Edifício Central da Universidade de Uppsala / AIX Arkitekter

Edifício Central da Universidade de Uppsala / AIX Arkitekter - Mais Imagens+ 40

  • Arquitetos: AIX Arkitekter; AIX Arkitekter
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Anders Fredriksén
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cembrit, Grynna, Kahrs, Martinsons, Martisons, Multi Force, Solo, Tuplex
  • Arquiteta Responsável: Mona Lantzourakis
  • Equipe De Projeto: Silvia Las Heras Jiménez, Odd Fries, Darío Marazuela, Linnéa Zickerman, Björn Wikmark, Martin Orrskog, Richard Tegnér, Johan Bohlin, Erik Törnkvist
  • Antiquário: Beata Nordenmark
  • Teatro: Torsten Noblin, Stephan Kühn
  • Iluminação De Cena: Peder Lindbom
  • Acessibilidade: Anne Lagerheim
  • Engenharia: Bjerking and Sweco Systems in Uppsala
  • Paisagsmo: White Arkitekter in Uppsala
  • Iluminação: Bjerking in Stockholm
  • Estrutura: Tyréns
  • Acústica: Audio Data Lab
  • Segurança Contra Incêndio: Fire and risk engineering
  • Elevadores: Sjögren Hus
  • Clientes: Statens Fastighetsverk and Uppsala University
  • Cidade: Uppsala
  • País: Suécia
Mais informaçõesMenos informações
© Anders Fredriksén

Descrição enviada pela equipe de projeto. Tombado pelo patrimônio histórico sueco, o principal edifício da Universidade de Uppsala foi projetado e construído por Theodor Holmgren entre 1877 e 1887 e está localizado ao lado da Catedral e da primeira sede histórica da Universidade, o Gustavianum. Seu vestíbulo é um dos espaços arquitetônicos mais espetaculares de toda a Suécia, o qual está coroado por três grandes cúpulas de vidro que preenchem o espaço de luz natural. A aula magna semi-circular é o coração deste edifício histórico, a qual tem capacidade para acomodar até 2000 pessoas. À medida que a maioria das instituições educacionais tem se deslocado para o campus fora da cidade, o edifício central segue desempenhando seu importante papel como um espaço de ensino e aprendizado há mais de um século. Entretanto, com o passar dos anos a instituição viu uma crescente necessidade de adaptação de suas antigas instalações para melhor atender às demandas do público. O projeto de reforma desenvolvido pelo AIX Arkitekter procura criar um novo plano de acessibilidade ao mesmo tempo que adapta a estrutura existente para que possa atender as novas normas de segurança contra incêndio, além de contar com um completo plano de renovação das áreas técnicas e equipamentos do edifício.

© Anders Fredriksén
Implantação
© Anders Fredriksén

O AIX também foi responsável pelo projeto de conservação e restauração das fachadas além de alguns outros pequenos ajustes para melhor atender a um programa cada vez mais diversificado. Toda a nova infraestrutura técnica foi inserida sem prejudicar a estrutura geral do edifício e, na medida do possível, sem a necessidade de grandes intervenções. As atividades de restauro foram realizadas através de materiais e métodos tradicionais. Elementos muito deteriorados foram substituídos enquanto que as partes menos danificadas foram restauradas. As pinturas decorativas dos interiores foram especificamente deixadas à cargo de especialistas guiados por Mona Lantzourakis, arquiteta responsável pela conservação do edifício desde 2012.

© Anders Fredriksén

As salas dos funcionários e os ateliês estava sofrendo já há algum tempo com vários problemas no antigo piso de madeira desgastado pelo tempo. O AIX então propôs novas soluções de piso mais adequadas a cada caso. Uma nova recepção e uma loja foram construídas no salão principal. Soluções acústicas mais modernas foram implementadas na aula magna e também nas salas de aula, integradas em ornamentos sem causar praticamente nenhuma interferência. Durante a fase de projeto, modelos e testes práticos foram realizados das mais diversas maneiras. Para melhorar a acessibilidade, várias medidas foram implementadas, o palco é agora acessível através de uma nova plataforma. Um grande número de rotas alternativas foram implantadas para uma melhor circulação e funcionalidade do edifício.

© Anders Fredriksén
Corte 1
© Anders Fredriksén

Um novo acesso digno da Universidade foi aberto na fachada frontal do edifício. As instalações elétricas foram completamente substituídas por sistemas mais modernos aumentando os níveis de iluminação. Um novo projeto de sinalização foi criado e implantado para melhor orientar os visitantes. Os novos equipamentos necessários para atender às normas de segurança contra incêndio foram integrados aos elementos arquitetônicos, e também foram construídas uma série de novas barreiras contra o fogo.

© Anders Fredriksén

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Uppsala, Suécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Central da Universidade de Uppsala / AIX Arkitekter" [Uppsala University Main Building / AIX Arkitekter] 16 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892462/edificio-central-da-universidade-de-uppsala-aix-arkitekter> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.