Parque e Residência Las Majadas de Pirque / Lyon Bosch Arquitectos

Parque e Residência Las Majadas de Pirque / Lyon Bosch Arquitectos - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: Lyon Bosch Arquitectos; Lyon Bosch Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3950
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Nuprotec
  • Área Do Parque: 8.5 Ha
  • Arquitetos Responsáveis: Arturo Lyon Gottlieb e Alejandra Bosch
  • Arquitetos Colaboradores: Manuel Araya, Lorena Quintana, Catalina Polloni, Trinidad Cuevas
  • Cidade: Pirque
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Cortesía de Arturo Lyon

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como restaurar um parque centenário que perdeu seu traçado original? Como repensar o papel social de um marco patrimonial? Como implantar um edifício de 50 habitações entre as grandes árvores existentes? Estas são as perguntas que o projeto Las Majadas de Pirque responde.

Cortesía de Arturo Lyon

Estratégia 

A estratégia se baseia na interação entre arquitetura, programa e paisagem para transformar um espaço com uma potente carga histórica que data de primórdios do século XX, para assumir um novo papel na criação de capital social na América Latina através de um lugar que potencializa a troca de pessoas diferentes com interesses comuns.

Cortesía de Danilo Martic

Isso se alcança a partir de três operações independentes mas simultâneas, focadas em transformar um antigo palácio em um centro de conversas, restaurar o parque para recuperar sua estrutura original e, por fim, construir uma residência para alojar 100 pessoas. O escritório Lyon Bosch foi encarregado dos projetos para o parque e para a residência.

Cortesía de Danilo Martic
Planta 1
Cortesía de Danilo Martic

Parque

O Parque Las Majadas de Pirque foi projetado por Guillermo Renner em 1909, fazendo parte de um conjunto de parques privados que foram construídos no início do século XIX na área central. No ano 1972, o edifício original foi subdivido em cinco lotes, o que fragmentou o sistema de percursos e a estrutura original do parque.

Cortesía de Danilo Martic

O projeto tem como objetivo recuperar a estrutura original do parque através da rearticulação do sistema de percursos e irrigação por valas, planejando um processo de valorização e manejo das árvores, e a introdução de um novo corpo de água ao centro do parque. Isso se compõe por três níveis que se traçam reinterpretando as curvas de nível do terreno e respeitando as raízes das grandes árvores existentes. Na água se refletem as copas das palmeiras, cedros e magnólios e, entre os diversos níveis, se projetam saltos de água que produzem sons e oxigenam a lagoa.

Cortesía de Danilo Martic

Residência

A proposta inicial se baseia no fato de que o edifício não deveria interferir no parque, pelo contrário, deveria ajudar a potencializa-lo. Diante disso, foram estabelecidas quatro condições de desenho: não tocar em nenhuma árvore; localizar o projeto na área mais deteriorada completando e fechando o passeio circular do parque original; que a cobertura estivesse abaixo do nível do embasamento do palácio, mantendo seu protagonismo graças à inclinação suave do pé da montanha e, finalmente, elevando as habitações para recuperar a profundidade das vistas e apropriar a paisagem a partir do interior.

Cortesía de Danilo Martic

A residência, formalmente, corresponde a uma barra de quase 200 metros de longitude e 10 metros de largura, que se quebra e se adapta entre as árvores, deixando todos os dormitórios orientados ao parque. Esta barra encontra-se elevada sobre um campo de pilares e muros, tornando-se permeável entre os troncos e criando um primeiro pavimento aberto com uma série de espaços comuns onde os limites entre interior e exterior desaparecem.

Cortesía de Danilo Martic
Planta 3
Cortesía de Arturo Lyon

Finalmente, o projeto se resolve com poucos materiais, de caráter nobre e expressivo. Foram utilizadas, por exemplo, madeiras de Carvalhos e Olmos, que haviam caído naturalmente no parque, o que permitiu construir diversos móveis em obra, além de elementos para a fachada.

Corte 2

A região central do Chile, especialmente o vale da Região Metropolitana, foi objeto de profundas transformações territoriais durante o último século, deixando traços de uma evolução desde um sistema de agricultura patronal, até uma subdivisão cada vez maior que chegou até a proliferação de terrenos agrários. Neste contexto, o Projeto as Majadas de Pirque responde a esta forma de evolução do território recuperando o antigo para projetá-lo ao futuro.

Cortesía de Danilo Martic

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pirque, Região Metropolitana de Santiago, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parque e Residência Las Majadas de Pirque / Lyon Bosch Arquitectos" [Parque y Residencia Las Majadas de Pirque / Lyon Bosch Arquitectos] 14 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890679/parque-e-residencia-las-majadas-de-pirque-lyon-bosch-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.