O Celeiro / [Plup!] Studio Costa Rica

O Celeiro / [Plup!] Studio Costa Rica - Imagem 2 de 16O Celeiro / [Plup!] Studio Costa Rica - Imagem 3 de 16O Celeiro / [Plup!] Studio Costa Rica - Imagem 4 de 16O Celeiro / [Plup!] Studio Costa Rica - Imagem 5 de 16O Celeiro / [Plup!] Studio Costa Rica - Mais Imagens+ 11

  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Extralum, FV, Holcim, METALCO, Plycem
  • Arquiteto Responsável: Carlos A. Bolaños A.
  • Arquitetos Colaboradores: Carlos A. Bolaños A., Daniela M. Chaverri C., Ana Rosa Alan, Andrey Blanco, Cesar Delgado
  • Engenheiros: S3 Ingenieros; Jose A. Murillo.
  • Cidade: Guácima
  • País: Costa Rica
Mais informaçõesMenos informações
O Celeiro / [Plup!] Studio Costa Rica - Imagem 5 de 16
© Roberto d´Ambrosio S.

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em uma área rural nos arredores de San Jose, encontra-se "O Celeiro". Um projeto que foi pensado a partir de uma relação muito honesta com seu contexto tanto natural, quanto construído. O conceito da proposta nasce das estruturas para os celeiros muito comuns na região e que normalmente abrigam estábulos.

O Celeiro / [Plup!] Studio Costa Rica - Imagem 8 de 16
© Roberto d´Ambrosio S.

Uma área relativamente quente durante o ano todo nos motivou a implementar estratégias de condicionamento climático como beirais longos e ventilações cruzadas, próprias da arquitetura tropical. A região, ainda que esteja a 20 km de San Jose, apresenta condições mais próximas à floresta tropical seca.

O Celeiro / [Plup!] Studio Costa Rica - Imagem 13 de 16
Planta

Conceitualmente, o projeto é constituído por pórticos. A repetição destes elementos é o que promove o estar e sua habitabilidade provém do espaço entre elas. Foi dada particular importância ao fato de que essa habitabilidade deveria ter uma relação muito forte com o exterior, uma vez que a casa está projetada para que a fronteira entre interior e exterior se perca ao abri-la.

O Celeiro / [Plup!] Studio Costa Rica - Imagem 10 de 16
© Roberto d´Ambrosio S.

Essa proposta foi pensada a partir de materiais acessíveis e de fácil aquisição, para gerar um projeto eficiente em termos de custo-benefício para os proprietários. A pré-fabricação dos pórticos para sua eventual instalação fez com que o processo construtivo fosse relativamente rápido, representando economias significativas. Além disso, os materiais foram manejados de forma honesta, com mão de obra local e sem revestimentos.

O Celeiro / [Plup!] Studio Costa Rica - Imagem 14 de 16
Corte
O Celeiro / [Plup!] Studio Costa Rica - Imagem 15 de 16
Isométrica

Os vizinhos advertiram que em épocas de chuva a propriedade sofria pequenas acumulações de água que emerge da terra. Por isso se pensou o projeto leve, sobre fundações que, por sua vez, formam o piso, parede e cobertura em uma única peça em forma de pórtico.

O Celeiro / [Plup!] Studio Costa Rica - Imagem 12 de 16
© Roberto d´Ambrosio S.

No entanto, depois disso tudo, o mais importante para nós como arquitetos do projeto não é o projeto como tal, mas a capacidade do mesmo refletir seus proprietários, pessoas de grande coração, simples e honestas. Se o projeto ao final do processo fez com que eles se sentissem identificados, nós como arquitetos tivemos êxito. Mais do que clientes, eles se transformaram em nossos amigos e nos convidaram ao processo de amadurecimento e aproveitamento de seu espaço construído.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Las Vueltas de La Guácima, Província de Alajuela, Guácima, Costa Rica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "O Celeiro / [Plup!] Studio Costa Rica" [El Establo / [Plup!] Studio Costa Rica] 22 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892792/o-celeiro-plup-studio-costa-rica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.