Hotel GCP / Atelier LAVIT

Hotel GCP / Atelier LAVIT - Mais Imagens+ 31

Sorgues, França
  • Arquitetos: Atelier LAVIT
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marco Lavit Nicora
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Reynaers Aluminium
  • Arquiteto Responsável: Marco Lavit Nicora
  • Estrutura: Nid Perche / créateur d'hébergements insolites
  • Construtora: Nid Perche / créateur d'hébergements insolites
  • Cliente: Cabanes des Grands Cépages
  • Cidade: Sorgues
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Marco Lavit Nicora

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este eco-hotel está localizado em uma reserva de pesca em Avignon, na França. As 10 suítes evocam edificações primitivas às margens do lago; flutuando na água como jangadas ou em palafitas. O trabalho arquitetônico combina perfeitamente com os tubos lacustres dos quais retoma e racionaliza o elegante impulso vertical. As diferentes densidades das telas de madeira verticais ao redor da cabana garantem a privacidade de seus clientes, bem como os protegem do sol e do vento.

© Marco Lavit Nicora

Construir em um lago cercado por vinhedos no sul da França é um desafio. Em um lugar mágico e intocado como a vegetação mediterrânea, a natureza é a única protagonista da cena. O imperativo para o arquiteto continua sendo a simbiose absoluta com a paisagem existente. Os clientes imaginaram este projeto de alojamento ecológico escolhendo como local uma incrível reserva de pesca em Châteauneuf-du-Pape, a poucos quilômetros de Avignon.

© Marco Lavit Nicora

Dez suítes, simples porém sofisticadas, lembrando construções primitivas em juncos de lago: flutuando na água como jangadas, em pilotis ao longo das margens com palafitas reais ou subterrâneas. As eco-pousadas dos Grands Cépages erguem-se ao longo do lago de La Lionne, sempre preservando a privacidade dos habitantes.

© Marco Lavit Nicora

A arquitetura dialoga perfeitamente com os juncos do lago, assumindo o ímpeto ascendente vertical e elegante e, em seguida, racionalizando seu arranjo, muito mais geométrico, regular e repetitivo. Desta forma, as cabanas permanecem escondidas por uma tela de madeira, como um pano de luz, que além de ser a mesma estrutura para os parapeitos e a pérgula, filtra a visão direta nos terraços de cada cabana, permitindo a proteção contra o sol e o vento.

Cortes / Plantas

A mudança das estações e das horas do dia transforma constantemente a presença e a dinâmica da cabana com a paisagem. Com folhas das árvores, a arquitetura se integra com a paisagem em perfeita camuflagem. No inverno, no entanto, com a terra e o lago reunidos sob um manto de neve, fazem com que as linhas verticais da arquitetura reflitam na água. Durante o dia, a experiência dentro da suíte é um jogo de luz e sombra com o sol filtrado pela tela projetando motivos sempre em movimento no chão. As lacunas aleatórias fornecem imagens abstratas de vegetação, lago e céu. Após o pôr do sol, o efeito é invertido, imersa na escuridão e iluminada apenas pela lua, a cabana evoca uma lanterna, irradiando a luz dourada interna entre as ripas de madeira.

© Marco Lavit Nicora

A fim de simplificar o projeto em um local remoto, a obra foi amplamente pré-fabricada em um ateliê de madeira. Os componentes foram numerados, desmontados e reconstruídos no local em 3 meses. A pré-fabricação reduziu os custos de produção e os custos no local durante a instalação, afetando o mínimo possível a paisagem.

© Marco Lavit Nicora

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lac de la Lionne, 84700 Sorgues, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel GCP / Atelier LAVIT" [GCP Wood Cabins Hotel / Atelier LAVIT] 01 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891167/hotel-gcp-atelier-lavit> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.