Biblioteca no Tecnológico de Monterrey / Sasaki

© Sasaki

Biblioteca no Tecnológico de Monterrey / Sasaki - Mais Imagens+ 9

  • Arquitetos Paisagistas: Sasaki Associates; Sasaki Associates, GLR Arquitectos, RDLP Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  17000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hettich, Interceramic
© Sasaki

Descrição enviada pela equipe de projeto. Sasaki inicialmente trabalhou no Tecnológico de Monterrey, na cidade de mesmo nome no México, para investigar como transformar o edifício original da biblioteca de 1969 em um centro acadêmico muito mais atrativo e colaborativo. Durante o curso desse estudo, descobriu-se que o edifício necessitava de uma melhora sísmica significativa que, além de ser custosa, limitaria severamente a flexibilidade da edificação. Logo, a universidade sugeriu a Sasaki que colaborasse com eles para desenhar um edifício que se convertesse na principal biblioteca acadêmica do México.

© Sasaki
© Sasaki
© Sasaki

A nova biblioteca situada no mesmo lugar do antigo edifício e representará a missão acadêmica do Tecnológico de Monterrey, um lugar onde os estudantes, a faculdade, os funcionários e os líderes da indústria da região se reúnem para obter informações, estudar, colaborar e inspirar-se.

© Sasaki

O térreo da biblioteca abriga uma nova praça para estudantes que é delimitada por um café, um auditório, uma galeria e um laboratório de makerspace.

Dramaticamente colocados sobre essa praça, estão os pavimentos superiores da biblioteca. Ao posicionar a biblioteca sobre esse espaço aberto, são criadas vistas e conexões em todo o campus, além de sombrear a praça. 

© Sasaki

Composta por quatro pavimentos, a biblioteca procura criar uma transição entre espaços de estudos colaborativos, ricos em tecnologia, e um estudo contemplativo e silencioso na parte superior. Uma escada central estende-se desde o nível da praça até o terraço, culminando em espetaculares vistas à Montanha de la Silla, ícone do campus. 

© Sasaki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Biblioteca no Tecnológico de Monterrey / Sasaki" [Library at Tecnológico de Monterrey / Sasaki] 19 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892790/biblioteca-no-tecnologico-de-monterrey-sasaki> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.