O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. República Checa
  5. JAN TYRPEKL
  6. 2017
  7. O Abrigo / JAN TYRPEKL

O Abrigo / JAN TYRPEKL

  • 13:00 - 2 Abril, 2018
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
O Abrigo / JAN TYRPEKL
O Abrigo / JAN TYRPEKL, © Antonín Matějovský
© Antonín Matějovský

© Antonín Matějovský © Antonín Matějovský © Antonín Matějovský © Antonín Matějovský + 31

  • Arquitetos

  • Localização

    República Checa
  • Equipe de projeto

    Jan Luksík, Jaroslav Kejř, Pavel Štencl, Martina Požárová, Vlaďka Bockschneiderová, Martin Haushalter, Ondřej Vávra, Vladimír Vávra, Pavel Vávra, Matěj Večeřa, Berenika Suchánková, Anna Malá, Karolína Urbánková, Žaneta Krutinová, Jana Vodenková, Jan Veisser, Andrea Pernicová, Vojtěch Šaroun, Jan Stibral
  • Área

    12.5 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

© Antonín Matějovský
© Antonín Matějovský

"O Abrigo" é um projeto experimental. Uma estrutura de madeira construída em cima de um antigo bunker de concreto próximo à fronteira da República Checa com a Áustria. Estas pequenas fortalezas foram construídas ao longo das fronteiras da Checoslováquia antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial, como uma proteção extra contra as crescentes ameaças da Alemanha nazista, entretanto, estas estruturas nunca foram utilizadas de fato. Como uma memória indelével, centenas de bunkers continuam resistindo, marcando presença na paisagem tcheca e eslovaca.

© Antonín Matějovský
© Antonín Matějovský

O que fazer com estas antigas estruturas de concreto ainda é um assunto delicado para muita gente. Por isso projetamos uma intervenção quase efêmera, uma estrutura leve de madeira que pode ser facilmente removida e que praticamente não têm nenhum impacto efetivo na estrutura existente do bunker.

© Antonín Matějovský
© Antonín Matějovský
Corta A
Corta A
© Antonín Matějovský
© Antonín Matějovský
Corte B
Corte B
© Antonín Matějovský
© Antonín Matějovský

Devido às características da paisagem, decidimos projetar o abrigo como uma estrutura vertical que marca presença na ampla planície. O edifício tem duas grandes aberturas - uma voltada para o leste - em direção à fronteira com a Áustria e a segunda com vista para a igreja da vila mais próxima. No interior, queríamos mostrar que, mesmo com uma pequena área de projeção (apenas 12 m²), é possível criar um espaço generoso. Durante o processo de construção, decidimos adicionar outra abertura, uma zenital que banha o interior com a luz natural.

© Antonín Matějovský
© Antonín Matějovský

Procuramos minimizar o desperdício de materiais, o custo e o tempo necessário para a construção. A estrutura do edifício é muito simples e pode ser facilmente construída manualmente utilizando apenas ferramentas comuns, sem necessidade de qualquer outra tecnologia. O projeto não recebeu nenhum tipo financiamento ou doações. Todo o processo de construção só foi possível graças à ajuda de amigos, familiares e estudantes de arquitetura que estavam interessados em participar deste projeto. Isso significa que qualquer pessoa pode construir um abrigo como esse na República Checa. Por causa da logística do processo de construção, o abrigo foi inicialmente construído em uma fazenda e posteriormente desmontado e transportado para o local a cerca de 200 km de distância, onde foi finalmente implantado no seu devido lugar. Assim como o bunker sobre o qual está ancorado, o edifício é uma espécie de abrigo onde qualquer pessoa pode ser acolhida.

Cita: "O Abrigo / JAN TYRPEKL" [The Cabin / JAN TYRPEKL] 02 Abr 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891664/o-abrigo-jan-tyrpekl> ISSN 0719-8906