Apartamento na Avenida da República / Manuel Tojal Architects

Apartamento na Avenida da República / Manuel Tojal Architects - Imagem 2 de 45Apartamento na Avenida da República / Manuel Tojal Architects - Imagem 3 de 45Apartamento na Avenida da República / Manuel Tojal Architects - Imagem 4 de 45Apartamento na Avenida da República / Manuel Tojal Architects - Imagem 5 de 45Apartamento na Avenida da República / Manuel Tojal Architects - Mais Imagens+ 40

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Francisco Nogueira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Catalano, Efapel, Extrusal, MACIÇA, Mastermat, Pur Natur
  • Construtor: Betalist
  • Carpintaria: Carpinventosa
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento na Avenida da República / Manuel Tojal Architects - Imagem 12 de 45
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na Avenida da República em Lisboa, num famoso edifício modernista, o apartamento encontrava-se no seu estado original antes da intervenção. A intervenção foi desde logo marcada por dois aspetos, respeito pelo projeto existente e o contraste do habitat dos anos 60 com a vivência contemporânea.

Apartamento na Avenida da República / Manuel Tojal Architects - Imagem 2 de 45
© Francisco Nogueira
Apartamento na Avenida da República / Manuel Tojal Architects - Imagem 6 de 45
© Francisco Nogueira

Desta forma, pretendeu-se evidenciar tanto a pré-existência como a intervenção para atingir uma identidade própria, para isso, na área mais privada, mantiveram-se as portas existentes e o desenho geral dos quartos, na cozinha e área de serviço foi aproveitada a pedra lioz e o louceiro. Na área social, composta anteriormente por 3 salas, optou-se por ampliar o espaço, fazendo deste uma grande sala com biblioteca e área de refeições.

Apartamento na Avenida da República / Manuel Tojal Architects - Imagem 23 de 45
© Francisco Nogueira
Apartamento na Avenida da República / Manuel Tojal Architects - Imagem 42 de 45
Planta - Após a Renovação

O ritual da entrada no apartamento foi pensado em vários momentos, passando de um espaço muito amplo, o da entrada do edifico, a um espaço muito pequeno, o da entrada no apartamento. Este espaço de entrada do apartamento foi propositadamente desenhado para ser pequeno, com um pé direito mais baixo e revestido de tapete no piso, paredes e teto, abafando o som no momento da entrada e enfatizando o momento em que se passa desta entrada para um Hall de entrada muito maior, desenhado para funcionar como uma galeria de arte, composta por Hall e Corredor.

Apartamento na Avenida da República / Manuel Tojal Architects - Imagem 4 de 45
© Francisco Nogueira
Apartamento na Avenida da República / Manuel Tojal Architects - Imagem 16 de 45
© Francisco Nogueira

Desta forma o elemento unificador da intervenção e da pré-existência, seria a galeria de arte, que liga área social e privada. Em termos de materialidade, o betão da galeria de arte e área de serviço faz a ponte entre a área social e privada, que tem como material de pavimento réguas de madeira de pinho maciça de grande dimensão típicas da arquitetura portuguesa.

Apartamento na Avenida da República / Manuel Tojal Architects - Imagem 10 de 45
© Francisco Nogueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento na Avenida da República / Manuel Tojal Architects" [Apartment in Avenida da República / Manuel Tojal Architects] 20 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890937/apartamento-na-avenida-da-republica-manuel-cachao-tojal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.