O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escolas
  4. Gana
  5. Alberto Figueroa
  6. 2017
  7. Escola em Gana / Alberto Figueroa

Escola em Gana / Alberto Figueroa

Escola em Gana / Alberto Figueroa
Escola em Gana / Alberto Figueroa, Cortesía de Alberto Figueroa
Cortesía de Alberto Figueroa

Cortesía de Alberto Figueroa Cortesía de Alberto Figueroa Cortesía de Alberto Figueroa Cortesía de Alberto Figueroa + 13

  • Arquitetos

  • Localização

    Abetenim, Gana
  • ONG

    NKA FOUNDATION
  • Colaboradores Voluntários

    Francesca De Lorenzi, Miguel Lana, Maria Luisa Caamaño, Jaufret Barrot, Eduardo Mora, Laura Benito, Elena Álvarez, Elio Martinez, Laura Cabeza, Elena Vecino, Clara Ordovas, Nieves Martín, Marisa Ruiz, Luis Plana, Eduardo Martin, Javier Temprano, Cayetana Molla y Damien Pinto
  • Área

    113.0 m2
  • Ano do Projeto

    2017
Cortesía de Alberto Figueroa
Cortesía de Alberto Figueroa

"Escola em Gana" é resultado do concurso internacional "4th Earth Architecture Competition" organizado por NKA Foundation com o objetivo de desenvolver um protótipo de sala que fará parte de um centro de educação secundária em Abetenim, na região de Ashanti, Gana.

Cortesía de Alberto Figueroa
Cortesía de Alberto Figueroa

O objetivo deste projeto foi criar um edifício com materiais e sistemas de construção locais, que permitissem envolver a mão de obra local fomentando a economia local, assim como voluntários internacionais, em sua maioria estudantes e recém graduados em arquitetura, que poderiam ganhar experiência em sistemas construtivos sustentáveis como terra batida.

Cortesía de Alberto Figueroa
Cortesía de Alberto Figueroa

O projeto foi redesenhado diretamente no local para poder adaptar-se ao lugar e criar uma conexão com a cultura autóctone da região. Por isso, consiste em um edifício isolado dotado com uma sala de aula e um espaço de antessala que servirá como área de estudo e armazenamento.

Cortesía de Alberto Figueroa
Cortesía de Alberto Figueroa

A orientação e geometria do edifício foi escolhida para minimizar a exposição direta ao sol e maximizar a iluminação indireta, reduzindo a dependência de iluminação elétrica e o custo de manutenção que ela implica. A forma da cobertura tem uma função dupla, recolher as águas pluviais (água da chuva) para poder reutiliza-la em futuros banheiros e promover a melhor acústica possível para os estudantes.

Diagramas
Diagramas

O sistema construtivo é formado por dois tipos. Em sua base, por terra batida. Este sistema permite a utilização do material local, terra argilosa, que, uma vez misturada com cimento e a correta proporção de água, permite erguer paredes com uma resistência equiparável à do concreto. Na parte superior, utilizamos uma estrutura de madeira com pilares e vigas que nos permitem envolver o edifício com peças de madeira pintada, as quais permitem a ventilação cruzada, a iluminação indireta e a conexão visual com o entorno.

Cortesía de Alberto Figueroa
Cortesía de Alberto Figueroa

As cores e formas geométricas da fachada do edifício fazem referência ao tecido do local, chamado Kente. O Kente é considerado uma expressão da história e cultura de Gana, uma peça têxtil fabricada em um tear manual que fica reservado para ocasiões especiais como casamentos, funerais ou reuniões. A combinação das cores e padrões é uma linguagem que transmite uma mensagem que varia desde sentimentos de amor ou admiração até a representação de um título ou cargo.

Cortesía de Alberto Figueroa
Cortesía de Alberto Figueroa

O projeto foi documentado em forma de vídeo para ajudar futuros diretores de projetos, ONGs e voluntários a conhecerem o processo de construção, aprender com as decisões que tomamos, assim como educar aqueles estudantes que não puderam fazer parte da construção.

Cortesía de Alberto Figueroa
Cortesía de Alberto Figueroa

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Alberto Figueroa
Escritório
Cita: "Escola em Gana / Alberto Figueroa" [Escuela en Ghana / Alberto Figueroa] 13 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890274/escola-em-gana-alberto-figueroa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.