Fazenda Avaré / Sandra Sayeg Tranchesi Arquitetura

Fazenda Avaré / Sandra Sayeg Tranchesi Arquitetura

Fazenda Avaré / Sandra Sayeg Tranchesi Arquitetura - Porta, VigaFazenda Avaré / Sandra Sayeg Tranchesi Arquitetura - Mesa, Cadeira, Viga, JanelaFazenda Avaré / Sandra Sayeg Tranchesi Arquitetura - Iluminação, Viga, Jardim, PátioFazenda Avaré / Sandra Sayeg Tranchesi Arquitetura - Janela, VigaFazenda Avaré / Sandra Sayeg Tranchesi Arquitetura - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: Sandra Sayeg Tranchesi Arquitetura; Sandra Sayeg Tranchesi Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1530
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tuca Reinés
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hansgrohe, Deca, Ita Construtora, Lightworks, NS Brazil, P&P Engenharia, Pedras Bellas Artes, Siligran
  • Arquitetos Colaboradores: Bruno Leria, Verena Miklautz, Catherina Cimerman
  • Construtora: P&P Engenharia
  • Arquiteta Responsável: Sandra Sayeg Tranchesi
  • Cidade: Avaré
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Fazenda Avaré / Sandra Sayeg Tranchesi Arquitetura - Fachada, Janela
© Tuca Reinés

Descrição enviada pela equipe de projeto. A demolição total era uma possibilidade para a nova sede da fazenda, mas após uma análise no local verificou-se que a antiga casa tinha uma ótima implantação e seria possível aproveitar as fundações e a estrutura em concreto. Principalmente a laje nervurada entre o primeiro e segundo pavimento, minimizando custos, movimentação de terra e geração de entulhos.

Fazenda Avaré / Sandra Sayeg Tranchesi Arquitetura - Imagem 11 de 31
© Tuca Reinés

A nova estrutura para o segundo pavimento, em madeira laminada colada (MLC) de eucalipto, foi escolhida pelo seu conceito sustentável, sua beleza estética e pela leveza do material. Com peso próprio inferior ao da alvenaria e telhados antigos, não houve necessidade de prospecções e novos cálculos para adequação de projeto estrutural. A MLC é renovável enquanto matéria prima, apresenta alta resistência mecânica, vencendo grandes vãos e balanços, o que possibilita bastante liberdade no projeto. Por ser industrializada permite rapidez de execução e limpeza nos canteiros da obra.

Fazenda Avaré / Sandra Sayeg Tranchesi Arquitetura - Janela, Viga
© Tuca Reinés
Elevações

Criou-se uma planta livre e simples. A nova casa, aberta, toda ladeada por caixilhos de vidro e madeira, privilegia a vista da represa e do lindo pôr do sol da região e, garante iluminação e ventilação naturais. Foram implantados sistema de aproveitamento de águas pluviais, painéis solares, instalação de sheds com a promoção de ventilação cruzada, reduzindo o consumo de energia e preservando o bem estar dos moradores.

Fazenda Avaré / Sandra Sayeg Tranchesi Arquitetura - Viga
© Tuca Reinés

No andar superior um grande vão definido por uma cobertura reticulada de madeira e vidro, conecta os dormitórios com a área social e de serviço. A entrada da casa se dá através deste espaço, que é acessado por uma passarela. Na ala dos dormitórios, pilares e vigas de MLC foram ancorados na laje existente. Na ala de estar, vigas de madeira, de 14 metros de extensão foram colocadas sobre os pilares e vigas remanescentes de concreto, formando balanços de 4,5 metros ao longo do grande terraço que circunda a área de estar.

Fazenda Avaré / Sandra Sayeg Tranchesi Arquitetura - Mesa, Cadeira, Viga, Janela
© Tuca Reinés
Planta - Térreo

No pavimento inferior, a planta tem setorização semelhante ao piso superior proporcionando privacidade e um outro acesso para quem vem da piscina e represa. Porém com dimensionamento adaptado a estrutura de concreto remanescente. O concreto e a madeira se diferenciam e complementam com pesos e sensações opostas. A grande laje nervurada em concreto soma-se a leveza da nova estrutura de madeira, e a divisão de espaços do projeto, num jogo de cheios e vazios, foi pensada para dar leveza a grande dimensão do projeto.

Fazenda Avaré / Sandra Sayeg Tranchesi Arquitetura - Mesa, Cadeira, Viga, Janela
© Tuca Reinés
Planta - Pavimento Inferior

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Fazenda Avaré / Sandra Sayeg Tranchesi Arquitetura" 05 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891523/fazenda-avare-sandra-sayeg-tranchesi-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.