Residência Cidade Jardim / Perkins+Will

Residência Cidade Jardim / Perkins+Will - Mesa, CadeiraResidência Cidade Jardim / Perkins+Will - Cadeira, AidoResidência Cidade Jardim / Perkins+Will - Mesa, Cadeira, JanelaResidência Cidade Jardim / Perkins+Will - FachadaResidência Cidade Jardim / Perkins+Will - Mais Imagens+ 17

Cidade Jardim, Brasil
  • Paisagismo: Gil Fialho
  • Luminotécnica: IX Studio
  • Engenharia: CPA
  • Ar Condicionado: Logitec
  • Elétrica E Hidráulica: Pessoa e Zamaro
  • Segurança: ICTS
  • Áudio, Vídeo E Automação: Fábio Oguri
  • Cidade: Cidade Jardim
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência Cidade Jardim / Perkins+Will - Fachada
© Daniel Ducci

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em São Paulo, a Residência Cidade Jardim foi projetada pela Perkins+Will para oferecer perfeito equilíbrio entre natureza e arquitetura.

Residência Cidade Jardim / Perkins+Will - Mesa, Cadeira
© Daniel Ducci

Construída em um terreno de quase 1200m² com significativa declividade, o projeto usa soluções comumente encontradas em casas de campo para criar um ponto de respiro e calmaria em meio ao caótico cenário urbano.  A conexão entre os dois volumes da casa e o extenso jardim, são os destaques da concepção do design.

Residência Cidade Jardim / Perkins+Will - Imagem 14 de 22
© Daniel Ducci

No térreo, o primeiro volume concentra as áreas comuns como sala de estar, cozinha, churrasqueira, piscina e jardim. Apoiado perpendicularmente no primeiro, o segundo volume abriga as áreas íntimas, como quartos e suítes.

Residência Cidade Jardim / Perkins+Will - Imagem 19 de 22
Planta - Térreo

A fachada do segundo volume é direcionada para o leste de forma a receber a luz do sol pela manhã, vital para o bem-estar e qualidade de vida dos moradores. Caracterizar essa fachada foi uma necessidade primordial. Os painéis em madeira que revestem o volume podem ser completamente abertos – possibilitando a conexão com os elementos naturais do exterior – ou completamente fechados, privilegiando a privacidade.

Residência Cidade Jardim / Perkins+Will - Fachada, Jardim
© Daniel Ducci

A privacidade, por sua vez, foi um ponto principal na organização do programa do térreo. As entradas de carros e convidados ficam no subsolo da casa, diretamente conectado com a rua. O térreo fica a aproximadamente 3 metros do nível da rua como estratégia para diminuir inconveniências como barulho e poluição, ou mesmo a necessidade de grandes muros de segurança, que confinariam o espaço.

Residência Cidade Jardim / Perkins+Will - Escada, Fachada, Corrimão
© Daniel Ducci

Entrando na casa, os visitantes sobem uma escada que os leva à entrada principal no térreo, onde eles encontram não só a área de recepção de convidados, mas também a escada para o pavimento íntimo. A escada, inclusive, é um dos destaques do projeto, combinando estrutura metálica com degraus em madeira, acompanhados de uma parede de cobogós que permitem a entrada da luz natural.

Residência Cidade Jardim / Perkins+Will - Imagem 21 de 22
Corte B-B

O projeto usa materiais como madeira, concreto ripado, massa branca e pedra sabão para criar um ambiente quente e agradável, sem perder o visual sofisticado proposto pelas volumetrias.

Residência Cidade Jardim / Perkins+Will - Prateleira, Escada, Viga, Corrimão
© Daniel Ducci

O paisagismo, projetado por Gil Fialho, apresenta uma vegetação exuberante, com espécies locais, contribuindo diretamente para o principal objetivo: criar uma residência urbana com traços de casa de campo.

Residência Cidade Jardim / Perkins+Will - Mesa, Cadeira, Janela, Bancada
© Daniel Ducci

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Cidade Jardim / Perkins+Will" 22 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892981/residencia-cidade-jardim-perkins-plus-will> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.