Embaixada do Egito / PROMONTORIO

Embaixada do Egito / PROMONTORIO - FachadaEmbaixada do Egito / PROMONTORIO - Viga, Janela, Pilar, CorrimãoEmbaixada do Egito / PROMONTORIO - JanelaEmbaixada do Egito / PROMONTORIO - Imagem 5 de 26Embaixada do Egito / PROMONTORIO - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: PROMONTORIO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1510
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Morgado
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ferro-Wic, Mota Engil, WoodCare
Embaixada do Egito / PROMONTORIO - Janela
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova Embaixada da República Árabe do Egipto localiza-se no Bairro do Restelo em Lisboa, num lote na Avenida Dom Vasco da Gama, tipologicamente caracterizada por uma série de moradias dos anos 40 e 50, muitas das quais foram gradualmente convertidas em espaços de representação diplomática.

Embaixada do Egito / PROMONTORIO - Viga, Janela, Pilar, Corrimão
© João Morgado

O edifício de embaixada é aquele que por excelência incorpora a noção de identidade nacional.  É tanto um porto de abrigo e um refúgio seguro dos seus concidadãos, como é a representação externa do Estado ao mais alto nível.  Deve combinar a ideia de acolhimento e segurança, com os valores simbólicos da história do país e da sua cultura.  Neste caso, a compacidade do volume resultante das restrições regulatórias do lote serviu como metáfora do projecto, evocando a tradição fundadora do Egipto em toda a sua emanação estereotómica; a qual por sua vez enfatiza uma certa ideia de solenidade, um elemento essencial do protocolo da embaixada.

Embaixada do Egito / PROMONTORIO - Imagem 25 de 26
Axonométrica

Neste contexto, o edifício funciona como um monólito composto por três lajes expressivas em betão aparente intercalado por uma massa de baixos-relevos discretamente evocativa dos padrões geométricos da antiguidade egípcia.  Seguindo o princípio clássico da trave e intercolúnio, estas paredes são interrompidas em posições específicas para a abertura de vãos.  No andar superior, os cunhais recuam formando varandas rectangulares numa sequência de rotações orientadas de esquina para esquina.  A cor antracite do pigmento nos painéis de betão GRC realça a monumental gravitas do conjunto que simultaneamente contrasta com a leveza dos caixilhos, em aço galvanizado metalizados à cor bronze.

Embaixada do Egito / PROMONTORIO - Janela, Fachada
© João Morgado

A clareza dos circuitos públicos e privados, assim como a total visibilidade e controle no acesso dos visitantes, foi um dado essencial no desenvolvimento do conceito e da própria implantação do edifício.  Posicionado ao centro do lote e rodeado por um estreito jardim, na tradição Lisboeta dos palacetes do séc. XIX, o acesso automóvel é feito a partir da Avenida Dom Vasco da Gama, através de uma rampa suave. No lado oposto, uma portaria de segurança vigia e filtra o acesso público respectivamente, à embaixada e ao consulado.

Embaixada do Egito / PROMONTORIO - Imagem 26 de 26
Corte de Detalhes

No interior, a escolha de materiais nobres e simples reflectiu a preocupação de garantir um envelhecimento digno, além da reduzida manutenção.  Nesse sentido, as áreas públicas são em grandes lajes de mármore branco com lambris e apainelados em madeira maciça lacada.  Por último, uma monumental escadaria liga os três pisos numa lógica teatral que se sugere quase como um cenário Wagneriano, sendo revestida a prumos de madeira maciça que migram dos degraus e das guardas para as paredes, formando um único painel envolvente.  Este núcleo central é por sua vez coroado por uma claraboia em caixotão, cuja luz é filtrada por um tecto suspenso em padrões islâmicos de onde emana uma luz caleidoscópica que recorta diferentes jogos de sombras ao longo do dia.

Embaixada do Egito / PROMONTORIO - Fachada
© João Morgado
Embaixada do Egito / PROMONTORIO - Imagem 5 de 26
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Dom Vasco da Gama, 1400 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Embaixada do Egito / PROMONTORIO" 04 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891343/embaixada-do-egito-promontorio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.