícam, México
  • Arquitetos: Tabb Architecture; Tabb Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artesanos Sonorenses, Cemex, Interceramic, Productores Valle del Yaqui
  • Arquitetos Responsáveis: Bernardo Bieri, Ana Paola Celaya, Daniel Carsolio, Sara Ruiz, Orlando López, Rosalía Almirudis
  • Cidade: Vícam
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Juan Luis Fernández

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao conversar sobre projetos, sempre falamos do impacto e consequentemente das pessoas, dessa forma, os melhores projetos são os empáticos. A Casa da Criança Indígena é uma edificação que funciona como albergue de crianças indígenas, localizada em Vicam, um dos oito povoados Yaqui no centro do deserto de Sonora. A situação é difícil, alguns percorrem dezenas de quilômetros para estudar e serem atendidos aqui, praticamente todos vêm de povoados vizinhos. 

© Juan Luis Fernández

A arquitetura pode enriquecer uma comunidade?

A resposta holística tangível e intangível está na arquitetura saudável, a qual propõem sustentabilidade, enriquecimento ambiental e espiritualidade como raízes; abordando desde o comportamento do ser humano a partir da sua fisiologia, sensação e cognição de um espaço até a identidade gerada através de um processo colaborativo. O projeto foi realizado por meio de 4 eixos:

© Juan Luis Fernández

01. Desenho, Sustentabilidade e Criatividade

Nos termos básicos do projeto, "desenha sustentavelmente e pensa criativamente", são utilizadas as pautas da arquitetura passiva bioclimática. A configuração espacial do acesso permite o fluxo de ar, além de que é desenhado para manter as árvores existentes, o que é pertinente à essência do projeto. A orientação solar ajuda a regular a temperatura interior. Os balanços de junco diminuem a entrada direta do sol e permitem a circulação de ar. As técnicas de massa térmica unidas à identidade regional do edifício permitem a retenção de calor no inverno e proteção solar no verão. 

© Bernardo Bieri
Planta
© Bernardo Bieri

02. Materiais Regionais

O catálogo de materiais foi pensado, curado e desenvolvido para priorizar materiais locais de baixo impacto ambiental, de rápida renovação natural e produzidos localmente. O tijolo foi elaborado a 3km de distância do local, por pessoas com mais de 50 anos de experiência. O junco foi coletado nos rios sazonais do Vale do Yaqui.

© Bernardo Bieri
© Bernardo Bieri

03. Contratar Localmente

A equipe de trabalho inclui membros da comunidade Yaqui. Os materiais e alguns insumos foram elaborados no próprio povoado, por seus habitantes, como as senhoras vizinhas que faziam comida para os trabalhadores durante a obra. Com essas estratégias promove-se um modelo econômico muito mais equitativo, sustentável e saudável para todos. 

© Lucía Arechederra

04. Inclui a Comunidade

A aproximação com os líderes tradicionais, artesãos, anciãos, professores, mães de família, crianças e visitantes, permitiu o entendimento da cosmovisão local e sua interpretação. As 800 telhas com simbolismo Yaqui que conectam os edifícios do conjunto foram pintadas durante a construção pela comunidade, crianças, jovens, pais de família, anciãos que aplicaram visão do povoado com suas próprias mãos na semente das próximas gerações. O grande resultado do projeto não somente é materializado em respostas edificáveis, mas cria a possibilidade de solidificar a estrutura social e identidade da comunidade. 

© Lucía Arechederra

"Temos o mesmo sangue, aqui vivemos, somos a comunidade, somos o que se fala e como se convive" - Ramón, Mestre Yaqui

© Juan Luis Fernández

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vícam, Sonora, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Criança Indígena / Tabb Architecture" [Casa del Niño Indígena / Tabb Architecture] 25 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893156/casa-da-crianca-indigena-tabb-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.