Casa Lopera / David Ruiz Molina

Casa Lopera / David Ruiz Molina - Mais Imagens+ 31

Pozoblanco, Espanha
  • Arquitetos: David Ruiz Molina; David Ruiz Molina
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  256
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:David Frutos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cortizo, Parex-Group
  • Arquiteto Técnico: Eusebio Luis Salamanca
  • Arquiteto Colaborador: Alfonso Díaz
  • Cidade: Pozoblanco
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© David Frutos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse projeto trata-se de uma residência unifamiliar em esquina, localizada na comunidade de Pozoblanco, capital do Valle de los Pedroches em Córdoba, em um entorno de moradias na região em desenvolvimento no norte da cidade.

© David Frutos

Três ideias fundamentais criaram a solução adotada: a luz natural, a entrada através de um jardim e a relação aberto versus fechado. Com uma orientação nordeste projeta-se um esquema em planta em forma de "H", a projeção dos pátios permite a entrada da luz em todos os ambientes. Uma geometria pura e limpa potencializa o caráter massivo e de privacidade da proposta. A entrada da moradia é feita por meio de um dos pátios no qual projetou-se um jardim vertical como uma nova interpretação do pátio andaluz tradicional. 

© David Frutos

A busca por simplicidade e privacidade faz com que o projeto tenha um caráter puro e radical onde a geometria de linhas simples nos proporciona um volume atrativo. A projeção dos afastamentos, a luz e o tempo nos geram uma fachada dinâmica por meio da incidência das sombras sobre a cor branca típica da cidade que se assenta sobre uma base de granito. A cobertura inclinada, além de potencializar a esquina, gera um espaço singular de pé-direito duplo. A disposição das claraboias permite maior iluminação e enriquece o espaço interior. 

Corte 03

O espaço interior da moradia é articulado por meio de dois pátios, o núcleo posicionado no centro distribui à todas as entradas. O programa que se desenvolve no térreo é: garagem, cozinha, sala de jantar, lavabo, depósito e área de serviço; no nível superior, por sua vez, está o estúdio-biblioteca, dormitório principal com closet e banheiro, dois dormitórios para hóspedes e outro banheiro.

© David Frutos
Corte 01
© David Frutos

O mobiliário integrado com a arquitetura gera espaços limpos e funcionais. Um alto nível de detalhe e integração foi a ideia central para criar uma estética bela e confortável. 

© David Frutos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Lopera / David Ruiz Molina" [Lopera House / David Ruiz Molina] 13 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890524/casa-lopera-david-ruiz-molina> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.