Um Pátio / P11 Arquitectos

Um Pátio / P11 Arquitectos - Imagem 6 de 29Um Pátio / P11 Arquitectos - Imagem 7 de 29Um Pátio / P11 Arquitectos - Imagem 8 de 29Um Pátio / P11 Arquitectos - Imagem 2 de 29Um Pátio / P11 Arquitectos - Mais Imagens+ 24

Mérida, México
  • Arquitetos: P11 Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  590
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Chukum, Haus Design Center, Lightstyle&co
Um Pátio / P11 Arquitectos - Imagem 4 de 29
© Eduardo Calvo Santisbon

"Um pátio" é um projeto de residência unifamiliar localizado no norte da cidade de Mérida, no estado de Yucatán, em um terreno retangular de aproximadamente 24 x 39 metros, com orientação leste-oeste.

Um Pátio / P11 Arquitectos - Imagem 10 de 29
© Eduardo Calvo Santisbon

O projeto foi pensado para uma família onde a convivência com a arte é fundamental. Propôs-se um espaço central, onde convergem diariamente a arte, o usuário e os elementos naturais, resultando em um quadrado que contém um pátio central concêntrico, que responde a um jogo de volumes intersectados. 

Um Pátio / P11 Arquitectos - Imagem 3 de 29
© Eduardo Calvo Santisbon

O volume principal, um quadrado de 12 x 12 metros, é formado por uma sequência de volumes soltos em seu interior, os quais abrigam as áreas privadas do projeto, sobressaindo a disposição concêntrica, e um segundo volume de pé-direito duplo de 9 x 9 metros, que intersecta o quadrado abrigando as áreas sociais.

Um Pátio / P11 Arquitectos - Imagem 5 de 29
© Eduardo Calvo Santisbon
Um Pátio / P11 Arquitectos - Imagem 23 de 29
Planta Pavimento Inferior
Um Pátio / P11 Arquitectos - Imagem 22 de 29
© Eduardo Calvo Santisbon

A intersecção entre os volumes é marcado pelo uso de diferentes materiais, no primeiro, as paredes externas, internas e lajes encontram-se totalmente cobertas com uma mistura de concreto e água de chukum (árvore endêmica da região), um acabamento característico do local, de manutenção nula e forte identidade yucateca, sendo, além disso, um material sustentável. Em contrapartida, o segundo volume, de menor dimensão e maior altura, está revestido com um acabamento branco, enfatizando a volumetria geral. Nele encontra-se a sala, a sala de jantar, um escritório e a varanda de pé direito duplo contida dentro da margem de uma viga de aço sobre a qual descansa uma estrutura de concreto de confere identidade aos diferentes volumes.

Um Pátio / P11 Arquitectos - Imagem 15 de 29
© Eduardo Calvo Santisbon
Um Pátio / P11 Arquitectos - Imagem 27 de 29
Corte E
Um Pátio / P11 Arquitectos - Imagem 17 de 29
© Eduardo Calvo Santisbon

O pátio central expressa a relação entre o espaço interno e externo, e foi traçado a partir de um álamo inscrito no terreno, transformando-se no coração do projeto e um espaço de entrada concêntrico, onde os percursos são acompanhados por arte, entradas de luz natural e ventilação, por meio do uso de estruturas de bloco de concreto e janelas de vidro que geram um espaço de contemplação e cuja atmosfera vai mudando conforme a incidência solar, gerando a possibilidade de controle de luz, umidade e tentação para a preservação adequada de pinturas e esculturas pertencentes à coleção dos clientes.

Um Pátio / P11 Arquitectos - Imagem 18 de 29
© Eduardo Calvo Santisbon

“Um pátio”
“Com a tarde
se cansaram as duas ou três cores do pátio.
Esta noite, a lua, o claro círculo
não domina seu espaço
Pátio, céu canalizado.
O pátio é o declive
pelo qual se derrama o céu na casa.
Serena,
a eternidade espera na encruzilhada das estrelas.
Gratificante é viver na amizade escura
de um salão, de uma videira e de uma cisterna”                                                                                                         Jorge Luis Borges, 1923

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Um Pátio / P11 Arquitectos" [Un Patio / P11 Arquitectos] 03 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890500/um-patio-p11-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.