Uma Caixa Disfarçada / Wahana Architects

Uma Caixa Disfarçada / Wahana Architects

Uma Caixa Disfarçada / Wahana Architects - Mais Imagens+ 26

Jacarta, Indonésia
  • Arquitetos: Wahana Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2009
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mario Wibowo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lutron, AGC, Alexindo, Duravit, IRON WOOD, NERO ASSOLUTO, SERPEGGIANTE, Teak wood
© Mario Wibowo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um bairro residencial na região oeste de Jacarta, o projeto desta residência buscou se esquivar de ser pomposo, pesado ou arrogante. Os arquitetos buscaram entender quais eram as verdadeiras necessidades dos clientes, os quais colaboraram intensamente para que todas as demandas fossem atendidas no projeto.

© Mario Wibowo

Uma casa repleta com o calor de relacionamentos familiares é a essência deste projeto de 1800 m². O principal desafio ao desenhar uma casa espaçosa é conseguir fazer com que os membros da família se sintam próximos e confortáveis. Este é um conceito importante que nós oferecemos como arquitetos. Além disso, outro desafio era implantá-la no terreno sem destoar de seu entorno. Para isso, decidiu-se quebrar o  edifício em pequenos volumes e usar linhas horizontais para quebrar a escala, além do uso de vegetação densa em sua fachada principal para disfarçar os volumes.

Em um terreno de 1500 m² nós construímos três edifícios com 3 pavimentos além do subsolo, com duas salas de estar, sala de jantar,  2 depósitos, 5 dormitórios, 7 banheiros, escritório, sala para as crianças, terraço, piscina, 3 fontes decorativas e 200 m² de jardim vertical e um pequeno lago. 

© Mario Wibowo

Os espaços verdes que cercam a casa podem ser aproveitados também de dentro, graças ao envolucro de vidro que envolve a construção. Os moradores podem saldar as manhãs enquanto aproveitam seu café na mesa de jantar, a qual é propositalmente posicionada fora da sala de jantar. A sala das crianças olha para a piscina e é iluminada pela luz natural que reflete no jardim. 

Fachada B
© Mario Wibowo

Casas grandes não devem fazer com que os membros da família se sintam distantes. Dessa forma, a largura dos três quartos das crianças funciona como um salão para que os irmãos possam se reunir enquanto fazem trabalhos escolares, estudam ou brincam juntos. Esta organização se dá no fim do corredor, de forma que os pais conseguem se comunicar com as crianças, mantendo hábitos importantes como dar boa noite no fim do dia. A área das crianças é marcada por pilares e paredes revestidas de madeira teca e a maçaneta foi intencionalmente removida para reforçar a sensação de uma parede contínua. 

© Mario Wibowo

O projeto de interiores escolheu ajustar a paleta do mobiliário de acordo com o projeto de arquitetura. Cores terrosas como marrom, cinza, bege e preto se alinham com a atmosfera da construção. O desafio de uma casa grande  pode ser abafado pela seleção de cores quentes. Além disso, a madeira utilizada neste projeto era de propriedade do antigo dono e foi submetida a um processo de reciclagem, otimizando o recurso. Apesar de muitos detalhes dos ambientes utilizarem madeira antiga, o resultado é um design contemporâneo. 

© Mario Wibowo

O mobiliário foi dominado por marcas como Naoto Fukasawa, Jean Paul Gautier, Carlo Colombo, Vincent van Duysen, e Poliform, escolhidos pelo cliente em conjunto com o designer. O exterior se mistura com o interior a partir de portas de correr e painéis de vidro.O uso de luz natural e artificial, tanto dentro, quanto fora da casa, cria uma atmosfera harmoniosa que pode ser sentida em todos os espaços.  

© Mario Wibowo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Uma Caixa Disfarçada / Wahana Architects" [A Box in Disguise / Wahana Architects] 21 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892816/uma-caixa-disfarcada-wahana-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.