Escola Quase Invisível / ABLM arquitectos

Escola Quase Invisível / ABLM arquitectos - Imagem 2 de 23Escola Quase Invisível / ABLM arquitectos - Imagem 3 de 23Escola Quase Invisível / ABLM arquitectos - Imagem 4 de 23Escola Quase Invisível / ABLM arquitectos - Imagem 5 de 23Escola Quase Invisível / ABLM arquitectos - Mais Imagens+ 18

Villares de la Reina, Espanha
  • Arquitetos: ABLM arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2618
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AQUAPANEL, Ceràmica Cumella, Cortizo, Gradhermetic, Knauf, STACBOND
  • Arquitetos Responsáveis: Arturo Blanco Herrero, Laura Martínez Arribas
  • Colaboradores: Sergio Azogra, Isaac Bachiller, Nacho Alonso, Verónica Fernández, Inés Gutierrez
  • Aparelhador: Ángel García
  • Engenharia: Fernando Aguado
  • Estrutura: Jacinto de la Riva
  • Cidade: Villares de la Reina
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Escola Quase Invisível / ABLM arquitectos - Imagem 11 de 23

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na área metropolitana da cidade de Salamanca, o município de Villares da Reina destaca-se por sua extraordinária transformação durante as últimas décadas ao acolher um dos polígonos industriais da cidade. As mudanças distorceram a escala urbana e transformaram as condições materiais da paisagem. O colégio, quase invisível, propõe uma reflexão sobre a escala doméstica desse tipo de infraestrutura onde os pequenos devem encontrar espaços que possam sonhar. 

Escola Quase Invisível / ABLM arquitectos - Imagem 8 de 23
Escola Quase Invisível / ABLM arquitectos - Imagem 18 de 23
Diagrama do Programa
Escola Quase Invisível / ABLM arquitectos - Imagem 2 de 23

A planta acessível desde o exterior é uma grande base de material cerâmico formada por peças verticais de sete cores fabricadas por Toni Cumella, que simbolizam, ao mesmo tempo, a igualdade e a singularidade de cada criança, recorrendo e adotando a escala dos pátios e áreas de jogos. As partes superiores são revestidas com painel de alumínio Stacbond com acabamento espelhado. Essas superfícies se desvanecem refletindo o céu e também as árvores do perímetro fazendo com que esse segundo nível construído, necessário ao programa, desapareça como um jogo mágico e a infraestrutura escolar recupere dimensões mais domesticadas. 

Escola Quase Invisível / ABLM arquitectos - Imagem 10 de 23
Escola Quase Invisível / ABLM arquitectos - Imagem 21 de 23
Fachadas
Escola Quase Invisível / ABLM arquitectos - Imagem 7 de 23

O material cerâmico vitrificado fabricado por Toni Cumella é composto por peças de três dimensões: 500 x 200mm, 450 x 150mm e 400 x 100mm, todas de 20mm de espessura. Foram utilizadas sete cores diferentes e sua aplicação na obra é feita em linhas verticais da mesma largura e mesma cor, recebidas com adesivo C1 s/En-12004 Cleintex porcelânico sobre placa Aquapanel. 

Escola Quase Invisível / ABLM arquitectos - Imagem 23 de 23
Detalhes

Para sua fabricação, as peças cerâmicas são cozidas em alta temperatura (1250°C). Elas pertencem ao grupo A1 da norma europeia DIN EN14411:2012, com uma absorção de água por volta de 3% para cumprir com os requisitos de resistência e poder serem instaladas no exterior sem problemas. O processo de fabricação começa com a elaboração da pasta cerâmica segundo as características próprias de Cumella. A seguir cria-se a extrusão com o molde metálico, passando para a parte de secagem para alcançar as propriedades adequadas que deve ser de 4 a 5 dias, evitando o processo rápido em que a água evapora muito depressa e as peças são rompidas. Após isso, chega-se ao esmaltado com cor escolhida e a colocação ao forno de cada peça manualmente, com uma cocção a 1250°C em um processo de 24 horas (12h de 0 a 1250 e 12 h. de 1250 a 0). Posteriormente, retira-se as peças do forno e finaliza-se com a inspeção visual de cada uma antes da embalagem. 

Escola Quase Invisível / ABLM arquitectos - Imagem 4 de 23

Originalmente publicado em Março 31, 2018. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:37184 Villares de la Reina, Salamanca, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Quase Invisível / ABLM arquitectos" [ The Almost Invisible School / ABLM arquitectos] 20 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891494/escola-quase-invisivel-ablm-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.