Centro Cultural e Biblioteca ‘De Factorij’ / ebtca architecten & Archiles architecten

Centro Cultural e Biblioteca ‘De Factorij’ / ebtca architecten & Archiles architecten - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: Archiles architecten, ebtca architecten; Archiles architecten, ebtca architecten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  14835
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Dennis De Smet
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arper, Corian, Hercule Goliath, Lano Carpet Solutions, Müller-BBM, Reppel, Schulz Benelux, TECU®, Triplaco Print Acoustics
  • Consultor De Construção E Engenharia: StuBeCo bvba
  • Consultor De Instalações : Heedfeld nv
  • Consultor De Acústica: d2s international
  • Consultor De Equipamentos De Teatro: TTAS bvba
  • Consultor De Segurança De Incêndio : FPC risk
  • Paisagismo: Alain Wauters bvba
  • Arquitetos Responsáveis: Tom Caluwaerts, Eve Berghmans (ebtca architecten), Luk Segers, Koen Dergent, Fons Derboven (Archiles architecten)
  • Cidade: Zaventem
  • País: Bélgica
Mais informaçõesMenos informações
© Dennis De Smet

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno acontece entre os acessos dos fundos de lotes vizinhos, paredes verdes e um trilho de trem, fazendo com que o sítio sofra com regulações bastante restritas. O desenvolvimento deste projeto significou uma injeção de cultura ao centro da cidade. 

© Dennis De Smet
© Dennis De Smet

Primeiramente, considerando a medição de vibração do trilho de trem, o teatro com 700 lugares foi implantado a uma distância mínima de 60 metros do trem. Somado a isso, por causa das restrições de altura do edifício, e também por considerações acústicas, o teatro foi projetado parcialmente no subsolo, seguindo o princípio da 'caixa dentro da caixa'.  

© Dennis De Smet
Perspectiva
© Dennis De Smet

Buscando as melhores condições acústicas, o projeto tem a planta em forma de concha. Além da sensação de segurança provida por essa forma, o teatro é visível em todas as áreas adjacentes como o hall de entrada, o foyer e o bistrô. O café localizado no centro faz a conexão entre estes ambientes culturais e a nova biblioteca. Além do teatro, o programa também consiste em salas multiuso com capacidade para 350 pessoas, uma sala de festas com capacidade para 150 pessoas, uma série de camarins e parte administrativa. O teatro apresenta todos os equipamentos de palco e caixa cênica, um espaço para orquestra móvel com aproximadamente 30 lugares e depósitos. 

© Dennis De Smet

A filosofia de toda a construção se encaixa nos conceitos sustentáveis: o uso econômico de energia e o desenvolvimento de novas ideias que resultem no uso mínimo de recursos. 

© Dennis De Smet
© Dennis De Smet

Considerando a falta de espaço de estacionamento nos arredores do projeto, foi projetado um estacionamento na superfície para 82 vagas ao lado do centro cultural. Porém, caso seja necessário, é possível construir uma garagem de dois pavimentos no subsolo com 143 lugares, prevista durante o processo de projeto. Esta garagem teria entrada direta ao centro cultural, no nível -1. 

© Dennis De Smet

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Willem Lambertstraat 10, 1930 Zaventem, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural e Biblioteca ‘De Factorij’ / ebtca architecten & Archiles architecten" [Cultural Center and Library ‘De Factorij’ / ebtca architecten & Archiles architecten] 17 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892586/centro-cultural-e-biblioteca-de-factorij-ebtca-architecten-and-archiles-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.