Centro Educacional Pioneiro / STUDIO DLUX

Centro Educacional Pioneiro / STUDIO DLUX - Imagem 2 de 20Centro Educacional Pioneiro / STUDIO DLUX - Imagem 3 de 20Centro Educacional Pioneiro / STUDIO DLUX - Imagem 4 de 20Centro Educacional Pioneiro / STUDIO DLUX - Imagem 5 de 20Centro Educacional Pioneiro / STUDIO DLUX - Mais Imagens+ 15

Vila Mariana, Brasil
  • Arquitetos: STUDIO DLUX
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  180
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Guilherme Pucci
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Fineflex, Huna Marcenaria, JN Vidros, Metadil, Pluripiso
Centro Educacional Pioneiro / STUDIO DLUX - Imagem 13 de 20
© Guilherme Pucci

Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório paulistano de arquitetura e design Studio dLux foi convidado pelo Centro Educacional Pioneiro para a elaboração de um projeto. O colégio buscava uma renovação de seus espaços, que pudessem transmitir mais modernidade e inovação. Para a atualização, três ambientes foram selecionados: a sala dos professores, a sala de tecnologia e a biblioteca.

Centro Educacional Pioneiro / STUDIO DLUX - Imagem 17 de 20
© Guilherme Pucci

Os professores precisavam de um espaço mais adequado para permanecerem entre as aulas. Com a expansão do ambiente, foi possível criar mais estações de trabalho, incluindo uma mesa em ‘’L’’ e uma compartilhada para oito pessoas. Além disso, para atender a mais necessidades, foram criados um espaço de descanso, uma pequena copa e móveis para armazenamento.

Centro Educacional Pioneiro / STUDIO DLUX - Imagem 19 de 20
Sala dos professores
Centro Educacional Pioneiro / STUDIO DLUX - Imagem 12 de 20
© Guilherme Pucci

A antiga sala de tecnologia era pequena para comportar os alunos, professores e estocagem. Pensando nisso, foi feita uma ampliação de 1,70 metros lineares, com um acréscimo de 10,00m² em relação à área inicial. Um grande móvel composto de nichos e armários em compensado de pinus e tons verdes de fórmica foi desenhado pelo Studio, a fim de acomodar todo o material utilizado nas aulas e separar a área dos professores e dos alunos. Este armário divisória segue um desenho assimétrico e foi deixado um vão entre a sua parte inferior e superior. Para o fechamento do mesmo, foram instalados vidros, o que permitiu uma integração visual entre as duas áreas.

Centro Educacional Pioneiro / STUDIO DLUX - Imagem 20 de 20
Sala TE
Centro Educacional Pioneiro / STUDIO DLUX - Imagem 6 de 20
© Guilherme Pucci

Uma das principais demandas para a biblioteca é que esta fosse vista pelo lado de fora. Por isso, foram colocados vidros à meia altura, que permitem a quem transita pelo corredor observar esse espaço renovado e alegre, com suas chapas de madeira em um degradê de azul que preenchem todo o teto. Estes mesmos tons foram usados na parede ao fundo da biblioteca, compondo um grafismo com a cor da escola. As estantes foram mantidas baixas para permitir maior contato entre os alunos que ali frequentam. As centrais possuem rodízios em sua parte inferior, permitindo uma maior flexibilidade dentro do recinto. Com o intuito de criar espaços de permanência, foi pensado em bancos para os alunos sentarem entre as estantes e pequenas arquibancadas em formato hexagonal. Além disso, foram desenvolvidos espaços para trabalhos em grupo, como os móveis em formato de casa.

Centro Educacional Pioneiro / STUDIO DLUX - Imagem 18 de 20
Biblioteca
Centro Educacional Pioneiro / STUDIO DLUX - Imagem 4 de 20
© Guilherme Pucci

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vila Mariana, São Paulo - São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Educacional Pioneiro / STUDIO DLUX" 10 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891422/centro-educacional-pioneiro-studio-dlux> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.