O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Artes Cênicas
  4. França
  5. Dominique Coulon & associés
  6. 2017
  7. Teatro Théodore Gouvy / Dominique Coulon & associés

Teatro Théodore Gouvy / Dominique Coulon & associés

  • 05:00 - 20 Março, 2018
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Teatro Théodore Gouvy / Dominique Coulon & associés
© Eugeni Pons
© Eugeni Pons

© Eugeni Pons © Eugeni Pons © Eugeni Pons © David Romero-Uzeda + 53

  • Arquitetos assistentes

    Jean Scherer, David Romero-Uzeda, Ali Ozku, Fanny Liénart, Grégoire Stouck, Diego Bastos-Romero
  • Concurso

    Olivier Nicollas
  • Supervisão de execução

    Olivier Nicollas
  • Engenharia estrutural

    Batiserf
  • Hidráulica e mecânica

    Solares Bauen
  • Elétrica

    BET G. Jost
  • Monitoramento e controle de custos

    E3 Economie
  • Consultoria de qualidade ambiental

    Solares Bauen
  • Acústica

    Euro Sound Project
  • Cenografia

    Changement à vue
  • Estradas e conexões

    Lollier Ingénierie
  • Construtoras

    Earthwork road works (COLAS), Structure (CARI-FAYAT), metal structure (ERTCM), water proofing (COUVREST), exterior steel joinery (SOCOMET), ventilated facades (DEOBAT), metal works (MULLER), interior wood joinery – furniture (JUNG), plastering (NESPOLA + WEREY STENGER), glued floors (SGR), tiles floors and walls (MULTI SERVICES), interior painting cleaning (DEBRA), elevators (ASCELEC), scaffolding (KAPP), electricity (ETA), heating ventilation (SCHAEFFER), plombing and drainage (LORRY), Lockmithing, machinery and scenic carpentry (CAIRE), scenic curtains and drapes (AZUR SCENIC), theater armchairs (DELAGRAVE), scenic lighting and audiovisual (SYSTEME SON)
  • Cliente

    Communauté de communes Freyming-Merlebach
  • Mais informações Menos informações
© Eugeni Pons
© Eugeni Pons

Descrição enviada pela equipe de projeto. Freyming-Merlebach é uma cidade com um importante passado industrial localizada na região de Lorraine, a qual se desenvolveu principalmente no século 19, impulsionada pela indústria da mineração de carvão.

© Eugeni Pons
© Eugeni Pons

Desde o encerramento das atividades de garimpo ao longo dos anos 1990, acentuaram-se os índices de desemprego em toda a região Nordeste da França. Investir em cultura tornou-se uma estratégia para contornar as dificuldades sociais e econômicas cada dia mais evidentes, seguindo o exemplo da região vizinha do vale do Rio Ruhr. O histórico teatro localizado em Freyming-Merlebach havia se deteriorado e várias fissuras apareceram como resultado da contínua mineração no subsolo da cidade. O antigo auditório para 500 pessoas precisava de uma nova casa, maior e mais moderna.

Planta - térreo
Planta - térreo
© Thibaut Muller
© Thibaut Muller
Diagrama de palco
Diagrama de palco

O terreno escolhido para abrigar o novo 'Théodore Gouvy' está localizado na Place des Alliés, na região central da cidade. As autoridades locais acreditavam que este novo equipamento público poderia impulsionar o desenvolvimento deste setor do município, próximo ao centro da cidade e ao lado da nova prefeitura e um centro comercial. É uma localização proeminente, dotada de toda a infra estrutura necessária para sua perfeita operação. O teatro tornou-se um símbolo da renovação da cidade, e a sua construção está promovendo a apropriação de um novo espaço público no centro da cidade. A programação do teatro é multidisciplinar, abrangendo as mais diversas áreas de atuação: desde o teatro clássico (incluindo peças com cenários em grande escala), teatro contemporâneo, teatro musical até óperas e espetáculos de dança. O novo 'Théodore Gouvy' oferece aos moradores e visitantes um Auditório com mais de 700 lugares, além de uma série de áreas técnicas para facilitar a operação e melhor acomodar os artistas.

© Eugeni Pons
© Eugeni Pons

O projeto estabelece um diálogo direto com a paisagem urbana heterogênea do entorno, adaptando-se ao contexto existente e à lógica de ocupação dos espaços públicos que cria ao seu redor. Através de suas linhas simples, o edifício cria uma nova referência urbana na paisagem, comunicando a transição entre seus programas adaptando-se perfeitamente à escala da cidade. Este jogo formal serve para atrair a atenção dos visitantes: na parte superior, o foyer é deslocado para marcar a entrada do edifício, enquanto na parte inferior, a transparência da fachada permite a completa visualização dos espaços interiores que convidam o público a entrar.

© David Romero-Uzeda
© David Romero-Uzeda
Corte 05
Corte 05
© Eugeni Pons
© Eugeni Pons

O foyer ocupa um volume vertical que abriga escadas que se entrelaçam rumo ao espaço do auditório. As linhas oblíquas que reiteram a geometria complexa do terreno permitem que os espaços se expandam em todas as direções, criando uma sensação de espaço amplo e fluido.

© David Romero-Uzeda
© David Romero-Uzeda

A uniformidade das paredes e lajes e a suavidade do piso de concreto contribuem para a sensação de estar em algum tipo de casulo. A luz natural intensifica o jogo de planos e revela a complexa forma e a escala do edifício.
O caminho até o auditório é, portanto, deliberadamente espetacular e teatral.

© David Romero-Uzeda
© David Romero-Uzeda

O espaço do auditório contrasta fortemente com as nuances formais da estrutura do edifício. O teatro se revela para a cidade através de sua imaculada fachada branca, enquanto o foyer apresenta singelos tons terrosos. O auditório por sua vez, com capacidade para 700 expectadores, constitui uma ruptura completa com a aparência externa do edifício. As cores em tons de vermelho, rosa e alaranjado dão densidade ao espaço, afirmando-o como o principal elemento do projeto, glorificando o espaço performático.

© David Romero-Uzeda
© David Romero-Uzeda

A visibilidade é bastante uniforme em todos os 700 assentos: o espectador mais distante fica a apenas 20 metros da boca do palco. O foyer e as áreas públicas são amplamente banhadas pela luz natural, transformando-se ao longo do dia e das estações. Esta transfiguração espacial evolutiva e dinâmica faz ressoar do interior para o exterior o caráter singular do espaço do teatro.

© Eugeni Pons
© Eugeni Pons

O teatro "Théodore Gouvy" possui qualidades acústicas e formais excepcionais; O palco conta com uma altura total de 24 metros, com uma boca de palco de 17 metros de altura e uma área técnica 19,50 metros acima do plano de atuação além de uma passarela e duas pontes. Toda a infra estrutra está organizada em torno a um palco de 22 x 14 metros e um proscênio de 14 x 9 metros.

© Eugeni Pons
© Eugeni Pons

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Dominique Coulon & associés
Escritório
Cita: "Teatro Théodore Gouvy / Dominique Coulon & associés" [Théodore Gouvy Theatre / Dominique Coulon & associés] 20 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890894/teatro-theodore-gouvy-dominique-coulon-and-associes> ISSN 0719-8906