Moradia Estudantil Lucien Cornil / A+Architecture

Moradia Estudantil Lucien Cornil / A+Architecture - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: A+Architecture; A+Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  12000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Benoit Wehrlé
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ARBONIS, ARBONIS and CHIRI, ARCADE, ART DECO, Atlas Schindler, CIBETANCHE, Rondy Forestier, SFA Peinture
  • Inspeção De Organização: Alpes Contrôle
  • Segurança No Trabalho: QUALICONSULT
  • Estrutura E Acústica: TPFI
  • Sustentabilidade: Celsius Environnement
  • Economista : L’Echo
  • Moe Exe – Opc: Arteba
  • Construtor: Travaux du Midi (Vinci)
  • Marcenaria : Arbonis (Vinci)
  • Cliente: Crous de Aix-Marseille Avignon
  • Programa: Construção em madeira de 200 acomodações em um edifício de 8 pavimentos na Cité U Lucien Cornil
  • Cidade: Marselha
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Benoit Wehrlé

Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório A+Architecture projetou um dos maiores edifícios em altura com estrutura de madeira da França, a moradia estudantil Lucien Cornil. Este edifício de oito pavimentos localizado em Marselha é resultado de um ambiente propício e um período bem sucedido de construção. Sua abordagem sensitiva em relação ao seu contexto urbano faz dessa estrutura com 200 acomodações um edifício funcional, confortável e aberto a cidade.

Implantação

Formado por três alas, o projeto se beneficia de um piso térreo alto e sótãos nos dois últimos pavimentos, além de espaços internos de qualidade. Sua diferença de gabarito varia de acordo com os edifícios de seu entorno, deixando espaço para que a cidade respire mesmo em uma região adensada. 

© Benoit Wehrlé

Enquanto a maior parte dos dormitórios está voltada para o jardim interno, um espaço silencioso e relaxante, aqueles voltados para a rua estão posicionados de  frente para a via menos movimentada e mais tranquila. No ambiente urbano a escolha pela madeira foi óbvia. Uma obra menos agressiva, um cronograma otimizado e o comprometimento dos futuros residentes convenceram a CROUS, cliente responsável pelas habitações estudantis, a embarcar nessa empreitada. 

© Benoit Wehrlé
© Benoit Wehrlé

A madeira é encontrada em todas as coberturas e paredes acústicas dos dormitórios, além de estar presente também nos corredores e nas salas de estar, sendo evitada somente nas superfícies que evidenciam seu envelhecimento. Essa presença forte oferece uma ambiência confortável e relaxante aos espaços internos, além de auxiliar no conforto acústico. Os painéis de madeira laminada ampliam essa ambiência com seu aroma florestal. 

© Benoit Wehrlé

O uso de CLT, Cross Laminated Timber, limita o consumo de energia e oferece uma excelente pegada de carbono: "O edifício foi projetado para ser confortável ambientalmente e acusticamente eficiente, mantendo ainda linhas consistentes e um orçamento competitivo", aponta a equipe do escritório A+Architecture. 

© Benoit Wehrlé

O revestimento é outro assunto. Um painel curvo perfurado é alternado com telhas de alumínio para misturar as linhas, reduzindo a escala e quebrando a regularidade dos volumes. Esta pele perfurada envolve um plano de vidro translúcido, transformando o edifício em um ponto luminoso durante a noite.  

© Benoit Wehrlé

O paisagismo do jardim interno aponta para a cidade e é reservado para confraternizações, enquanto que a grande praça que integra a entrada da rua Saint Pierre destaca o pinheiro cuidadosamente preservado. 

Planta - 1º Pavimento

A iluminação é valorizada em todo o projeto. Em alguns pontos ela é filtrada pela pele perfurada, nas partes mais altas das salas de estar, em outros, como nos dormitórios, ela é levemente ocultada por persianas que fecham toda a abertura.

© Benoit Wehrlé

Em uma área adensada, sua localização e sua implantação permitiu que tanto as áreas comuns quanto a circulação se abrissem para a cidade, oferecendo vistas de seu entorno.  

© Benoit Wehrlé

A estrutura de madeira combinada com um projeto sensitivo e funcional de arquitetura, oferecem uma solução de vanguarda, inovadora e respeitosa com o meio ambiente. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Marselha, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Moradia Estudantil Lucien Cornil / A+Architecture" [Lucien Cornil Student Residence / A+Architecture] 27 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891349/moradia-estudantil-lucien-cornil-a-plus-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.