Projeto de um ano / ADX

Projeto de um ano / ADX - Mais Imagens+ 17

Inawashiro, Japão
  • Arquitetos: ADX; ADX
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  52
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ryoo, In Keun
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hansgrohe, BEAL, Cera Trading, Lixil Corporation, PECAN, Vola, cera
  • Arquitetos Responsáveis: Kotaro Anzai/Life style Koubou
  • Colaboradores: Kenji Nawa/NAWAKENJI-M
  • Cidade: Inawashiro
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Courtesy of Life Style Koubou

Descrição enviada pela equipe de projeto. A arquitetura que encara e molda a natureza.

Localizado na base da montanha Bandai, no Japão, o projeto consiste em uma casa para uma família que vive na cidade. A região é famosa por suas nevascas, portanto, foi necessário se dedicar a um sistema estrutural para proteger a construção das intempéries naturais. Dessa forma, compreende-se o projeto em dois blocos, um primeiro com áreas secas de estar e o outro com as áreas molhadas, que se conectam por uma ponte que faz com que os visitantes desfrutem dos estímulos da natureza. 

Courtesy of Life Style Koubou

O projeto de um anoComo é indicado no nome, o processo demorou um ano até ser totalmente executado, desde o corte das árvores, fabricação das peças e montagem. Conceitualmente, esperava-se que a construção dessa casa tivesse todos os seus processos dialogando com a natureza. Em geral, o processo do corte das árvores é feito durante o alto inverno, buscando extrair o máximo de performance do material. Depois disso, a madeira é reservada por um tempo, de 6 meses até 3 anos. Considerando que as casas atualmente são construídas em 4 meses, a espera do tempo de reserva da madeira é considerável no processo como um todo. Porém, para este projeto, o tempo de duração abrange histórias de muitas pessoas envolvidas em cortar, moldar, processar, carregar, entregar, montar e replantar. 

Courtesy of Life Style Koubou

Foram utilizadas 120 árvores de 80 a 90 anos de idade com 40 centímetros de diâmetro e sem nenhum tipo de tratamento especial. A naturalidade desse material, que se mantém fiel às suas características originais, sendo apenas ajustadas no comprimento e sem a tentativa de achar um padrão, torna a madeira expressiva e viva dentro do projeto. 

© Ryoo, In Keun

Geralmente funcionando de acordo com os regulamentos definidos na sociedade moderna, consideramos que a construção do “projeto de um ano” deveria render-se à natureza. Em condições normais, não teríamos a oportunidade de utilizar árvores até seu último recurso, porém, adaptando e flexibilizando o método e cedendo às condições naturais, isso se torna possível. 

Courtesy of Life Style Koubou
Detalhes

Acreditamos que sempre que utilizamos árvores retiradas de florestas, temos que circular e procurar até devolvê-las em um lugar ainda melhor do que o original. Acreditamos em 'emprestar' e não 'retirar' os recursos do ambiente natural. Após o projeto ser completado, temos que devolver estes recursos para garantir sua existência para as próximas gerações. 

Courtesy of Life Style Koubou

A vida com uma árvore crescendo vagarosamente, desde de seu plantio, não é captada pelo tempo, mas sim marcada pelas pessoas que passam por lá. 

© Ryoo, In Keun

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Projeto de um ano / ADX" [One Year Project / ADX] 07 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891838/projeto-de-um-ano-life-style-koubou> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.