Casa Granada / Estúdio HAA!

Casa Granada / Estúdio HAA!

Casa Granada / Estúdio HAA! - Mesa, Cadeira, Janela, VigaCasa Granada / Estúdio HAA! - Mesa, Cadeira, JardimCasa Granada / Estúdio HAA! - IluminaçãoCasa Granada / Estúdio HAA! - FachadaCasa Granada / Estúdio HAA! - Mais Imagens+ 32

Nova Granada, Brasil
  • Arquitetos: Estúdio HAA!
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  285
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alupoli, Casa dos Construtore, Dantecolor, Pedregal, Perfil Casa
  • Arquiteto Responsável: Homã Alvico
  • Colaboradores: Marcela Céspedes, Luiza Andrade
  • Administrador De Obra: Felipe Zevoli
  • Cidade: Nova Granada
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Granada / Estúdio HAA! - Fachada
© Evandro Nunes de Oliveira – Bevah Fotografia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa localizada na cidade de Nova Granada, interior de São Paulo, respeita alguns princípios inicialmente estabelecidos, alguns relativos à produção do escritório, e alguns referentes às preferencias do cliente.

Casa Granada / Estúdio HAA! - Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Evandro Nunes de Oliveira – Bevah Fotografia

Dos princípios do Estúdio, vem a comunicação franca e generosa com a área externa, iluminação e ventilação natural abundante. E o desestimulo às alterações radicais na topografia do sitio, sempre que possível buscamos manter as características pré-existentes.  Tanto por evitar transtornos técnicos, custos e diminuir o impacto da nova implantação.

Casa Granada / Estúdio HAA! - Iluminação
© Evandro Nunes de Oliveira – Bevah Fotografia

Neste projeto em questão, como o terreno entregue era totalmente plano, fruto da planificação do loteamento décadas atrás, buscamos transferir o desnível original para a cobertura do bloco leve, de forma a simular o espelhamento do terreno natural, enquanto o nível de piso permanece constante em todo o terreno.

Casa Granada / Estúdio HAA! - Imagem 34 de 37
Planta - Térreo
Casa Granada / Estúdio HAA! - Imagem 35 de 37
Planta - 1° Pavimento

Dos clientes vieram os pedidos pelo uso de pé-direito duplo na área social, e uma grande varanda com vista para a zona rural da cidade, além do programa básico de compartimentos.

Casa Granada / Estúdio HAA! - Mesa, Cadeira, Jardim
© Evandro Nunes de Oliveira – Bevah Fotografia

O projeto é dividido em três blocos. O primeiro, o bloco rígido, contendo: sala de tv, cozinha e lavabo no primeiro pavimento, dormitórios, banho social, escritório e varanda no segundo pavimento. Este bloco foi realizado em estrutura de concreto armado, com um jogo de vigas invertidas, grandes vãos e pequenos planos de laje em balanço. A escada de acesso ao segundo pavimento é feita a partir do chumbamento de peças metálicas desenhadas sob medida com a sobreposição de pisadas de madeira, a proteção lateral da escada é realizada em cabo de aço que sai dos degraus até a laje de cobertura do segundo pavimento.

Casa Granada / Estúdio HAA! - Imagem 16 de 37
© Evandro Nunes de Oliveira – Bevah Fotografia

Já o segundo bloco, o bloco leve, que abriga as salas de estar e jantar, com ligação ao jardim lateral, foi realizado em estrutura metálica e vidro, o objetivo era possibilitar uma integração com o jardim, tornando o limite entre interno/externo mais sutil, pois ora o jardim entra na sala de estar e ora “janta-se no jardim”. A cobertura deste bloco colabora também para criar uma atmosfera de espaço externo, com a entrada generosa de luz natural, vivência da chuva e farfalhar de folhas.

Casa Granada / Estúdio HAA! - Tijolo
Gif. Image Cortesia de Estúdio HAA!

Logo após o bloco leve encontra-se a suíte principal no nível térreo, que foi um dos pedidos dos clientes, não precisarem subir escadas caso não quisessem. A suíte conta ainda com integração à área externa.

Casa Granada / Estúdio HAA! - Fachada
© Evandro Nunes de Oliveira – Bevah Fotografia

Na área externa há a edícula que comporta área de serviço, banheiro e churrasqueira, fazendo frontalidade para a piscina e jardim.

Casa Granada / Estúdio HAA! - Fachada, Jardim, Aido, Pátio
© Evandro Nunes de Oliveira – Bevah Fotografia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Granada / Estúdio HAA!" 27 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891087/casa-granada-estudio-haa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.