O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. Sandra Sayeg Tranchesi Arquitetura
  6. 2014
  7. Fazenda Avaré / Sandra Sayeg Tranchesi Arquitetura

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Fazenda Avaré / Sandra Sayeg Tranchesi Arquitetura

  • 05:00 - 5 Abril, 2018
Fazenda Avaré / Sandra Sayeg Tranchesi Arquitetura
Fazenda Avaré / Sandra Sayeg Tranchesi Arquitetura, © Tuca Reinés
© Tuca Reinés

© Tuca Reinés © Tuca Reinés © Tuca Reinés © Tuca Reinés + 31

© Tuca Reinés
© Tuca Reinés

Descrição enviada pela equipe de projeto. A demolição total era uma possibilidade para a nova sede da fazenda, mas após uma análise no local verificou-se que a antiga casa tinha uma ótima implantação e seria possível aproveitar as fundações e a estrutura em concreto. Principalmente a laje nervurada entre o primeiro e segundo pavimento, minimizando custos, movimentação de terra e geração de entulhos.

© Tuca Reinés
© Tuca Reinés

A nova estrutura para o segundo pavimento, em madeira laminada colada (MLC) de eucalipto, foi escolhida pelo seu conceito sustentável, sua beleza estética e pela leveza do material. Com peso próprio inferior ao da alvenaria e telhados antigos, não houve necessidade de prospecções e novos cálculos para adequação de projeto estrutural. A MLC é renovável enquanto matéria prima, apresenta alta resistência mecânica, vencendo grandes vãos e balanços, o que possibilita bastante liberdade no projeto. Por ser industrializada permite rapidez de execução e limpeza nos canteiros da obra.

© Tuca Reinés
© Tuca Reinés
Elevações
Elevações

Criou-se uma planta livre e simples. A nova casa, aberta, toda ladeada por caixilhos de vidro e madeira, privilegia a vista da represa e do lindo pôr do sol da região e, garante iluminação e ventilação naturais. Foram implantados sistema de aproveitamento de águas pluviais, painéis solares, instalação de sheds com a promoção de ventilação cruzada, reduzindo o consumo de energia e preservando o bem estar dos moradores.

© Tuca Reinés
© Tuca Reinés

No andar superior um grande vão definido por uma cobertura reticulada de madeira e vidro, conecta os dormitórios com a área social e de serviço. A entrada da casa se dá através deste espaço, que é acessado por uma passarela. Na ala dos dormitórios, pilares e vigas de MLC foram ancorados na laje existente. Na ala de estar, vigas de madeira, de 14 metros de extensão foram colocadas sobre os pilares e vigas remanescentes de concreto, formando balanços de 4,5 metros ao longo do grande terraço que circunda a área de estar.

© Tuca Reinés
© Tuca Reinés
Planta - Térreo
Planta - Térreo

No pavimento inferior, a planta tem setorização semelhante ao piso superior proporcionando privacidade e um outro acesso para quem vem da piscina e represa. Porém com dimensionamento adaptado a estrutura de concreto remanescente. O concreto e a madeira se diferenciam e complementam com pesos e sensações opostas. A grande laje nervurada em concreto soma-se a leveza da nova estrutura de madeira, e a divisão de espaços do projeto, num jogo de cheios e vazios, foi pensada para dar leveza a grande dimensão do projeto.

© Tuca Reinés
© Tuca Reinés
Planta - Pavimento Inferior
Planta - Pavimento Inferior

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Sandra Sayeg Tranchesi Arquitetura
Escritório
Cita: "Fazenda Avaré / Sandra Sayeg Tranchesi Arquitetura" 05 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891523/fazenda-avare-sandra-sayeg-tranchesi-arquitetura> ISSN 0719-8906