O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Holanda
  5. ANA ROCHA architecture
  6. 2018
  7. Micro Habitação Slim Fit / ANA ROCHA architecture

Micro Habitação Slim Fit / ANA ROCHA architecture

  • 17:00 - 15 Março, 2018
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Micro Habitação Slim Fit / ANA ROCHA architecture
© Christiane Wirth
© Christiane Wirth

© Christiane Wirth © Christiane Wirth © Christiane Wirth © Christiane Wirth + 42

  • Encarregado

    Elements Interactive b.v., Almere, Holanda
  • Construtora

    Goedhart Bouw, Almere, Holanda
  • Interiores

    Goedhart Interieurbouw, Almere, Holanda
  • Civil Engineer

    ATKO advies en engineering, Rotterdam, Holanda + Meijer & Joustra, Heerenveen, Holanda
  • Instalações e física da construção

    Lineair Bouwmanagement, Monster, Holanda
  • Instalações

    Herold Pouwels, Ruinerwold, Holanda
  • Mais informações Menos informações
© Christiane Wirth
© Christiane Wirth

Conceito

O SLIM FIT é um projeto de habitação mínima de 50m2 concebido para a densificar áreas urbanas. Sua planta compacta e área de projeção mínima (16 m2), ocupa uma área inferior à duas vagas comuns de estacionamento. O projeto inteligente e flexível permite uma infinidade de arranjos para acomodar as mais distintas configurações familiares. Este módulo pode ser instalado de maneira isolada, em conjunto com duas os mais unidades ou entre edifícios existentes. Suas dimensões bastante reduzidas fazem da SLIM FIT a tipologia ideal para preencher e compactar as pequenas áreas vazias das áreas urbanizadas de nossas cidades.

Maquete
Maquete

Devido as grandes aberturas de piso à teto, apesar de compacta, esta unidade mínima dispõe de um espaço luxuoso. Conceitualmente o projeto foi concebido para atender o crescente grupo de pessoas solteiras que trabalham nos centros urbanos e necessitam de um pequeno espaço para viver, mas preferem viver de maneira confortável, sustentável e acima de tudo, com uma boa localização. A SLIM FIT prova que é possível criar um espaço de qualidade dentro de uma planta bastante compacta.

© Christiane Wirth
© Christiane Wirth

Prototipagem

O projeto da SLIM FIT foi um dos vencedores do concurso "BuildingExpo Tiny Housing" de 2016, organizado pelo município de Almere, na Holanda. O primeiro edifício já foi inaugurado em Almere Poort. Neste exemplo temos uma casa isolada no lote, com vista para o Parque Homerus. Suas aberturas cuidadosamente projetadas e posicionadas conectam os espaços interiores com a paisagem do entrono. Esta estratégia permite uma melhor iluminação natural; aquecimento e arrefecimento natural dos espaços além das vistas anteriormente mencionadas.

© Christiane Wirth
© Christiane Wirth

Casa com jardim

A organização funcional dos diferentes níveis foram pensados de acordo com as funções básicas de uma casa: a cozinha e sala de jantar estão localizadas no térreo, conectando-se com o jardim; os espaços de uso comum e convívio ficam no primeiro pavimento enquanto que a área mais íntima da casa com os quartos ocupam o segundo e último pavimento. Estes três níveis estão conectados por uma prateleira contínua (de livros), que está integrada a uma escada. Graças à diversidade de seus espaços, as vistas e a ampla iluminação natural, os moradores não se sentem confinados em um pequeno apartamento, mas como se estivessem em uma casa bem distribuída e espaçosa, contando ainda com seu próprio jardim.

Maquete
Maquete

Materialidade

Para manter uma estrutura enxuta e paredes esbeltas, a casa foi construída inteiramente em madeira. Internamente o acabamento foi feito com madeira de bétula e as fachadas externas com madeira Ayous. Além da sustentabilidade inerente ao material, a tecnologia empregada permitiu que a estrutura inteira fosse construída em apenas dois dias. Em casas como esta, encontramos com frequência espaços diminutos e fora do padrão - feitas sob medida e, portanto, necessariamente mais caras. Na SLIM FIT, o bloco da cozinha, do banheiro além de todos os móveis foram construídos dentro das medidas comuns de mercado. Ainda que a projeção em planta seja muito compacta, uma escada de madeira também em tamanho padrão, faz a conexão vertical entre os três pavimentos. Os demais elementos interiores, como a prateleira e os painéis deslizantes, foram feitos de compensado de bétula.

© Christiane Wirth
© Christiane Wirth

Clima

As plantas simples e flexíveis permitem uma variedade de arranjos das aberturas nas fachadas. Como resultado, a locação mais adequada das janelas pode ser feita a partir das melhores condições de iluminação e ventilação natural, dependendo de onde a casa será construída e como será implantada no lote. Nesta casa em Almere, as aberturas foram orientadas para o sul de modo que as pequenas salas possam ser aquecidas naturalmente. Os painéis deslizantes servem para controlar o ganho de calor no interior do edifício. O posicionamento de janelas giratórias menores, opostas entre si, garantem uma eficiente ventilação cruzada dos espaços internos. As aberturas possuem vidros de controle de calor e a cobertura branca e reflexiva conta com um robusto sistema de isolamento térmico. Finalmente, a casa está conectada ao sistema de aquecimento urbano, o qual demanda instalações bastante compactas no interior do edifício. 

© Christiane Wirth
© Christiane Wirth
Cita: "Micro Habitação Slim Fit / ANA ROCHA architecture" [Micro House Slim Fit / ANA ROCHA architecture] 15 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890568/micro-habitacao-slim-fit-ana-rocha-architecture> ISSN 0719-8906