Edifício de Escritórios Kar – Khaneh / DOT Architects

Edifício de Escritórios Kar – Khaneh / DOT Architects - Mais Imagens+ 33

  • Arquitetos: DOT Architects; DOT Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Deed Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  SIMES
  • Estrutura: Jalal Sajadian
  • Cliente: Mahnaz Sayah sina
  • Arquitetos Responsáveis: Arash Pirayesh, Mehran Haghbin
  • Equipe: Mona Eghtesadi, Tooka Mahmodian, Bahar Ehsan
  • Cidade: Teerã
  • País: Irã
Mais informaçõesMenos informações
© Deed Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício Kar – Khaneh foi implantado em um terreno que apresenta uma série de restrições devido ao seu entorno. Considerando as regulamentações locais e os edifícios vizinhos, seu limite oeste tem um recorte em 45 graus enquanto que no leste o edifício deve ter um recuo de 10 metros por causa da geometria de seu terreno que é mais comprida.  

© Deed Studio
Diagrama 2
© Deed Studio

Já sua fachada sul permite a entrada de luz natural e fornece vistas para o entorno, característica importante considerando que seu cliente é uma empresa criativa que demanda longas horas de trabalho. Dessa forma, além das áreas de  gestão, espaços de trabalho e de reuniões, existe a necessidade de áreas para descanso e recreação. 

© Deed Studio

O acesso vertical está localizado na extremidade norte do projeto, marcado por um vazio que permite a entrada de luz natural nas escadas e nos escritórios da fachada norte. Além disso, uma parede verde acompanha o vazio, trazendo frescor e natureza para dentro do edifício.

© Deed Studio

Os programas foram organizados verticalmente dentro do edifício, sendo que as salas de reunião estão localizadas nos pavimentos mais altos, as estações de trabalho e salas de brainstorming foram colocadas nos pavimentos intermediários, o estacionamento está no piso térreo e as áreas de descanso e confraternização foram implantadas no subsolo. 

Corte A

Por conta do tamanho reduzido do lote, e buscando aumentar a eficiência de sua ocupação e criar flexibilidades de uso no interior, a maior parte das áreas mais fechadas como os serviços gerais de manutenção, salas de arquivos e prateleiras de livros foram colocadas em caixas sólidas na fachada norte. 

© Deed Studio

Como resposta ao limite imposto por seu entorno, definindo um recorte de 45 graus na área útil, a fachada sul foi formada a partir de um padrão rítmico que é resultado de uma dinâmica entre massas sólidas e aberturas. O resultado é uma fachada com recuos e avanços voltados para a rua, que dão uma dinâmica particular ao edifício, ainda mais valorizada pelo jogo de luz e sombra durante o passar do dia.  

Detalhe

Por causa de uma diferença de 10 metros entre o lote e seu vizinho a leste, esta fachada é cega e tratada com cimento na cor branca. Com o objetivo de criar um objeto na paisagem, as outras duas fachadas também foram acabadas com cimento branco. Este cimento foi tratado com aditivos e foi aplicado em grandes áreas divididas por perfis de aço U para evitar rachaduras e fissuras no plano. O uso de dupla camada de material anti-estático no cimento reduz sua capacidade de absorção de poluentes. Para criar um padrão na fachada, foi aplicado uma forma na última camada de revestimento criando uma estampa de linhas horizontais.

Tanto a parede verde no vazio quanto as floreiras na fachada sul são equipadas com um sistema de irrigação automático que usa as águas cinzas do edifício para a rega.

© Deed Studio

A equipe de projetos se esforçou para criar um espaço dinâmico para os funcionários da empresa, instigando a criatividade no ambiente de trabalho.  

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Teerã, Irã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício de Escritórios Kar – Khaneh / DOT Architects" [Kar – Khaneh Office Building / DOT Architects] 29 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891518/edificio-de-escritorios-kar-nil-khaneh-dot-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.