A Casa Expansível / Urban Rural Systems

A Casa Expansível / Urban Rural Systems

A Casa Expansível / Urban Rural Systems  - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: Urban Rural Systems; Urban Rural Systems
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  36
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Dio Guna Putra
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Fibreglass, Hebel
© Dio Guna Putra

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Expansível - rumah tambah em Bahasa Indonesia - foi projetada como parte de uma resposta sustentável ao rápido crescimento de cidades como Batam, na região de Riau Archipelago.

Historicamente um vilarejo pesqueiro de poucos habitantes, Batam se desenvolveu para uma cidade cosmopolita de mais de um milhão de pessoas em 40 anos. Este crescimento rápido foi alimentado por um novo acordo de livre comércio e pela proximidade de Batam a Cingapura. Jovens migrantes de toda Indonésia se mudaram para a cidade em busca de crescimento, até que em 2015 Batam foi nomeada a cidade com o crescimento mais rápido do mundo. Como consequência, a cidade foi confrontada por problemas de planejamento urbano: Como acomodar todo o fluxo de migrantes? Como promover habitações suficientes e acesso aos sistemas de água e esgoto da cidade? Como adequar as infraestruturas de esporte, ensino e saúde para essa transformação?

© Dio Guna Putra

O projeto da Casa Expansível foca no desafio da habitação, ao permitir a construção ser adaptada de acordo com os padrões flutuantes de consumo de recursos  e gastos, ou metabolismo, de seus residentes. Na prática isso significa entender os padrões de geração e gasto de renda familiar, consumo de água, energia e alimentos, bem como produção de resíduos. Como esse metabolismo costuma ser irregular e muitas vezes precário, é importante que a arquitetura possa ser uma unidade habitacional e geradora de renda, que gerencie seus próprios resíduos, água e energia localmente.

© Dio Guna Putra

O projeto é baseado nestes 5 princípios: 

1. Flexibilidade: A casa recebe uma cobertura que pode ser içada, enquanto o piso e as fundações podem suportar até três pavimentos adicionais. Este sistema permite financiamento flexível, no qual a incorporadora ou o estado fornecem a cobertura e o embasamento, enquanto os moradores providencial as vedações, de acordo com suas próprias circunstâncias. Isso também ajuda a acomodar serviços cruciais como lojas, café, garagem, alguma manufatura e etc. 

© Dio Guna Putra

2. Densidade Doméstica: A casa encoraja o adensamento no plano vertical, a verticalização,  o que beneficia a co-localização de habitações e serviços, ajudando a reduzir a expansão para terras aráveis e a demanda por infraestruturas caras como estradas, energia e etc. 

© Dio Guna Putra

3. Sistemas Descentralizados: Tecnologias como energia solar, uso de água pluvial, fossa séptica e sistemas de resfriamento passivos são integrados localmente no projeto, evitando grandes obras de infraestrutura centralizadas. 

Planta

4. Paisagem Produtivas: O projeto também integra produção de material e comida. A partir da integração do plantio de bambu e jardins externos na lógica da plantação e do funcionamento de uma casa, o que ajuda, futuramente, a aumentar a diversidade de recursos. 

© Dio Guna Putra

5. Pacote de Sementes: A casa Expansível foi projetada como um pacote de sementes, contendo tecnologias, estratégias de material e um guia de planejamento adaptável a cada local, dependendo de seu contexto social, cultural e ambiental. O objetivo é que as cidades tropicais se desenvolvam a partir deste mesmo pacote de sementes.  

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "A Casa Expansível / Urban Rural Systems " [Expandable House / Urban Rural Systems ] 18 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892592/a-casa-expansivel-urban-rural-systems> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.