Novasem / ATELIER ARSº

Novasem / ATELIER ARSº - Mais Imagens+ 28

Acatlán de Juárez, México
  • Arquitetos: ATELIER ARSº; ATELIER ARSº
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Onnis Luque
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Metecno, Napresa
  • Construtor: Alternativa Cuadrante
  • Engenharia Estrutural: Guillermo Coronado
  • Arquitetos Autores: Alejandro Guerrero, Andrea Soto
  • Colaboradores: Andrea Álvarez, Juan Carlos Pérez Albo, Alexis Castillo
  • Cidade: Acatlán de Juárez
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Onnis Luque

"Se encontrarmos um monte na floresta,
seis pés de comprimento e três de largura, empilhado
em forma piramidal, nos colocaremos sérios e no nosso
interior alguém dirá: alguém aqui está enterrado.
Isso é arquitetura." - Adolf Loos

© Onnis Luque
Vista Planta Geral

O projeto aborda o desenvolvimento de um campus industrial para uma empresa produtora e comercializadora de grãos de milho. A localização do terreno em um entorno extra-urbano e seu tamanho, 8 hectares, nos fizeram entender o projeto como uma paisagem na qual deveria ser considerado um conjunto de edifícios em um território com uma atividade agrícola historicamente importante para a região. Uma vez resolvidos os temas de funcionamento ideal da planta em relação à organização dos edifícios no terreno, nos preocupava a questão de sua implantação, que deveria ter a capacidade de estabelecer relações memoráveis com sua paisagem imediata e distante. Para isso, foi criada uma série de plataformas em relação com a topografia do terreno, para dividir as áreas de veículos das áreas de pedestres e, inclusive, para separar o tipo de atividades que se realizam na planta. Dado que o projeto está planejado para uma execução em etapas, era importante separar as atividades em edifícios independentes. A primeira etapa é formada pelos edifícios de armazenamento, torre de produção, laboratório, um memorial e edifício de entrada ao campus. A segunda etapa diz respeito ao edifício de escritórios, dois pavimentos de secagem do milho e um edifício que conterá residências temporais, refeitório e banheiros para os funcionários.

Vista - Memorial
© Onnis Luque

Nosso objetivo foi produzir um lugar onde os edifícios formem binômios com elementos naturais e proponham relações inusitadas com o entorno, como se se tratasse de dissolver os limites entre arquitetura e paisagem. É por conta disso que os edifícios, como o de entrada, são um híbrido que relaciona um embasamento de pedra com uma cobertura construída em estrutura metálica e abóbodas de tijolo típicas da região. Tal embasamento, além de aludir a cidade Loosiana, é um elemento que torna visível o substrato mineral do terreno. Outros edifícios como os celeiros, que foram revestidos em aço corten, estabelecem fugas profundas em plena relação com as preexistências do local, como vistas distantes, bosques e outros elementos encontrados no lote. Este tipo de aproximação se corresponde um pouco com aquela ideia da modernidade na qual a arquitetura industrial pode ser monumental, ainda que em nosso caso sem o fanatismo maquinista próprio desta época e com a ideia de que é possível monumentaliza-la através de sua condição de paisagem. É por isso que a torre de produção aproveita a altura que seus processos internos demandam para configurar-se como um farol no território, como um elemento com a capacidade de estabelecer um ponto de referência no entorno rural, tal como as chaminés provenientes das indústrias açucareiras fizeram no início do século XX naquela região, configurando, assim, uma paisagem produtiva.

© Onnis Luque
© Onnis Luque
© Onnis Luque

Em homenagem à morte do fundador da empresa, incluiu-se dentro do conjunto um jardim memorial que forma o núcleo espacial principal do campus industrial. Ele é formado por um conjunto de ipês alinhados formando um ambiente, dentro do qual se encontram três elementos construídos: um primeiro volume de pedra de cujo solo emerge um curso d'água que vaza sobre um primeiro canal, uma lagoa a nível do solo que contém uma jardineira com banco e, finalmente, um recinto escavado que contém uma queda d'água e uma urna cinerária embutida em um nicho.

© Onnis Luque
Vista - Memorial

Desta maneira, uma arquitetura industrial se propõe como um híbrido programático capaz de aceitar usos ou atividades que, a princípio, podem ser entendidas como não compatíveis. Nós acreditamos que a arquitetura é a manifestação física dos rituais humanos mais profundos e que estes podem ser revelados no cotidiano da vida diária das pessoas. Essa é, para nós, a verdadeira condição monumental da arquitetura.

© Onnis Luque

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Acatlán de Juárez, Jal., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Novasem / ATELIER ARSº" [Novasem / ATELIER ARSº] 30 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891534/novasem-atelier-arso> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.