Residências Terrazas de la Estancuela / Adolfo Mondejar Estudio de Arquitectos

Residências Terrazas de la Estancuela / Adolfo Mondejar Estudio de Arquitectos - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: Adolfo Mondejar Estudio de Arquitectos; Adolfo Mondejar Estudio de Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gonzalo Viramonte
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aluminios del Interior S A, Andre Kevin Showroom Nueva Córdoba, Ferreteros La Calera, Ferrocons, Peusso Iluminar - Arquitecto Javier Camandona
  • Empreiteira: Victor Medrano
  • Instalações Sanitárias: Jorge & Claudio García
  • Instalações Elétricas: Alejandro Massaro
  • Serralheira De Obra: Pinto & Barreto Herrería de Obra
  • Cálculo Estrutural: Ing Jose Luis Gomez, Arq Ivan Salgado
  • Arquiteto Responsável: Adolfo Mondejar
  • Equipe De Projeto: Francisco Figueroa Astrain, Adriana Barberis
  • Cidade: La Calera
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno encontra-se localizado nos limites urbanos de La Calera, cidade a 20 km em direção oeste de Córdoba. O empreendimento urbano começou a ser uma opção de habitação sobretudo para famílias jovens. O bairro foi proposto em uma antiga pedreira onde a topografia, a vegetação existente e as impactantes vistas à cidade de Córdoba são prioritárias na localização. Uma pedra permite a subdivisão em condomínio e é nesse lugar que se desenvolve o projeto.

© Gonzalo Viramonte
Corte 1
© Gonzalo Viramonte
Corte 2

O lote possui uma grande inclinação, tendo seu ponto mais alto na rua de entrada. O projeto pretende propor uma alternativa à comercialização deste tipo de residência, adequando o orçamento disponível e priorizando as variáveis do lugar, como paisagem, possibilidade de habitar, benefícios para o bairro e não só para o lote, tentando, assim, implantar corretamente os recursos disponíveis.

© Gonzalo Viramonte

A ideia parte da impactante relação com a paisagem e a natureza, além da necessidade de preservar as espécies arbóreas autóctones e a oportunidade de preservar as vistas a partir da rua, propondo um mirante no pavimento de acesso, onde apenas existe o estacionamento e dois bancos para contemplação da paisagem e da cidade ao longe.

© Gonzalo Viramonte
Planta pavimento de estar
© Gonzalo Viramonte

A proposta se resolve em pavimentos regulares, sendo que o primeiro contempla área de estar, cozinha, lavanderia e banheiro social vinculados a um terraço em toda a extensão do espaço, propondo um ambiente único com exclusivas vistas da paisagem. No pavimento inferior estão os dormitórios e um banheiro principal vinculados por um espaço que tem a possibilidade de ser utilizado como sala de estar, dormitório ou escritório. Área de serviços, depósito, casa de máquinas e encanamentos se concentram em um setor que separa o desfiladeiro da edificação e propõe um recuo e isolamento em relação à umidade do terreno natural.

© Gonzalo Viramonte

O projeto pretende resolver com precisão as decisões em termos de economia, sem perder qualidade na proposta, entendendo que a paisagem é prioritária e que as espécies vegetais devem ser conservadas, mesmo que isso demande esforços construtivos e de localização para tanto. A praça representa uma oportunidade para o bairro de poder recuperar o vazio e as relações de permeabilidade que hoje as residências em geral não propõem.

Croqui 01

Os materiais utilizados foram comprados com antecedência e criando um estoque de tijolos cerâmicos e vigas pretendidas, que são a base da construção. O revestimento proposto é uma mistura de pedra e cimento, análogo ao antigo revestimento com vidro de casas de bairro locais dos anos 50-60, fazendo uma superfície única de envoltórios laterais e piso. Os trabalhos de serralheria, corrimões e proteções foram feitos com ferro de obra liso de diâmetro 18 protegidos com laca mate que recupera a cor natural do ferro. A praça recebeu um tratamento de piso de pedra em franca relação com as cores das rochas locais. Os tanques de reserva foram colocados embaixo das escadas de entrada para evitar a visão dos mesmos. Os revestimentos de banheiro foram feitos com mosaicos de granito e algumas peças sanitárias foram reutilizadas.

© Gonzalo Viramonte

Por conta da grande inclinação do lote, os dois blocos de residência não se apropriam do terreno natural, criando assim uma base de vegetação natural autóctone que domina a montanha. A iluminação proposta só aparece na praça para revelar as espécies arbóreas em penumbras, os demais setores de contemplação, agregando valor à paisagem de luzes da cidade distante e à área escura que existe entre este bairro e o centro de Córdoba.

Croqui 04

O projeto foca no que é necessário, as decisões que incidem na arquitetura realizada com recursos médios, distante dos signos mercantilistas que dominam hoje a paisagem destes bairros.

© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jorge Luis Borges 489, 5151 La Calera, Córdoba, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residências Terrazas de la Estancuela / Adolfo Mondejar Estudio de Arquitectos" [Terrazas de la Estancuela Houses / Adolfo Mondejar Estudio de Arquitectos] 17 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892682/residencias-terrazas-de-la-estancuela-adolfo-mondejar-estudio-de-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.