Residência Fusca / BAQUERIZO Arquitectos

Residência Fusca  / BAQUERIZO Arquitectos - Imagem 2 de 21Residência Fusca  / BAQUERIZO Arquitectos - Imagem 3 de 21Residência Fusca  / BAQUERIZO Arquitectos - Imagem 4 de 21Residência Fusca  / BAQUERIZO Arquitectos - Imagem 5 de 21Residência Fusca  / BAQUERIZO Arquitectos - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: Baquerizo Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  612
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Andrés Valbuena
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acesco, Alfredo Tirado, Almacen El Arquitecto, Attmosferas, BLUE POOLS, Corona, Daniel Gomez, Estrada Bernal, Eurolight, GLOWSTEN, Gaviria y Borbon, Granitos y Marmoles, Grival, Holcim, INDUSTRIAS JM, La Carpintería Diseño, Ladrillera Santafé, Leviton, MULTIDRYWALL, Pintuco, +3
  • Arquiteto: Ivan Baquerizo Valdivieso
  • Arquitetos Colaboradores: Juana Silva, Katherine Ruiz, Andrea Sanchez, Lina Arenas, Andres Castañeda
  • Estudo Do Solo E Cálculo Estrutural: Eng. Ivan Baquerizo Bonilla
  • Projeto Elétrico: Odrq y Cia
  • Projeto Hidrossanitário: Hidrofluidos
  • Calefação E água Quente: Sol-ars
  • Construção: Baquerizo Arquitectos
  • Obra Elétrica: ODRQ Y CIA, Oscar Rodríguez
  • Obra Hidrossanitária: HIDROFLUIDOS, Jimmy Narváez
  • área Do Lote: 3880 m2
  • área Ocupada: 390.50 m2
  • Tipo De Projeto: Residência Unifamiliar
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
Residência Fusca  / BAQUERIZO Arquitectos - Imagem 3 de 21
© Andrés Valbuena

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste em uma residência de 600 m2 para uma família de cinco pessoas que buscava a tranquilidade do campo e um bom jardim com vista. O terreno está localizado em uma urbanização campestre nas montanhas nordeste de Bogotá e Chía, em Cundinamarca, Colômbia. É um lote com inclinação de aproximadamente 30 graus com 3879 m2 de área rodeada por um bosque nativo com vista predominante para o leste sobre a floresta. 

Residência Fusca  / BAQUERIZO Arquitectos - Imagem 10 de 21
Situação

A insolação é coincidente com a vista durante a tarde o que resulta muito conveniente durante todo o ano nessa latitude, altitude e clima (2800 m - temperado-frio). A iluminação ao leste, por outro lado, inicia no final da manhã já que o sol está atrás da montanha e da arborização existente. O acesso à residência é feito desde a via pela parte baixa do terreno. 

Residência Fusca  / BAQUERIZO Arquitectos - Imagem 16 de 21
Fachada Sul
Residência Fusca  / BAQUERIZO Arquitectos - Imagem 5 de 21
© Andrés Valbuena

A residência é implantada adaptando-se ao terreno paralelamente às curvas de nível em dois pavimentos escalonados cada um com jardim: o primeiro é o social e serviços dispostos em forma longitudinal sul-norte, servindo de contenção para o terreno leste, mais alto, e abrindo-se a uma explanada com vista para a floresta, como um grande terraço exterior. Dessa maneira, sua cobertura conforma uma plataforma nivelada entre o terreno leste e o mesmo volume do primeiro pavimento.

Residência Fusca  / BAQUERIZO Arquitectos - Imagem 8 de 21
© Andrés Valbuena

Sobre essa plataforma surge um segundo pavimento como um volume disposto leste-oeste, conformado pelos dormitórios e a sala de estar familiar, com balanço sobre a área social servindo de beiral, com vista privilegiada para o dormitório principal e seu terraço privado ao leste. Os três dormitórios das crianças abrem-se para o leste a uma explanada-jardim mais privativa no segundo pavimento relacionando-se com a montanha. O estar familiar aproveita, como o terraço, a esquina sudeste da plataforma do primeiro pavimento e abre-se para ambas vistas. Toda a residência conta com jardim ou terraço seja no primeiro pavimento, como as áreas exteriores de sala, estúdio, sala de jantar e cozinha ou no segundo pavimento para os dormitórios ou sala de estar familiar. 

Residência Fusca  / BAQUERIZO Arquitectos - Imagem 20 de 21
Corte 1
Residência Fusca  / BAQUERIZO Arquitectos - Imagem 2 de 21
© Andrés Valbuena

O primeiro pavimento, como uma longa plataforma, está coberto parcialmente pelo volume do segundo pavimento que libera as áreas em ambos extremos da plataforma para criar terraços ao sul e marquises e claraboias ao norte que garantem a insolação durante a manhã nas áreas de serviço. Da mesma forma, a escada se estrutura em um vazio de pé-direito duplo no coração da casa com uma grande marquise que permite a luz natural aproveitando o sol da manhã que surge por trás da montanha e que mantem-se até a tarde, marcando o passar do tempo, não somente durante o dia mas na mudança de direção ao longo do ano. 

Residência Fusca  / BAQUERIZO Arquitectos - Imagem 11 de 21
Planta Pavimento 1

A residência foi projetada intencionalmente com poucos materiais locais e de baixa manutenção gerando continuidade, como o tijolo de Bogotá de grande formato para todas as fachadas, os terraços de mármore cor terra sem brilho, a carpintaria em madeira natural, as paredes brancas como um ambiente neutro que os donos podem personalizar. Como estratégias de sustentabilidade, além das paredes de tijolo com câmara de ar e as esquadrias de alumínio que possuem vidro duplo térmico para garantir o isolamento e baixo consumo energético, a residência bem iluminada naturalmente não requer iluminação artificial durante o dia, que são todas luminárias LED, a calefação instalada preventivamente funciona com painéis solares de água quente sobre a cobertura da garagem (que segundo os proprietários é utilizada poucas vezes por causa da boa insolação e isolamento da casa), Além disso, construiu-se um tanque para reserva de água potável e para tratamento e utilização da água da chuva. 

Residência Fusca  / BAQUERIZO Arquitectos - Imagem 9 de 21
© Andrés Valbuena

O acesso veicular é feito pela parte norte do terreno até uma área de manobra e estacionamento de visitantes no primeiro pavimento. A garagem é a extensão do volume longitudinal do primeiro pavimento emoldurando a vista. A fachada de acesso é fechada e privativa. O acesso pedonal atravessa um pátio de água conformado por muros de pedra e encontra no centro da casa um nível intermediário entre os pavimentos 1 e 2.

Residência Fusca  / BAQUERIZO Arquitectos - Imagem 12 de 21
Planta Pavimento 2

A circulação principal define um eixo norte-sul que sobe pela escada relacionando os dois volumes, com grandes aberturas. Do nível de acesso é possível descer até a sala e estúdio de 3.50 metros de pé-direito. A sala de estar e de jantar formam um grande espaço comum sem pilares mas com desníveis para diferenciá-los e contam com uma grande janela de 180 graus que abre-se para o terraço e jardim leste abaixo do balanço do dormitório principal. O estúdio conforma a esquina sudeste em vidro e compartilha, com a sala, a grande lareira central que os separa e os define. 

Residência Fusca  / BAQUERIZO Arquitectos - Imagem 7 de 21
© Andrés Valbuena

A cozinha, no nível da sala de jantar, abre-se a um terraço mais alto que o terraço da sala, gerando um jogo de níveis que tem continuidade desde o interior até o exterior. A cozinha e closet contam com claraboias longitudinais que aquecem  espaço pela manhã. Por causa do desnível no extremo norte, o espaço de serviço e quarto técnico estão localizados um nível abaixo da garagem e abrem-se para a fachada leste com seu próprio jardim. Por trás da escada projetou-se um depósito geral e, em continuidade com o estúdio do primeiro pavimento, um ateliê ou espaço multiuso que pode servir de dormitório de hóspedes com fachada sudeste. 

Residência Fusca  / BAQUERIZO Arquitectos - Imagem 6 de 21
© Andrés Valbuena

Ao subir a escada, ao longo do vazio iluminado, o percurso termina no terraço do estar familiar que confere a impressão de estar chegando ao primeiro pavimento. Desde o hall da escada, por um lado, cruza-se o vazio central através de uma ponte para acessar o dormitório principal sendo que, do outro lado, por sua vez, são acessados os dormitórios das crianças. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Fusca / BAQUERIZO Arquitectos" [Casa Fusca / BAQUERIZO Arquitectos] 18 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890369/residencia-fusca-baquerizo-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.