Casa MIDA / Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño

Casa MIDA / Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño - Mais Imagens+ 11

Playa Linda, México
  • Arquitetos: Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño; Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  179
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cemex, Helvex, Interceramic, VALVO
  • Arquiteto Responsável: Luis Armando Gómez Solórzano
  • Cidade: Playa Linda
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Carlos Berdejo Mandujano
© Carlos Berdejo Mandujano

Descrição enviada pela equipe de projeto. As praias de Chiapas são pontos de lazer para as cidades da região, localizadas ao Sul sobre o Oceano Pacífico, seguindo a linha costeira até a América Central. É nesse ponto que se localiza a cidade de Tapachula, que possui um dos portos mais importantes do sul do México e uma pequena porção de zona turística chamada Playa Linda.

© Carlos Berdejo Mandujano

O projeto é implantado nesta região. Trata-se de uma residência de final de semana e lazer localizada entre a rua principal e a praia. Desde sua fachada frontal se percebem dois corpos quase fechados que criam uma segurança visual, mas é na fachada posterior onde se brinca com os espaços que se abrem para o mar.

Plantas

Da praia é possível perceber um "cubo vazio" que subtrai e interrompe a privacidade da área habitável da casa para dar conexão e transição do exterior com o interior. O resultado é um terraço onde se concentram as atividades principais da casa.

© Carlos Berdejo Mandujano

O terraço se conecta visualmente com qualquer ponto da residência, inclusive no pavimento superior, onde a cobertura se transforma em um pátio com vegetação endêmica, sem guarda-corpos que limitem visualmente a conexão com a praia.

© Carlos Berdejo Mandujano

A área social dispõe de um ambiente, a cozinha muito ampla para comportar até para uma grande reunião no terraço, também conta com um banheiro e uma adega. O pavimento superior conta com 2 dormitórios que se interconectam com o pátio vegetal para dividir a vista para o mar.

© Carlos Berdejo Mandujano

Cada espaço conta com janelas em duas de suas paredes para estabelecer ventilação cruzada, tão essencial para as altas temperaturas do local. Grandes janelas permitem, ainda, a conexão visual com o terraço e a praia. O terraço se isola termicamente da incidência solar com abóbodas que se sustentam em uma sucessão de pilares que indicam o limite visual da residência.

© Carlos Berdejo Mandujano

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa MIDA / Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño" [Casa MIDA / Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño] 16 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892148/casa-mida-apaloosa-estudio-de-arquitectura-y-diseno> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.