Garagem Surubi´i / IND/ARQ

Garagem Surubi´i / IND/ARQ - Imagem 2 de 19Garagem Surubi´i / IND/ARQ - Imagem 3 de 19Garagem Surubi´i / IND/ARQ - Imagem 4 de 19Garagem Surubi´i / IND/ARQ - Imagem 5 de 19Garagem Surubi´i / IND/ARQ - Mais Imagens+ 14

Mariano Roque Alonso, Paraguai
  • Arquitetos: INDARQ
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Leonardo Méndez
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Embosacada, M.V., O.A., Pavicrom, Templex
  • Autores: Jorge Visconte, Osvaldo Lombardo
  • Colaboradores: Josias Martinez, Anibal Visconte, Sebastian Vallena
  • Cálculo Estrutural De Concreto: José Britez
  • Cálculo Estrutura Metálica: Leonardo Figueredo
  • Construção: Giovinne Cnstructora
  • Cidade: Mariano Roque Alonso
  • País: Paraguai
Mais informaçõesMenos informações
Garagem Surubi´i / IND/ARQ - Imagem 8 de 19
© Leonardo Méndez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao visitar o local designado para o projeto, encontramos duas pré-existências diferentes: uma artificial e pequena, na forma de uma construção existente. O outro, natural e extenso, na forma de uma paisagem. Estamos interessados em reforçar o segundo e atenuar o primeiro.

Garagem Surubi´i / IND/ARQ - Imagem 3 de 19
© Leonardo Méndez
Garagem Surubi´i / IND/ARQ - Imagem 18 de 19
Planta
Garagem Surubi´i / IND/ARQ - Imagem 4 de 19
© Leonardo Méndez

A serenidade do local nos sugeriu intervir de forma leve, assumimos a impossibilidade de ser invasivo com a paisagem natural, para o qual optamos por emprestar a paisagem e prefigurar o projeto com base nisso. Nós tomamos a inclinação do terreno para definir o movimento do solo, semi-enterrar, para que o projeto seja um pouco introvertido vestido com a textura do lugar e uma linha horizontal formada pelo muro de contenção e coroamento do telhado.

Garagem Surubi´i / IND/ARQ - Imagem 2 de 19
© Leonardo Méndez

O sistema construtivo busca reforçar a premissa de não entrar em contato com as ortogonalidades do trabalho com o terreno orgânico, o que levou às desencontrar as paredes dos pisos através de pequenas vigas de fundação, o que abre a possibilidade de se poder quebrar as paredes naquelas vigas para ventilação. O telhado e os componentes metálicos separados por uma parede de pedra que suporta o talude, são introvertidos, buscam sempre que toda a estrutura metálica se mantenha introvertida, deixando toda a vegetação possível em vista na tentativa de resgatar a cor que nos recebeu no primeiro dia.

Garagem Surubi´i / IND/ARQ - Imagem 11 de 19
© Leonardo Méndez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Garagem Surubi´i / IND/ARQ" [Garage Surubi´i / INDARQ] 02 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891780/garagem-surubii-ind-arq> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.