Ateliê 142 / Atelier Wilda

Ateliê 142 / Atelier Wilda - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Atelier Wilda; Atelier Wilda
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  45
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:David Foessel
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Grohe, Novoceream, Otelo Bamboo, Panaget, Saint-Gobain
  • Construtora: ProARt
  • Cliente: Christine Lesoin
  • Arquiteto Responsável: Willy Durieu
  • Cidade: Paris
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© David Foessel

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Ateliê 142 consiste na reforma do estúdio do pintor Pierre Lemaire (1920 - 2007), com o objetivo de criar um loft minimalista no coração de Paris. Todas as estruturas interiores foram demolidas, preservando somente as paredes estruturais e a cobertura. Originalmente, há abundância de espaço interno. Enquanto o cliente deseja construir uma casa com cada função bem determinada espacialmente, nem o morador, nem o arquiteto querem perder a qualidade espacial do lugar original.

© David Foessel
Plantas
© David Foessel

O projeto compõe-se a partir da demolição dos elementos construtivos, revelando assim a totalidade do volume. Ao mesmo tempo, se estabelece uma conexão visual no novo projeto, de forma que de qualquer ponto do ambiente seja possível entender o espaço como um todo. A luz entra na construção a partir de um plano de vidro na fachada, com 10 metros lineares, e de aberturas zenitais. 

© David Foessel
Croqui - Isométrica
© David Foessel

Escolheu-se ter pouca variação de cor e material, buscando reiterar a amplitude do espaço interno. Paredes brancas destacam os elementos em madeira clara, o que suaviza a luz. Por ser uma área pequena, a marcenaria foi projetada e fabricada detalhadamente, buscando otimizar ao máximo o espaço interno, e ao mesmo tempo se adaptar perfeitamente aos usos. Como resposta ao cliente que queria um quarto extra, mesmo com espaço reduzido, o arquiteto propôs uma cabine empoleirada no topo do volume, a qual permite uma outra perspectiva da sala de estar. A cabine abriga uma oficina com depósito, uma mesa dobrável e uma cama de casal. 

Cortes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Ateliê 142 / Atelier Wilda" [Atelier_142 / Atelier Wilda] 07 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891996/atelie-142-atelier-wilda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.