Casa JM / Darío Sella arquitecto

Casa JM / Darío Sella arquitecto - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: Darío Sella arquitecto; Darío Sella arquitecto
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  239
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gonzalo Viramonte
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alba, Aluar, FV, Faplac, ferrum
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência se localiza em um novo bairro da cidade de Morteros, situada a Nordeste da província de Córdoba. Trata-se de uma região com topografia plana e que conta com um traçado ortogonal como um tabuleiro de damas. O projeto se implanta em um lote de esquina com 16.30m x 38.75m sobre um dos bulevares principais da cidade e em frente a um edifício educacional com grandes superfícies de espaços verdes.

Planta

A obra pretende ser coerente com a paisagem, enfatizando a horizontalidade da planície e simultaneamente resolver as necessidades do cliente, um jovem advogado solteiro, que precisa de espaços flexíveis e confortáveis para reuniões, além de espaços previstos para futuras ampliações.

A esquina se desmaterializa dando lugar a um espaço de jardim que oferece maior privacidade à entrada e estabelece um setor verte no espaço público, sendo este também o suporte para as vistas da grande janela do escritório para a via principal.

© Gonzalo Viramonte

Sobre a rua lateral se propõe uma fachada introvertida com elementos que entram e saem e diversos materiais, com o objetivo de estabelecer um plano descontínuo oposto às grandes paredes de taipa que só delimitam um pátio. Em termos volumétricos, o projeto se resolve por dois prismas brancos em diferentes níveis. As geometrias puras descansam sobre um embasamento escuro e se interrompem pela verticalidade da chaminé da churrasqueira em concreto aparente e o volume cinza do tanque de água.

O planejamento funcional é compacto, minimizando os espaços de circulação, se apoia sobre o lado sul e se abre ao norte, garantindo as melhores visuais, um bom isolamento e estabelecendo fluidez espacial entre o interior e o pátio através de uma grande galeria.

© Gonzalo Viramonte

Tanto no interior quanto no exterior, priorizou-se a harmonia usando poucos materiais, cores sóbrias e deixando como protagonista a luz natural que se filtra através de janelas localizadas na cobertura, banhando diversas superfícies e fazendo com que os espaços mudem com o passar do dia.

© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa JM / Darío Sella arquitecto" [Casa JM / Darío Sella arquitecto] 21 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892972/casa-jm-dario-sella-arquitecto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.