Residência Tunquén / PAARQ Arquitectos

Residência Tunquén / PAARQ Arquitectos - Mais Imagens+ 19

Tunquen, Chile
  • Arquitetos: PAARQ Arquitectos; PAARQ Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  175
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Paula Monroy
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lfalum
  • Construção: PAARQ Arquitectos
  • Cálculo Estrutural: Pablo Romero
  • Equipe De Projeto: PAARQ Arquitectos
  • Proprietário: Cristian Venables
  • Arquitetos Autores: Patricio Araya Rodriguez
  • Cidade: Tunquen
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Paula Monroy

Descrição enviada pela equipe de projeto. Sobre a borda costeira emerge a vegetação nativa, os cursos de água e os bosques de eucalipto onde a paisagem... fala, dando lugar a contemplação. Premissas que configuram a residência Tunquén, a 160 km da cidade de Santiago.

© Paula Monroy

Com a necessidade de maximizar as vistas, permitir a maior entrada de luz natural e protegê-la dos efeitos climáticos, propõem-se uma volumetria dividida, assentada no terreno cujo terraço é construído sobre pilotis de concreto emoldurando as vistas dos seus vizinhos, o santuário da natureza e o mar no horizonte. 

Planta Base
© Paula Monroy
Planta - primeiro pavimento

A modulação dessa moradia familiar para quatro integrantes (um casal jovem e duas crianças) conforma o coração do volume, um amplo pé-direito duplo que permite definir os diferentes graus de privacidade. No térreo, os diáfanos e flexíveis espaços comuns, a cozinha, sala de estar e jantar dão lugar ao protagonista, o terraço frontal. 

© Paula Monroy
© Paula Monroy

As áreas privativas estão localizadas no primeiro pavimento, juntamente com o próprio acesso à residência. A conexão entre espaços é atravessada por uma ponte que imediatamente diverge frente a altura dupla, pelo lado esquerdo, a escada com estrutura em balanço e pelo outro a sala de estar e dormitório principal, volume com orientação nordeste que atrai no primeiro plano a vista ao mar. 

© Paula Monroy

Para dar continuidade à paisagem, desde o acesso e de todas suas vistas, a madeira se torna material significativo, tanto como matéria nobre e cálida, como elemento estrutural. Fiel a linha construtiva antes empregada e a configuração dessa, a utilização do revestimento horizontal faz com que a fachada ventilada permita maior isolamento térmico. 

© Paula Monroy

A residência Tunquén sintetiza atos cotidianos da vida familiar e a constante busca pelo o que a paisagem quer nos dizer. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Tunquén / PAARQ Arquitectos" [Casa Tunquen / PAARQ Arquitectos] 24 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893080/residencia-tunquen-paarq-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.