O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Bibliotecas
  4. Alemanha
  5. Max Dudler
  6. 2017
  7. Biblioteca Municipal de Heidenheim / Max Dudler

Biblioteca Municipal de Heidenheim / Max Dudler

  • 17:00 - 8 Abril, 2018
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Biblioteca Municipal de Heidenheim / Max Dudler
Biblioteca Municipal de Heidenheim  / Max Dudler, © Stefan Müller
© Stefan Müller

© Stefan Müller © Stefan Müller © Stefan Müller © Stefan Müller + 44

  • Arquitetos

  • Localização

    Willy-Brandt-Platz 1, 89522 Heidenheim an der Brenz, Alemanha
  • Equipe de projeto

    Roberto Aruta, Min Gi Hong, Tassilo Lochocki
  • Área

    6300.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

  • Competição

    Jochen Soydan (project manager), Julian Möhring, Elisabetta Chapuis, Pontus Falk, Philip Kraus
  • Supervisão de construção

    Architekturbüro Manfred Schasler, Berlin
  • Engenharia estrutural

    wh-p GmbH Beratende Ingenieure
  • Complementares

    Herp Ingenieure GmbH & Co. KG
  • Projeto elétrico

    Conplaning GmbH
  • Acústica e física da construção

    Wolfgang Sorge Ingenieurbüro für Bauphysik GmbH & Co. KG
  • Segurança contra incêndio

    Müller BBM GmbH
  • Projeto das áreas abertas

    Hager Partner AG
  • Cliente

    Stadt Heidenheim, vertr. durch den Geschäftsbereich Hochbau
  • Mais informações Menos informações
© Stefan Müller
© Stefan Müller

Descrição enviada pela equipe de projeto. O centro da cidade de Heidenheim caracteriza-se pela arquitetura do pós-guerra, destoando visualmente da parte histórica da cidade velha. A biblioteca projetada por Max Dudler está localizada no terreno de uma antiga instituição penal desativada. Há algum tempo o local encontrava-se inacessível, marcando uma divisão clara entre estas duas cidades. A nova biblioteca da cidade reconecta estes dois espaços: como um elemento urbano, ela dialoga com a história e a arquitetura de Heidenheim, adaptando-se a escala dos edifícios ao seu redor e respeitando o gabarito da cidade histórica. Entre o subir e descer dos volumes da biblioteca, a paisagem urbana se estende por entre ela, perpendicularmente ao sentido da implantação do edifício, atravessando-o. Esta intervenção urbana moderna em uma cidade histórica "orgânica", resulta em uma estrutura escultórica, um novo marco urbano na paisagem urbana. Em conjunto com a Igreja de São Paulo e a antiga Câmara Municipal, o novo edifício pode ser visto tanto como um objeto autônomo como integrado a este rico contexto urbano.

© Stefan Müller
© Stefan Müller
Corte
Corte
© Stefan Müller
© Stefan Müller

Compondo este cenário cívico, o projeto do novo edifício faz referência direta aos elementos urbanos existentes no centro da cidade, onde podemos encontrar passagens, praças e amplas calçadas. Com a nova esplanada urbana no lado leste, o edifício conecta a estação central de ônibus ao norte com a Prefeitura ao sul, criando assim uma importante conexão através da cidade. Os canteiros, que se projetam na praça em frente, refletem a silhueta do edifício no plano da calçada. Entre a biblioteca e a casa em frente, foi aberta uma nova via de acesso, criando um respiro urbano na densa paisagem urbana de Heidenheim.

© Stefan Müller
© Stefan Müller

As grandes aberturas da biblioteca destacam-se deliberadamente da arquitetura sólida e austera do entorno. Os deslocamentos verticais dos volumes são responsáveis por criar uma série de novas perspectivas para o espaço urbano a partir do edifício, incorporando-a nos seus espaços interiores. Em outros momentos, cobogós permitem que uma sutil luz natural ilumine os espaços interiores mais reservados e os ambientes de leitura. Do lado de fora, as aberturas se mimetizam no volume do edifício, criando um contraste interessante entre cheios e vazios. A fachada foi construída em alvenaria em tom de cinza claro, como referência ao castelo de Hellenstein, que domina a paisagem do centro da cidade desde o alto do morro. O processo de produção artesanal dos tijolos permitiu alcançar uma gama de tonalidades mais claras e escuras que se revelam na fachada. O caráter vibrante da alvenaria é intensificado pela forma irregular dos tijolos e pelas suas diferentes tonalidades. Estas pequenas texturas em forma de relevo que compõe a fachada, fazem com que a escala do edifício se contraia para uma escala mais humana. Junto ao acesso principal do edifício, a disposição dos elementos construtivos criam paredes translúcidas e leves, o que faz com que o edifício acima pareça flutuar sobre esta base leve e permeável.

© Stefan Müller
© Stefan Müller
Planta
Planta
© Stefan Müller
© Stefan Müller

Além da biblioteca da cidade, o edifício abriga um café, um espaço para eventos, um centro de novas mídias e o arquivo histórico da cidade. A diversidade de usos transforma o edifício em um espaço de uso público com identidade própria, e isso se revela em sua arquitetura. Localizada neste recém-aberto pátio público, a entrada principal, que se conecta diretamente a ele, convida os visitantes a entrar no foyer de pé direito generoso. As diversas funções são imediatamente reveladas no interior do edifício. Uma vez no interior, caminhos direcionam os visitantes à "praça do mercado", ou à biblioteca, bem como ao grande salão de eventos, projetado para receber até 160 espectadores, além do centro de mídia. Da praça do mercado, uma escada generosa nos leva à área digital da biblioteca no primeiro pavimento e ao chamado “passeio marítimo” no segundo andar, que conecta todas as cinco salas de leitura de pé direito duplo. O café junto ao acesso sul do edifício, que também é acessível a partir do pátio, é mais um elemento de conexão do edifício com o espaço urbano.

© Stefan Müller
© Stefan Müller

A área da biblioteca em si é um espaço continuo e livre de pilares; ela se estende por todo o segundo pavimento e está contida pela silhueta marcante do edifício. Uma sequência de salas com pé direito duplo e gabinetes menores criam esta sequência dinâmica de espaços, que se estende longitudinalmente frente à praça de mais de 110 metros de comprimento. Este arranjo de volumes com diferentes alturas caracteriza esta imagem marcante do edifício além de gerar novas perspectivas visuais a partir de cada um dos espaços internos. Dois terraços de leitura acessíveis no último pavimento convidam os visitantes a relaxar ao ar livre quando há tempo bom. Todo o mobiliário e acessórios também foram exclusivamente projetados por Max Dudler.

© Stefan Müller
© Stefan Müller

Com o projeto da biblioteca da cidade em Heidenheim, Max Dudler chega a sua quarta biblioteca construída. Atualmente, ele está trabalhando na construção de outras duas: a biblioteca central da Universidade Justus Liebig em Gießen e a extensão da biblioteca estadual e municipal em Augsburg.

© Stefan Müller
© Stefan Müller

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Max Dudler
Escritório
Cita: "Biblioteca Municipal de Heidenheim / Max Dudler" [City Library Heidenheim / Max Dudler] 08 Abr 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891987/biblioteca-municipal-de-heidenheim-max-dudler> ISSN 0719-8906