O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Universidade
  4. Ruanda
  5. Patrick Schweitzer & Associés
  6. 2017
  7. Faculdade de Arquitetura e Desenho Ambiental / Patrick Schweitzer & Associés

Faculdade de Arquitetura e Desenho Ambiental / Patrick Schweitzer & Associés

  • 13:00 - 22 Abril, 2018
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Faculdade de Arquitetura e Desenho Ambiental / Patrick Schweitzer & Associés
Faculdade de Arquitetura e Desenho Ambiental / Patrick Schweitzer & Associés, © Jules Toulet
© Jules Toulet

© Jules Toulet © Jules Toulet © Jules Toulet © Jules Toulet + 27

  • Colaboradores

    Joel Nyangoe, Dominic Nyanducha, Karen Nkusi, Pierre Weisse, Benoît Raux
  • Arquiteto Residente

    Yannick Miara
  • Construção

    CATIC
  • Equipe Técnica

    EGIS
  • Paisagismo

    Acte 2 Paysage
  • Cliente

    MINEDUC
  • Mais informações Menos informações
© Jules Toulet
© Jules Toulet

Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório de arquitetura Patrick Schweitzer & Associés ganhou a chamada internacional lançada pelo Governo de Ruanda em março de 2012 para a construção da nova Faculdade de Arquitetura em Kigali. Esta escola ocupa uma área de 5.600 metros quadrados e tem capacidade para acomodar 600 alunos. Está localizada no campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Ruanda, no distrito de Nyarugenge. As obras começaram no início de 2017 e foram concluídas no final do mesmo ano.

© Jules Toulet
© Jules Toulet
Implantação
Implantação
© Jules Toulet
© Jules Toulet

O edifício é o resultado de uma análise global do terreno. Sua arquitetura é inspirada no território e pelas cores e formas encontradas na natureza. Os quatro elementos naturais são representados na concepção do edifício: Fogo - cor laranja; Água - jardim interno; Ar - circulações; e Terra - rocha vulcânica e terra batida. Criamos prismas inspirados na paisagem e topografia de Ruanda. Nós quebramos seus volumes para criar 'fissuras' e 'canyons'. Uma fissura central surge: o espaço ao ar livre. Ele abre o projeto para a entrada do KIST, para o vale e para a cidade.

© Jules Toulet
© Jules Toulet

O escritório estava determinado a construir um projeto que por si só fosse uma ferramenta pedagógica. De fato, a arquitetura expõe o processo de construção para os alunos. Também é fundamental que os jovens aspirantes a arquitetos sejam encorajados a usar os recursos locais.

© Jules Toulet
© Jules Toulet

Oficinas de marcenaria e serralheria foram instaladas no terreno. Forros e componentes da construção são feitos de madeira da região, lajes foram moldadas no local e formas removíveis convencionais também foram usadas, promovendo assim os setores locais. Cerca de 400 pessoas trabalham na construção do edifício.

Corte 01
Corte 01
Corte 02
Corte 02

Soluções técnicas simples para construir e operar foram priorizadas. Não há elevador, mas uma rampa grande e confortável para chegar ao segundo andar. Não há equipamentos de aquecimento e ar condicionado, mas sim um eficiente sistema de ventilação natural. A arquitetura é usada para o controle térmico. A iluminação natural adequadamente projetada proporciona ambientes mais saudáveis e mais agradáveis, além de reduzir a demanda por iluminação artificial, o que pode reduzir os custos operacionais. As paredes de concreto são isoladas, seladas e rebocadas pelo lado de fora com o objetivo de controlar o ganho de calor. O edifício também é equipado com sistemas de coleta e armazenamento de água da chuva.

© Jules Toulet
© Jules Toulet

O piso térreo inclui instalações logísticas e escolares: administração, laboratórios, oficinas, salas de seminários e auditório. No primeiro andar, treze prismas abrigam estúdios de arquitetura, salas de aula e espaços de apresentação. Cada espaço tem uma identidade distinta, refletida em seu volume, cor e visuais. O espaço ao ar livre que possui bancadas e bancos favorece reuniões, trocas e performances. As duas partes do edifício estão ligadas por várias pontes de pedestres. Por um lado, permitem uma articulação entre as diferentes partes do projeto e, por outro, conferem uma identidade visual dinâmica.

© Jules Toulet
© Jules Toulet

A agência selecionou um desenho forte com formas complexas. Entre a arquitetura tradicional e a contemporânea, o edifício é baseado em uma arquitetura simples e didática em um país africano em desenvolvimento, cuja população deve dobrar até 2050.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Faculdade de Arquitetura e Desenho Ambiental / Patrick Schweitzer & Associés" [Faculty of Architecture and Environmental Design / Patrick Schweitzer & Associés] 22 Abr 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892768/faculdade-de-arquitetura-e-desenho-ambiental-patrick-schweitzer-and-associes> ISSN 0719-8906