O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Brasil
  5. PJV Arquitetura
  6. 2017
  7. Ed. Residencial N 07 / PJV Arquitetura

Ed. Residencial N 07 / PJV Arquitetura

  • 05:00 - 23 Março, 2018
Ed. Residencial N 07 / PJV Arquitetura
Ed. Residencial N 07 / PJV Arquitetura, © Alexandre Zelinski
© Alexandre Zelinski

© Alexandre Zelinski © Alexandre Zelinski © Alexandre Zelinski © Alexandre Zelinski + 52

  • Arquitetos

  • Localização

    Piçarras, SC, Brasil
  • Arquiteto responsável

    Pablo José Vailatti
  • Área

    632.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

  • Colaboradores

    Ana Meirinho Neves I Vinícius Schewe
  • Projeto estrutural

    Anamélia Adriano
  • Projeto elétrico

    Luiz Negri
  • Projeto hidráulico

    Anamélia Adriano
  • Execução da obra

    Pablo J. Vailatti
  • Cliente

    PJV Arquitetura
  • Construtora

    GHS Construções
  • Mais informações Menos informações
© Alexandre Zelinski
© Alexandre Zelinski

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício Residencial N 07 é um edifício constituído por seis apartamentos residenciais, localizado em Balneário Piçarras, litoral norte de Santa Catarina.

O terreno escolhido está próximo a avenida principal, com bela vista para o mar e possui apenas 244 metros quadrados, sendo 12 metros de frente por 22 metros de comprimento.

A proposta busca oferecer ao mercado um edifício com arquitetura contemporânea autoral, sem os vícios e repetições que o mercado imobiliário apresenta.

© Alexandre Zelinski
© Alexandre Zelinski

O projeto arquitetônico buscou resolver o programa proposto, através das seguintes premissas básicas: criar uma solução estrutural clara, que possa orientar a própria forma da edificação, criar um pavimento térreo o mais livre possível, implantar a edificação buscando a melhor relação com o entorno e as vistas da paisagem local, utilizar materiais na sua condição bruta, como concreto e tijolo aparente, evitando o uso de revestimentos externos.

© Alexandre Zelinski
© Alexandre Zelinski

Formalmente, a arquitetura apresenta uma linguagem universal, simples e clara, fazendo uso de linhas retas e elementos abstratos. Sacadas em balanço e vigas em concreto aparente formatam as fachadas frontal e posterior do edifício. Duas torres em alvenaria preta perfuradas na parte superior desenham as chaminés das churrasqueiras. E a platibanda superior em concreto aparente com 1,2 metros de altura busca criar um coroamento para a edificação.

© Alexandre Zelinski
© Alexandre Zelinski

O princípio fundamental do projeto foi não esconder a estrutura em concreto que sustenta o edifício. Sendo assim, as vigas e pilares, bem como as lajes das escadas são deixadas em concreto aparente e são responsáveis, juntamente com as paredes em tijolo aparente, pelo caráter “brutalista” que se almeja para a edificação.

© Alexandre Zelinski
© Alexandre Zelinski

Outra preocupação do projeto foi criar um desenho claro, limpo, que unisse todas as 24 janelas que formam a fachada leste do edifício, e isto foi feito de uma maneira muito simples, apenas pintando de preto e rebaixando em 2 centímetros as partes em alvenaria que conectam estas janelas de quartos e banheiros.

© Alexandre Zelinski
© Alexandre Zelinski

O edifício possui um pavimento térreo e 3 pavimentos tipo. O pavimento térreo é aberto, constituído de pilotis, do núcleo de circulação vertical e das vagas de garagem. Já o pavimento tipo possui um hall central e dois apartamentos por andar. A planta baixa dos apartamentos é bastante simples, possui uma área social única, que compreende cozinha, jantar, estar e varanda, e uma área íntima com os quartos e banheiros. A proposta da varanda social junto a lateral oeste garante a este ambiente uma vista permanente para o mar, mesmo com o surgimento de futuros prédios vizinhos.

Corte B
Corte B

A arquitetura proposta para esta edificação é uma arquitetura contemporânea, honesta, que busca sua referência e sua forma de encarar o projeto nas premissas da arquitetura moderna, dando atenção especial ao que estrutura a edificação, em seguida a sua cobertura, e por fim aos fechamentos e desenho das esquadrias.

© Alexandre Zelinski
© Alexandre Zelinski

Os principais materiais utilizados na obra foram concreto aparente, tijolo aparente, vidro temperados e perfis em alumínio preto. O piso do pavimento térreo é em concreto alisado e o revestimento interno dos pisos em porcelanato fosco retificado, aparência de cimento.

© Alexandre Zelinski
© Alexandre Zelinski

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
PJV Arquitetura
Escritório
Cita: "Ed. Residencial N 07 / PJV Arquitetura" [Residential Building N 07 / PJV Arquitetura] 23 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/891046/ed-residencial-n-07-pjv-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.