Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Projeto de um ano / ADX

Projeto de um ano / ADX

Courtesy of Life Style Koubou © Ryoo, In Keun Courtesy of Life Style Koubou Courtesy of Life Style Koubou + 22

Casas  · 
Inawashiro, Japão
  • Arquitetos: ADX
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 52.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2016
  • Fotógrafo Fotografias: Ryoo, In Keun
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: BEAL, Cera Trading, Hansgrohe, Lixil Corporation, PECAN, Vola
  • Arquitetos Responsáveis

    Kotaro Anzai/Life style Koubou
  • Colaboradores

    Kenji Nawa/NAWAKENJI-M
Mais informações Menos informações
Courtesy of Life Style Koubou
Courtesy of Life Style Koubou

Descrição enviada pela equipe de projeto. A arquitetura que encara e molda a natureza.

Localizado na base da montanha Bandai, no Japão, o projeto consiste em uma casa para uma família que vive na cidade. A região é famosa por suas nevascas, portanto, foi necessário se dedicar a um sistema estrutural para proteger a construção das intempéries naturais. Dessa forma, compreende-se o projeto em dois blocos, um primeiro com áreas secas de estar e o outro com as áreas molhadas, que se conectam por uma ponte que faz com que os visitantes desfrutem dos estímulos da natureza. 

Courtesy of Life Style Koubou
Courtesy of Life Style Koubou

O projeto de um anoComo é indicado no nome, o processo demorou um ano até ser totalmente executado, desde o corte das árvores, fabricação das peças e montagem. Conceitualmente, esperava-se que a construção dessa casa tivesse todos os seus processos dialogando com a natureza. Em geral, o processo do corte das árvores é feito durante o alto inverno, buscando extrair o máximo de performance do material. Depois disso, a madeira é reservada por um tempo, de 6 meses até 3 anos. Considerando que as casas atualmente são construídas em 4 meses, a espera do tempo de reserva da madeira é considerável no processo como um todo. Porém, para este projeto, o tempo de duração abrange histórias de muitas pessoas envolvidas em cortar, moldar, processar, carregar, entregar, montar e replantar. 

Courtesy of Life Style Koubou
Courtesy of Life Style Koubou

Foram utilizadas 120 árvores de 80 a 90 anos de idade com 40 centímetros de diâmetro e sem nenhum tipo de tratamento especial. A naturalidade desse material, que se mantém fiel às suas características originais, sendo apenas ajustadas no comprimento e sem a tentativa de achar um padrão, torna a madeira expressiva e viva dentro do projeto. 

© Ryoo, In Keun
© Ryoo, In Keun

Geralmente funcionando de acordo com os regulamentos definidos na sociedade moderna, consideramos que a construção do “projeto de um ano” deveria render-se à natureza. Em condições normais, não teríamos a oportunidade de utilizar árvores até seu último recurso, porém, adaptando e flexibilizando o método e cedendo às condições naturais, isso se torna possível. 

Courtesy of Life Style Koubou
Courtesy of Life Style Koubou
Detalhes
Detalhes

Acreditamos que sempre que utilizamos árvores retiradas de florestas, temos que circular e procurar até devolvê-las em um lugar ainda melhor do que o original. Acreditamos em 'emprestar' e não 'retirar' os recursos do ambiente natural. Após o projeto ser completado, temos que devolver estes recursos para garantir sua existência para as próximas gerações. 

Courtesy of Life Style Koubou
Courtesy of Life Style Koubou

A vida com uma árvore crescendo vagarosamente, desde de seu plantio, não é captada pelo tempo, mas sim marcada pelas pessoas que passam por lá. 

© Ryoo, In Keun
© Ryoo, In Keun

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
ADX
Escritório
Cita: "Projeto de um ano / ADX" [One Year Project / ADX] 07 Abr 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891838/projeto-de-um-ano-life-style-koubou> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.