Residência NABUCO / Pablo Gagliardo

Residência NABUCO / Pablo Gagliardo - Mais Imagens+ 19

Maldonado, Uruguai
  • Arquitetos: Pablo Gagliardo; Pablo Gagliardo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  302
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alufran, Anibal ABBATE, Hormigones Uruguay, TERMOCAL, Ángel Tort
© Agustín Javier Rojas

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está situado no Uruguai, Punta Piedras, sobre a Rota 10, num terreno em frente ao mar, de suave inclinação em um entorno de abundante vegetação nativa.

A residência é concebida como uma grande cobertura suspensa, flutuando sobre um maciço de concreto que se funde sobre a inclinação do terreno. Intuitivamente, são distinguidos de forma muito clara os usos públicos e privados dentro do projeto. 

© Agustín Javier Rojas
Planimetria
© Agustín Javier Rojas

A residência se desenvolve em três níveis organizados em duas grandes áreas, os dois primeiros pavimentos sólidos e menos permeáveis contém os ambientes íntimos e serviços da residência e o segundo pavimento, transparente e totalmente aberto, abriga a extensa vida social dos residentes. 

A entrada para moradia é feita através de um sinuoso caminho de pedregulho natural, em meio a vegetação e por baixo de um grande beiral de pé-direito duplo onde ficam protegidos os veículos e que, por sua vez, sustenta o terraço do pavimento superior. 

© Agustín Javier Rojas

A escada que, como coluna vertebral, vence três pavimentos articula, concentra as circulações, relacionando todos os espaços e níveis. Em paralelo, uma escada exterior conecta o térreo com o terraço posterior do último pavimento, vinculando os espaços exteriores sem necessidade de passar pelo interior da moradia. 

© Agustín Javier Rojas

No nível inferior, semi-enterrado, encontra-se um grande ambiente único e flexível destinado a diversos usos - estúdio, dormitórios de hóspedes, sala de jogos - com possibilidade de subdividir-se e com acesso independente; além disso, estão localizados as áreas de serviço, depósitos e sala de máquinas. 

No primeiro nível estão os ambientes mais íntimos, três dormitórios e três banheiros, pensados de maneira que suas divisórias possam ser modificadas para adaptarem-se a quantidade de habitantes.

© Agustín Javier Rojas

O último pavimento atinge a máxima altura possível por regulamentação e é projetado como um único grande espaço, totalmente aberto e contínuo, com uma ilha de serviços onde está a cozinha, despensa, sanitário e churrasqueira. Esse espaço se expande por meio de dois grandes terraços, em uma relação direta com a vegetação que ocupa o fundo do lote e contem a churrasqueira e outra que avança para a praia onde está o terraço e a piscina com borda infinita. Dessa maneira, a área social da casa está em contínua relação com o exterior, com vistas abertas sobre o mar e um adequado respeito à rua e à circulação veicular.

© Agustín Javier Rojas

A fina cobertura inclinada de concreto, de completa resolução estrutural, se eleva ao mar, reforçando a continuidade entre interior e exterior, expandindo os limites do espaço fechado e potencializando as imponentes vistas próprias do lugar. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência NABUCO / Pablo Gagliardo" [Casa NABUCO / Pablo Gagliardo] 15 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892311/residencia-nabuco-pablo-gagliardo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.