O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Argentina
  5. AToT - Arquitectos Todo Terreno
  6. 2016
  7. Casa PRO.CRE.AR PERROUD / AToT - Arquitectos Todo Terreno

Casa PRO.CRE.AR PERROUD / AToT - Arquitectos Todo Terreno

Casa PRO.CRE.AR PERROUD / AToT - Arquitectos Todo Terreno
Casa PRO.CRE.AR PERROUD / AToT - Arquitectos Todo Terreno, © Joaquin Portela
© Joaquin Portela

© Joaquin Portela © Joaquin Portela © Joaquin Portela © Joaquin Portela + 21

© Joaquin Portela
© Joaquin Portela

PRO.CRE.AR PERROUD

A busca por espaços projetuais que caracterizam a residência fica marcada na crença do tempo como um padrão projetual, que toma diferentes estruturas lógicas dependendo de suas características específicas em relação ao que as circunda. Neste sentido, a Casa PRO.CRE.AR, adota como premissa duas instâncias: a primeira em relação às estruturas sociais e a segunda em relação à tecnologia e custos.

Tais estruturas sociais tomam forma a partir da flexibilidade como "espaço dinâmico" onde a racionalização do mesmo cria de forma empírica a experiência espacial.

Assim, a residência é construída para uma família em crescimento, ou seja, por hora trata-se de um casal com uma filha, mas tomando-se a priori a lógica de mutabilidade e flexibilidade espacial, permite-se que a casa seja habitada de diversos modos.

Axonométrica
Axonométrica

Contexto

A casa PROCREAR EP, realiza-se no contexto de uma iniciativa do governo nacional para o fomento da construção, ampliação e reforma de residências únicas através de um crédito hipotecário que não passa de $500.000 (pesos argentinos). Durante seu lançamento em 2012, muitas famílias recorreram ao mesmo e como consequência a demanda no projeto e construção de casas aumentou. Neste sentido, a residência dialoga com as primeiras ilusões e aspirações de uma família em crescimento que conta com um crédito e algumas economias de mesmo valor para fazer dessa casa um espaço visível, um lar. A residência se localiza nos arredores da cidade, em um bairro suburbano onde o tecido urbano ainda é de baixa densidade mas, mesmo assim, a natureza está presente de forma escassa como resultado da intervenção do homem dentro de uma densidade média sem grandes espaços de vegetação e pouco aproveitamento das vistas possíveis.

© Joaquin Portela
© Joaquin Portela

Matéria

A especificidade arquitetônica se reduz ao uso de um único material, uma única tecnologia que define modos e instâncias espaciais. A característica do bloco de concreto permite criar filtros, foles, espaços contidos, paredes e até calçadas. Além disso, ao longo de sua vida útil ele pode ser trocado ou substituído.

© Joaquin Portela
© Joaquin Portela
© Joaquin Portela
© Joaquin Portela

O tempo recria diversas atmosferas e usos e é por isso que os espaços ficam determinados, em termos de projeto, como fixos e flexíveis, como uma reflexão contemporânea dos espaços kahnianos de espaços de serviço e espaços servidos, onde o fixo se compõe apenas pelo que não poderia se mover tecnologicamente ou, mais do que isso, por uma dinâmica que sempre é articuladora do programa flexível. Enquanto isso, o flexível propriamente dito, que são os dormitórios, a sala de estar, o mezanino, a galeria e a varanda, podem ir variando seus crescimentos e sua adaptabilidade com o tempo.

© Joaquin Portela
© Joaquin Portela
Plantas
Plantas
© Joaquin Portela
© Joaquin Portela

Vínculos

A proposta para uma viabilidade de crédito se baseia especificamente na redução de custos e na possibilidade de uma residência com identidade e protagonismo que não fique subestimada a priori por sua razão de ser. É por isso que se define uma consequência lógica e muito marcada dos aspectos dominantes: mutabilidade, identidade e custos. 

© Joaquin Portela
© Joaquin Portela

As noções de lugar ficam racionalizadas na obra em si, mas nessa caso a residência que é de uso permanente recebe novas lógicas que fazem do tempo uma instância de crescimento, de sabedoria, de natureza, de poética. A galeria e seus pátios internos articulam estas lógicas, demonstram a natureza de uma maneira racional com a vontade de ser transcendental. 

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
AToT - Arquitectos Todo Terreno
Escritório
Cita: "Casa PRO.CRE.AR PERROUD / AToT - Arquitectos Todo Terreno" [Casa PRO.CRE.AR PERROUD / AToT - Arquitectos Todo Terreno] 09 Abr 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892011/casa-prrr-perroud-atot-arquitectos-todo-terreno> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.