O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Hoteleira
  4. Chile
  5. Lyon Bosch Arquitectos
  6. 2015
  7. Parque e Residência Las Majadas de Pirque / Lyon Bosch Arquitectos

Parque e Residência Las Majadas de Pirque / Lyon Bosch Arquitectos

Parque e Residência Las Majadas de Pirque / Lyon Bosch Arquitectos
Parque e Residência Las Majadas de Pirque / Lyon Bosch Arquitectos, Cortesía de Danilo Martic
Cortesía de Danilo Martic

Cortesía de Danilo Martic Cortesía de Danilo Martic Cortesía de Arturo Lyon Cortesía de Danilo Martic + 31

  • Arquitetos

  • Localização

    Pirque, Região Metropolitana de Santiago, Chile
  • Arquitetos Responsáveis

    Arturo Lyon Gottlieb e Alejandra Bosch
  • Arquitetos Colaboradores

    Manuel Araya, Lorena Quintana, Catalina Polloni, Trinidad Cuevas
  • Área

    3950.0 m2
  • Ano do Projeto

    2015
Cortesía de Arturo Lyon
Cortesía de Arturo Lyon

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como restaurar um parque centenário que perdeu seu traçado original? Como repensar o papel social de um marco patrimonial? Como implantar um edifício de 50 habitações entre as grandes árvores existentes? Estas são as perguntas que o projeto Las Majadas de Pirque responde.

Cortesía de Arturo Lyon
Cortesía de Arturo Lyon

Estratégia 

A estratégia se baseia na interação entre arquitetura, programa e paisagem para transformar um espaço com uma potente carga histórica que data de primórdios do século XX, para assumir um novo papel na criação de capital social na América Latina através de um lugar que potencializa a troca de pessoas diferentes com interesses comuns.

Cortesía de Danilo Martic
Cortesía de Danilo Martic

Isso se alcança a partir de três operações independentes mas simultâneas, focadas em transformar um antigo palácio em um centro de conversas, restaurar o parque para recuperar sua estrutura original e, por fim, construir uma residência para alojar 100 pessoas. O escritório Lyon Bosch foi encarregado dos projetos para o parque e para a residência.

Cortesía de Danilo Martic
Cortesía de Danilo Martic
Planta 1
Planta 1
Cortesía de Danilo Martic
Cortesía de Danilo Martic

Parque

O Parque Las Majadas de Pirque foi projetado por Guillermo Renner em 1909, fazendo parte de um conjunto de parques privados que foram construídos no início do século XIX na área central. No ano 1972, o edifício original foi subdivido em cinco lotes, o que fragmentou o sistema de percursos e a estrutura original do parque.

Cortesía de Danilo Martic
Cortesía de Danilo Martic

O projeto tem como objetivo recuperar a estrutura original do parque através da rearticulação do sistema de percursos e irrigação por valas, planejando um processo de valorização e manejo das árvores, e a introdução de um novo corpo de água ao centro do parque. Isso se compõe por três níveis que se traçam reinterpretando as curvas de nível do terreno e respeitando as raízes das grandes árvores existentes. Na água se refletem as copas das palmeiras, cedros e magnólios e, entre os diversos níveis, se projetam saltos de água que produzem sons e oxigenam a lagoa.

Cortesía de Danilo Martic
Cortesía de Danilo Martic

Residência

A proposta inicial se baseia no fato de que o edifício não deveria interferir no parque, pelo contrário, deveria ajudar a potencializa-lo. Diante disso, foram estabelecidas quatro condições de desenho: não tocar em nenhuma árvore; localizar o projeto na área mais deteriorada completando e fechando o passeio circular do parque original; que a cobertura estivesse abaixo do nível do embasamento do palácio, mantendo seu protagonismo graças à inclinação suave do pé da montanha e, finalmente, elevando as habitações para recuperar a profundidade das vistas e apropriar a paisagem a partir do interior.

Cortesía de Danilo Martic
Cortesía de Danilo Martic

A residência, formalmente, corresponde a uma barra de quase 200 metros de longitude e 10 metros de largura, que se quebra e se adapta entre as árvores, deixando todos os dormitórios orientados ao parque. Esta barra encontra-se elevada sobre um campo de pilares e muros, tornando-se permeável entre os troncos e criando um primeiro pavimento aberto com uma série de espaços comuns onde os limites entre interior e exterior desaparecem.

Cortesía de Danilo Martic
Cortesía de Danilo Martic
Planta 3
Planta 3
Cortesía de Arturo Lyon
Cortesía de Arturo Lyon

Finalmente, o projeto se resolve com poucos materiais, de caráter nobre e expressivo. Foram utilizadas, por exemplo, madeiras de Carvalhos e Olmos, que haviam caído naturalmente no parque, o que permitiu construir diversos móveis em obra, além de elementos para a fachada.

Corte 2
Corte 2

A região central do Chile, especialmente o vale da Região Metropolitana, foi objeto de profundas transformações territoriais durante o último século, deixando traços de uma evolução desde um sistema de agricultura patronal, até uma subdivisão cada vez maior que chegou até a proliferação de terrenos agrários. Neste contexto, o Projeto as Majadas de Pirque responde a esta forma de evolução do território recuperando o antigo para projetá-lo ao futuro.

Cortesía de Danilo Martic
Cortesía de Danilo Martic

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Lyon Bosch Arquitectos
Escritório
Cita: "Parque e Residência Las Majadas de Pirque / Lyon Bosch Arquitectos" [Parque y Residencia Las Majadas de Pirque / Lyon Bosch Arquitectos] 14 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890679/parque-e-residencia-las-majadas-de-pirque-lyon-bosch-arquitectos> ISSN 0719-8906