Apartamento Petrópolis / Renata Ramos Arquitetura

Apartamento Petrópolis / Renata Ramos Arquitetura - Bacia Sanitária, BanheiroApartamento Petrópolis / Renata Ramos Arquitetura - Bancada, Prateleira, Janela, CadeiraApartamento Petrópolis / Renata Ramos Arquitetura - Sofá, MesaApartamento Petrópolis / Renata Ramos Arquitetura - Iluminação, Cama, Janela, DormitórioApartamento Petrópolis / Renata Ramos Arquitetura - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: Renata Ramos Arquitetura; Renata Ramos Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  70
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gabriel Carpes
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Casa Rima, Contemporanea, Deca, Electrolux, Eliane, Estofaria Belo, Ladrilhart, Marcenaria Baraúna, Mube Design, Riomar Móveis
  • Clientes: Luana e Maurício
  • Autoras: Renata Santiago Ramos, Laís Adib
  • Arquiteta Responsável: Renata Santiago Ramos
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Petrópolis / Renata Ramos Arquitetura - Mesa, Janela, Viga
© Gabriel Carpes

Descrição enviada pela equipe de projeto. O conjunto de apartamentos no qual esta situado o projeto tem como proposta a flexibilidade de layout nas unidades, de forma que cada morador tenha autonomia na configuração dos seus ambientes. Por esta razão os apartamentos foram entregues apenas com um banheiro e os pontos principais de infraestrutura da cozinha. Os demais espaços, íntimos e sociais, puderam ser definidos conforme a demanda dos clientes, um casal.

Planta
Apartamento Petrópolis / Renata Ramos Arquitetura - Dormitório
© Gabriel Carpes

O projeto estabeleceu a área íntima através da criação de dois dormitórios e inseriu, junto de um deles, um novo banheiro de uso privativo. A definição dos dormitórios se dá através da inserção de um núcleo de cor preta, composto por paredes leves e marcenaria. Na sala de estar, adotou-se um sistema modular de prateleiras e nichos, estruturados por cremalheiras metálicas, possibilitando alterar a disposição e quantidade de suportes de acordo com novas necessidades. Inserida neste sistema há uma bancada de trabalho e estudo para a cliente, professora de biologia, além dos equipamentos eletrônicos, livros e objetos do casal.

Apartamento Petrópolis / Renata Ramos Arquitetura - Imagem 8 de 33
© Gabriel Carpes

Há integração visual e de uso entre cozinha, jantar e estar, favorecendo o cotidiano dos clientes que têm por habito receber amigos e familiares e são entusiastas da gastronomia. A área de jantar estabelece a interface entre a sala de estar e cozinha e pode comportar até oito pessoas. A cozinha constitui-se de uma linha de trabalho, composta pela bancada com tampo em aço inox para preparo, cocção e higienização e uma linha de armazenamento, configurada pelo grande armário em marcenaria cinza que acompanha toda a extensão da parede divisa com os banheiros. 

Corte A
Apartamento Petrópolis / Renata Ramos Arquitetura - Sofá, Mesa
© Gabriel Carpes

Desde as primeiras conversas, os clientes demonstraram a busca por uma casa acolhedora e manifestaram a vontade de expressar receptividade e despojamento, no layout e na escolha de cores, materiais e texturas. São inspirados, por seus gostos, objetos e registros de viagens, na identidade brasileira e latino-americana. Observando estas considerações, adotou-se o uso de madeira em diferentes tons nos móveis e tecidos naturais como sisal e couro, elementos cuja calidez estabelecem contraste com o frio do teto, em concreto aparente e do piso, em cimento queimado.

Apartamento Petrópolis / Renata Ramos Arquitetura - Bancada, Cozinha, Pia
© Gabriel Carpes

O primeiro móvel que o apartamento recebeu foi o banquinho Girafa, de Lina Bo Bardi, Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki. O casal de clientes levou o banco para o apartamento vazio, como uma forma bem-humorada de apropriação do lugar. Este fato deixou claro que o banquinho deveria assumir um papel de destaque. Ele está posicionado na entrada da área de estar, no eixo visual a partir da porta de entrada. Ele dá as boas-vindas a quem chega no apartamento Petrópolis.

Diagramas
Apartamento Petrópolis / Renata Ramos Arquitetura - Mesa, Cadeira, Iluminação, Bancada, Viga
© Gabriel Carpes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre, RS, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Petrópolis / Renata Ramos Arquitetura" 30 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891446/apartamento-petropolis-renata-ramos-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.