O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Universidade
  4. Chile
  5. Fernando Pérez Oyarzun + José Quintanilla Chala
  6. 2015
  7. Edifício Acadêmico Faculdade de Artes UC / Fernando Pérez Oyarzun + José Quintanilla Chala

Edifício Acadêmico Faculdade de Artes UC / Fernando Pérez Oyarzun + José Quintanilla Chala

  • 09:00 - 16 Março, 2018
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Edifício Acadêmico Faculdade de Artes UC / Fernando Pérez Oyarzun + José Quintanilla Chala
Edifício Acadêmico Faculdade de Artes UC / Fernando Pérez Oyarzun + José Quintanilla Chala, © Juan Purcell
© Juan Purcell

© Juan Purcell © Juan Purcell © Juan Purcell © José Quintanilla + 45

  • Arquitetos Colaboradores

    Mónica Flores, Luis Lucero, Carolina Rodríguez
  • Engenheiros Associados

    Sergio Contreras
  • Eficiência Energética

    Waldo Bustamante
  • Construção

    GHG SA
  • Cliente

    Pontifícia Universidade Católica de Chile
  • Mais informações Menos informações
© Juan Purcell
© Juan Purcell

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício acadêmico da Faculdade de Artes da Pontifícia Universidade Católica do Chile está situado no campus leste. Ele responde ao encargo de conferir um espaço comum aos professores e diretores da faculdade que inclui os cursos de artes, música e teatro. Seu programa consiste em salas para professores, funcionários administrativos e salas de reunião. Inclui-se também uma sala de exposições denominada Espaço Vilches, aberta ao exterior. 

© Philippe Blanc
© Philippe Blanc

Para cumprir com esses requerimentos, a direção da universidade propôs situar o volume de quatro pavimentos ao norte do pátio. Tal volume assume a mesma localização de um equivalente proposto no projeto original. Esse projeto, elaborado por Juan Lyon e Luis Azócar em 1926, foi desenvolvido em estilo neo-romântico e está construído em tijolo com reforço em concreto. Originalmente pensado para ser rebocado, a grande maioria dos volumes, incluindo os que rodeiam o projeto, permaneceram em tijolo à vista. 

Croquis
Croquis

O edifício procura inserir-se no seu entorno: foram utilizadas como referência a largura dos pórticos da edificação existente, suas alturas mais significativas e a materialidade dominante do tijolo que se expressa principalmente na fachada. 

© José Quintanilla
© José Quintanilla

Com o objetivo de vincular o novo edifício ao existente, este se conecta ao segundo nível do campus. A disposição de duas alturas sobre tal nível dá lugar a um pavimento semi-enterrado pelo qual se acessa a edificação e onde estão situadas as salas de exposições e alguns escritórios. Nesse nível, o pórtico é duplicado produzindo um pátio no nível inferior com o acesso principal. A rampa pela qual se descende a esse nível conecta-se com um espaço que serve de acesso à galeria e permite a passagem fluida aos terrenos da zona norte do campus. Para possibilitar essa relação os dois primeiros níveis são liberados e o espaço é coberto por meio de um balanço que contém os dois pavimentos superiores.

Axonométrica
Axonométrica
Axonométrica
Axonométrica

A inserção do edifício no terreno cria uma reformulação do antigo pátio no qual aparecem níveis e áreas diferenciadas: uma faixa verde arborizada, uma área central mais próxima às condições do antigo pátio e uma plataforma mais alta que poderia ser utilizada como um cenário improvisado. 

© Juan Purcell
© Juan Purcell

As janelas procuram manter a relação cheio-vazio do edifício original, na qual predomina o muro opaco. Suas dimensões se relacionam com as aberturas do antigo edifício, procurando relacionar-se também dimensionalmente à elas. 

© José Quintanilla
© José Quintanilla

A distribuição interior alterna circulações centrais ou laterais com espaços de escritórios e reuniões dispostos com simplicidade e racionalidade. O núcleo central da escada e elevadores está localizado no centro de gravidade do edifício. Uma sala de reuniões e um terraço situado no nível superior do edifício permitem desfrutar dos valores da paisagem circundante. 

Corte Axonométrico
Corte Axonométrico

Estruturalmente, o edifício está apoiado em muros perimetrais de concreto conectados por lajes. A ausência de pilares interiores permite que a planta possua uma flexibilidade significativa. O projeto estrutural separa cuidadosamente o novo edifício do antigo: para oeste por meio de uma conexão cuidadosamente desenhada e para leste, separando-o do volume vizinho, com o qual é conectado por meio de uma ponte. 

© José Quintanilla
© José Quintanilla

Em suma, o edifício é projetado por um lado em um diálogo respeitoso com o contexto arquitetônico, assimilando-se a ele material e dimensionalmente, mas mostrando com franqueza que se trata de um edifício contemporâneo que, além de testemunhar seu tempo, deve responder ao padrões funcionais em vigência. Uma peça que pertence ao lugar, que o complete em consonância com o projeto original, como se estivesse ali desde muito tempo. 

Plantas
Plantas

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Fernando Pérez Oyarzun + José Quintanilla Chala
Escritório
Cita: "Edifício Acadêmico Faculdade de Artes UC / Fernando Pérez Oyarzun + José Quintanilla Chala" [Edificio Académico Facultad de Artes UC / Fernando Pérez Oyarzun + José Quintanilla Chala] 16 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890522/edificio-academico-faculdade-de-artes-uc-fernando-perez-oyarzun-plus-jose-quintanilla-chala> ISSN 0719-8906